Os Países Baixos são um país fascinante que atrai turistas pela sua cultura, história e modernidade próspera. As suas paisagens são únicas em toda a Europa. Com um terço completo do país abaixo do nível do mar, a sempre presente ameaça de inundações levou os holandeses a desenvolver um notável sistema de irrigação. Os mundialmente famosos moinhos e canais de vento, espalhados por todo o país, não se limitam a fornecer um fundo bonito para fotografias – também desempenham um papel essencial para manter as águas à distância. A paisagem rural holandesa, com os seus encantadores moinhos de vento e casas de madeira, pode parecer sonolenta e tranquila. As suas cidades apresentam um lado completamente diferente do país. Amesterdão, a capital da nação, há muito que é sinónimo de festas selvagens, uma cidade onde vale tudo. A dedicação holandesa à liberdade pessoal significa que actividades ilegais noutros países, tais como a prostituição e o consumo de cannabis, são aqui abraçadas. Viajantes hedonistas afloram a Amesterdão para desfrutar de uma amostra da vida nocturna mais selvagem da Europa. Em relação à cozinha, uma coisa se destaca verdadeiramente nos Países Baixos – o queijo! O país é o lar de queijos mundialmente famosos, como o gouda e o edam, assim como de centenas de variedades especializadas. Os mercados de queijo holandeses, com artesãos tradicionalmente vestidos a vender as suas rodas de queijo laranja brilhante, ainda se realizam em todo o país, particularmente no Verão. Para além do queijo, a Holanda é famosa pela sua cerveja, desde marcas bem conhecidas como Heineken a pequenas bebidas artesanais. A Holanda tem uma rica história cultural, mas é particularmente conhecida pela sua arte. Obras dos Mestres holandeses, incluindo Rembrandt e Vermeer, podem ser vistas na melhor galeria de arte do país, o Rijksmuseum em Amesterdão. Um dos pintores mais famosos e influentes da história, Vincent van Gogh, era holandês. Embora não tenha tido sucesso durante a sua vida, é hoje celebrado em todo o país e as suas maravilhosas obras estão expostas em muitas galerias de arte diferentes.
Destinos
Melhor altura para viajar
Os Países Baixos têm invernos frios e verões quentes, com um clima variável pelo meio. O verão é, sem dúvida, a época alta, mas há muito para interessar os viajantes em qualquer altura do ano – certifica-te apenas de que levas a roupa certa para a estação.
março – junho A primavera é a estação mais inconstante dos Países Baixos e é difícil saber o que esperar de um dia para o outro. A Primavera na Holanda também significa tulipas, atraindo turistas de todo o mundo! A época das tulipas vai de meados de março a meados de maio, com muitos festivais e festas para celebrar as famosas flores.
Clima
A quantidade de sol e de chuva pode variar enormemente. Traz um guarda-chuva, mas não te surpreendas se o deixares no hotel a maior parte dos dias.
Eventos e festas
O ponto alto do calendário social é o Dia do Rei, a 27 de abril, em que a maior festa de rua da Europa se espalha pelas ruas e canais de Amesterdão. Os visitantes são sempre bem-vindos para se juntarem à diversão. Veste uma t-shirt cor de laranja – é a cor nacional do país – e, no Dia do Rei, todos a vestem num gesto de unidade nacional.
Evolução dos preços
Embora a primavera não seja tão cara como o verão, pode ser dispendioso visitar os Países Baixos nesta altura. Em particular, podes esperar pagar mais durante as celebrações do Dia do Rei e quando as tulipas estão em flor.
Clima
O clima geral é quente, mas não excessivamente quente. O país é muito húmido, graças à sua invulgar quantidade de água, por isso prepare-se para os mosquitos. O repelente de insectos é uma obrigação para qualquer visitante nos meses de verão.
Eventos e festas
A ultrajante Pride Parade de Amesterdão dá aos canais as cores do arco-íris em agosto. É uma das maiores e melhores celebrações do Orgulho na Europa, atraindo foliões de todo o continente. Fica atento à Sneekweek, quando a pacata cidade de Sneek ganha vida, acolhendo o maior evento de vela interior da Europa.
Evolução dos preços
O verão é a época alta nos Países Baixos, o que pode ser difícil para a tua carteira. Esperar que os preços dos alojamentos aumentem. Terás de reservar com bastante antecedência para encontrar algo que se aproxime de uma pechincha.
Clima
Embora haja chuva em todo o país, as províncias costeiras são as que mais sofrem. Sofrem fortes chuvas a partir do final do Verão. novembro é o mês com mais precipitação.
Eventos e festas
Com o fim do verão, há menos festivais de música, mas ainda há muitos eventos. Em setembro, realiza-se o Nederlands Film Festival, enquanto em outubro decorre a Dutch Design Week e o Amsterdam Dance Event.
Evolução dos preços
À medida que a época avança, os preços começam a baixar. Os caçadores de pechinchas devem estar atentos aos meses de outubro e novembro, quando é possível visitar o país com grandes descontos.
dezembro – março O inverno nos Países Baixos é frio e húmido, mas podes contar com festas de rua, desfiles e divertimentos que duram toda a noite. Para o viajante com um orçamento, o Inverno é sem dúvida a melhor altura para visitar os Países Baixos. Casacos espessos, cachecóis, luvas e chapéus são partes essenciais do guarda-roupa do viajante de Inverno. Em janeiro, o Dia Nacional das Tulipas marca também o início da mundialmente famosa época das tulipas.
Clima
As temperaturas descem abaixo de zero, sobretudo à noite. Graças à humidade do país, podes esperar sentir mais frio do que numa zona seca.
Eventos e festas
O Natal nos Países Baixos dura um mês, começando com a troca de presentes para o Sinterklaas, a 5 de dezembro. Mercados de Natal e festivais de Inverno podem ser encontrados em todo o país, enquanto que na véspera de Ano Novo em Amesterdão se vêem enormes exibições de fogo-de-artifício. Para algo diferente e inesperado, dirija-se a Maastricht em Fevereiro. Esta região, historicamente católica, é louca pelo Carnaval, que geralmente não é marcado no norte protestante.
Evolução dos preços
Podes esperar que o alojamento seja significativamente mais barato do que noutras épocas do ano, exceto durante a semana entre o Natal e a Passagem de Ano.