Viajar para Lisboa é muito mais do que escolher como destino a capital de Portugal, também conhecida como a Cidade das Sete Colinas. Cosmopolita e tradicional, esta cidade vive de ambiguidade, transportando os visitantes para um dos principais pontos tecnológicos e inovadores do país, ao mesmo tempo que os convidam a conhecer uma metrópole tradicional e com uma enraizada cultura bairrista.
Sendo a capital nacional, esta cidade constitui um centro político e financeiro importante. Alberga muitos dos monumentos mais emblemáticos do país, onde se incluem a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, a Basílica da Estrela, o Panteão Nacional e o Padrão dos Descobrimentos, entre outros. Os seus museus contam também a história da cidade e dos povos que nela habitaram até que se tornasse o burgo que hoje se nos apresenta.
Nascida de lendas e apresentando-se como um museu a céu aberto, esta cidade de jardim, rio e mar não poderia também deixar de se destacar pelo belíssimo património natural e artístico, com destaque para o Fado, a canção tradicional portuguesa que mereceu o selo de Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Detentora de uma gastronomia encorpada e única, a cidade convida os viajantes a provarem os sabores de pratos tão emblemáticos como o bacalhau e as suas mil formas de preparação, os Pastéis de Belém ou as Amêijoas à Bulhão Pato. O caldo verde com chouriço e os grelhados são também sabores imperdíveis, principalmente se acompanhados por um bom espetáculo fadista, numa das tradicionais casas de fado da cidade, que constarão em qualquer guia de viagem para Lisboa.
Desfrute da informação essencial sobre o destino em formato de guia áudio!
Melhor altura para viajar
Não existe uma melhor época para visitar Lisboa, já que a capital portuguesa é uma daquelas cidades que oferece motivos infinitos para que a visita aconteça ao longo de todo o ano!
Para começar, trata-se de uma cidade cuja beleza e património histórico criam um leque muito diversificado de atividades possíveis, o que faz com que viajar para Lisboa faça sempre sentido e tenha opções maravilhosas de atividades culturais, lúdicas ou artísticas independentemente do momento da sua visita. Além disso, é uma cidade que se transforma com as estações, pintando-se com tonalidades de luz e colorações distintas consoante a época do ano. Assim, terá sempre a sensação de que esta cidade é uma cidade renovada a cada estação.
Fique a saber as vantagens de viajar para Lisboa na Primavera, no Verão, no Outono e no Inverno, e escolha a estação que mais se adequar ao que deseja obter na sua visita à Cidade das Sete Colinas.
Na Primavera, algumas das áreas mais importantes da cidade – como o Jardim Botânico ou os muitos jardins da capital – ganham uma beleza renovada com o florescimento das plantas. A beleza das ruínas destaca-se com os jacarandás, que são pintados em tons de vermelho, devido às características desta árvore de origem brasileira.
Esta é uma boa altitude para percorrer os pontos de vigia da cidade e também para tirar partido dos trilhos de Mata de Monsanto ou andar de bicicleta pela cidade numa das bicicletas Gira, com as quais se pode descobrir todas as rotas de bicicleta da capital.
Clima
Como em outras épocas do ano, a cidade chama os viajantes na estação da Primavera, pois o tempo em Lisboa é muito agradável nesta época do ano, tendendo a ser mais fresco e frio no início e mais agradável e seco quando o Verão se aproxima.
Eventos e festas
A Primavera não é a época com mais eventos na capital portuguesa. Ainda assim, pode aproveitar alguns ciclos de concertos na cidade, assim como ocasionais festas alusivas à época, como a Festa da Primavera no Jardim Botânico da Ajuda. Em alguns anos pode também aproveitar eventos desportivos (como corridas) e gastronómicos.
Variação de preços
Uma vez que não se trata da época alta na cidade, é possível que note uma ligeira baixa de preços ao visitar Lisboa na Primavera.
O Verão é o tempo certo para aqueles que querem aproveitar ao máximo o tempo mais quente e fazer algumas das actividades que a cidade oferece e que certamente marcarão a memória de qualquer viajante, uma vez que as temperaturas são mais elevadas e a chuva é muito rara nesta altura do ano.
Este é o momento ideal para ver o pôr-do-sol na cruz sobre o Tejo, para aproveitar os concertos de verão nos jardins da cidade, para caminhar ao longo do rio ao cair da noite ou para apreciar os principais bares da cidade no telhado.
Clima
Esta é a época mais quente do ano, com pouca chuva. Durante os meses de Julho e Agosto, as temperaturas máximas excedem facilmente 30 °C, podendo mesmo atingir os 40 °C nos dias mais quentes de Agosto. Felizmente, a Corrente do Golfo aquece a temperatura à noite e a média diária cai para 24°C.
Eventos e festas
O Verão é o momento certo para aproveitar a celebração das festas da cidade com os Santos Populares, aproveitando as marchas e a tradicional sardinha assada na brasa.
Esta é também a época dos festivais de Verão, com destaque para festivais de música como o NOS Alive, o Super Bock Super Rock, o Sumol Summer Fest, o Cool Jazz Fest ou as Festas do Mar de Cascais, onde pode ver alguns nomes reconhecidos do cenário internacional da música.
Variação de preços
Tal como a época das festividades do final do ano, também o tempo quente corresponde a uma das épocas altas em Lisboa. Assim, é expectável que a viagem fique um pouco mais dispendiosa nesta época do ano. Ainda assim, a par com a variação de preços, pode aproveitar muitos pontos positivos, incluindo os festivais de verão, a Feira do Livro de Lisboa e também as praias mais próximas, que constituem um dos principais pontos turísticos do país, principalmente para quem aprecia o turismo balnear.
Para além de poder aproveitar, nesta época do ano, as temperaturas agradáveis e agradáveis e vários dias quentes, Lisboa, no Outono, não deixa ninguém indiferente. Muitas das árvores da cidade têm folhagem decídua e acabam por ser pintadas em tons quentes e vibrantes, criando verdadeiros tapetes naturais ao longo das ruas. Áreas como o Parque Nacional de Monsanto, o Jardim do Torel ou os miradouros tornam-se pontos altos nesta altura do ano, sendo o momento ideal para capturar aquela fotografia digna de Instagram.
Este é também o momento de experimentar castanhas assadas no centro da cidade, com todo o seu toque cultural e tradicional, ou de parar numa casa de chá para beber um chá de quentinha e refugiar-se no fresco das ruas.
Clima
Uma das épocas do ano preferidas dos turistas para visitar a capital de Lisboa, com uma temperatura média amena de cerca de 21º C, o que lhe permite desfrutar de máximas de cerca de 30º C no início da tarde, mas noites frescas de cerca de 14º C.
É de notar que no Verão, a precipitação é mais frequente do que no Verão, e durante Outubro e Novembro pode haver vários dias de precipitação intensa.
Eventos e festas
Portugal é um país de bons vinhos e pode aproveitá-los em pleno ao visitar Lisboa no Outono, já que esta é a época em que a cidade recebe o seu Mercado de Vinhos. A Festa de Outono do Jardim Botânico da Ajuda merece também destaque, sendo que este já vai na sua décima edição, sempre com várias atividades que prometem momentos de diversão.
Variação de preços
Uma vez que não se trata da época alta na cidade, é possível que note uma ligeira baixa de preços ao visitar Lisboa no Outono.
No final do ano, Lisboa torna-se mais chuvosa e o tempo torna-se mais fresco, embora as temperaturas raramente desçam abaixo dos 5ºC. Nesta altura, a cidade veste-se de luz e celebração. Para além das iluminações que iluminam as ruas e criam um espectáculo verdadeiramente notável que vale a pena visitar, a cidade também celebra o Natal e a chegada do Ano Novo com muitos eventos.
Clima
Durante os meses mais frios do ano, a temperatura situa-se entre 13 e 15º C durante o dia, e as noites não são excessivamente rigorosas, com um mínimo entre 5 e 7º C, normalmente, mas dificultam o desfrute da cidade de uma forma agradável. Além disso, há menos horas de dia durante todo o ano, e é provável que chova em quase metade dos dias do mês, com a precipitação mais intensa a ocorrer em Janeiro e Fevereiro.
Eventos e festividades
Entre os principais eventos que pode aproveitar ao viajar para Lisboa nesta época do ano, encontram-se os Mercados de Natal. Estes acontecem na praça Campo Pequeno, no Mirante de Santa Catalina e em Alvalade. Além disso, o Wonderland Lisboa – o maior mercado natalício da cidade – preenche o Parque Eduardo VII e convida-o a aproveitar uma pista de gelo, uma vila de Natal, uma roda gigante e vários carrosséis.
Variação de preços
A época das celebrações de Inverno está considerada uma das épocas altas em Lisboa e, como tal, os preços podem ser um pouco superiores durante as festividades de final de ano.
O que ver e fazer
Como chegar lá desde o aeroporto
Chegar ao centro de Lisboa a partir do Aeroporto Humberto Delgado é muito simples, sendo possível fazê-lo através de vários transportes seguros, rápidos e económicos. Apresentaremos de seguida a lista de opções mais comuns: