Londres é uma das cidades mais famosas do mundo e recebe 30 milhões de visitantes todos os anos. Viajar para Londres é fácil porque é servido por grandes companhias aéreas de todos os países e é fácil de deslocar, graças a um extenso sistema de transportes públicos. A cidade tem uma riqueza de opções de alojamento e uma longa lista de coisas para ver e fazer. Este guia de viagem a Londres visa ajudá-lo a tirar o máximo partido de uma visita à capital do Reino Unido. Como capital do Reino Unido, o património político e cultural está centrado em Londres, e é uma cidade com grande pompa e circunstância relacionada com a Família Real. Entre as principais atracções encontram-se muitas com associações reais e aquelas que reflectem a história fascinante do país. As galerias e museus de Londres são de classe mundial e incluem o British Museum, o Natural History Museum, o Science Museum e o Victoria and Albert. Existem numerosos mas fascinantes museus mais pequenos espalhados pela cidade, aos quais se juntam galerias de arte como a National, a Tate e a Portrait, a Madame Tussaud’s, a London Dungeon, o Planetário e o Observatório Real. Para entretenimento moderno, o West End acolhe dezenas de peças de teatro, musicais e outros eventos de topo todos os anos. Locais de classe mundial acolhem óperas e balés, artistas musicais e comediantes de topo, e vários festivais de todos os géneros agraciam o calendário da capital. Londres tem um cenário alimentar vibrante. A cozinha global está representada, incluindo os melhores restaurantes com estrelas Michelin, as barracas de rua mais humildes, os restaurantes finos e o “pegar e largar”. As pop-ups e os mercados de comida de rua, como o de Borough Street, tornaram-se muito populares nos últimos anos.
Desfruta das informações essenciais do destino em formato de audioguia!
Melhor altura para viajar
Quando decidires qual a melhor altura para visitar Londres, pensa primeiro na duração da tua estadia. Se vai visitar apenas uma vez na vida, quantos dias vai passar em Londres é uma consideração importante. Há tanto para ver e fazer que vale a pena escrever um rascunho de itinerário de todos os lugares que se queira visitar. Isto dar-lhe-á uma ideia de quanto tempo deve durar uma visita. Depois pode procurar a melhor altura para visitar Londres. O tempo em Londres é muito variável. O final da primavera e o início do verão oferecem o clima mais desejável para visitar.
Clima
A primavera pode ser muito agradável, com temperaturas amenas, mas há alturas em que o tempo pode ser decididamente frio. A Primavera é também a época em que Londres assiste a muitas chuvas. As temperaturas na primavera situam-se entre 11° e 15°C (52 e 59°F).
Eventos e festas
O clima mais ameno permite a realização de mais eventos ao ar livre e um dos principais destaques da primavera é o Chelsea Flower Show, que se realiza todos os anos em maio. Os eventos desportivos também são protagonizados no calendário, incluindo a Maratona de Londres (em Abril), que atrai os atletas de elite do mundo, e a Corrida de Barcos Universitários (Março). A Páscoa cai na primavera e alguns locais fecham durante o fim de semana prolongado.
Evolução dos preços
Os custos de alojamento em Londres reflectem a procura e, à medida que o número de visitantes aumenta, à medida que a primavera avança, os preços dos hotéis e pensões aumentam. O período de Primavera mais caro é as duas semanas de ambos os lados do fim-de-semana da Páscoa. Se fores assistir a eventos específicos na cidade, é melhor reservares o alojamento com antecedência se quiseres estar perto de um determinado local.
junho – setembro Mesmo sem a expetativa de muitos dias de sol, a maioria dos turistas chega a Londres no verão, nos meses de junho, julho e agosto.
Clima
Embora o Reino Unido tenha assistido recentemente a algumas grandes caminhadas no verão, as temperaturas são geralmente agradavelmente quentes: tempo ideal para fazer turismo. Ainda se pode esperar um dia tempestuoso enquanto as temperaturas médias são de 18°C (64°F) e podem ir acima dos 30°C (86°F). julho é o mês mais quente.
Eventos e festas
Londres adora festas e os muitos parques da cidade acolhem uma série de eventos diversos, desde festivais de música a sessões de teatro e cinema ao ar livre. Pubs, clubes e restaurantes participam em muitas actividades diferentes, mas a coroa de glória do calendário de verão é o Notting Hill Carnival, que acontece no fim de semana do feriado de agosto.
Evolução dos preços
Como é de esperar, com o aumento da procura, os preços dos alojamentos em Londres aumentam acentuadamente no verão. Outra coisa a ter em conta é o preço dos refrescos em torno das principais atracções. A recolha de material nos supermercados permitir-lhe-á poupar nos custos. As filas nas atracções populares também aumentam, com tempos de espera mais longos para entrar, mesmo com bilhetes pré-reservados.
setembro – dezembro Embora não exista uma época turística alta, o número de visitantes diminui após o pico do verão, com uma redução bastante significativa após a segunda semana de setembro. A semana de meio período em outubro é uma altura popular para as famílias visitarem Londres.
Clima
Os meses de outono, setembro e outubro, são uma boa altura para visitar antes que o frio de novembro anuncie a chegada do inverno. Podes esperar temperaturas de 11° a 15°C (52 a 59°F) com dias chuvosos e nublados.
Eventos e festas
O tempo ainda é suficientemente ameno para permitir a realização de eventos ao ar livre, pelo que os espaços verdes de Londres oferecem uma série de diversões diferentes. Para uma experiência verdadeiramente britânica, coroa uma estadia na capital no início de novembro com uma visita a um espetáculo de fogo de artifício para comemorar o Dia de Guy Fawkes, no dia 5.
Evolução dos preços
Os preços começam a baixar em função da redução do número de visitantes, exceto nas férias de meio de ano, quando o alojamento familiar é muito procurado.
dezembro – março Os britânicos pensam em dezembro, janeiro e fevereiro com um arrepio, mas isso é pouco dissuasor para os visitantes que querem desfrutar de uma das maiores cidades do mundo. O mês de dezembro é particularmente popular, uma vez que Londres se prepara para o Natal.
Clima
O inverno em Londres pode ser extremamente frio, com temperaturas médias que rondam os 1-9°C. As temperaturas podem ser fortemente influenciadas pelos factores de arrefecimento do vento e chove um pouco, mas os dias de neve são bastante raros.
Eventos e festas
Toda a cidade parece começar a preparar-se para o Natal em outubro, mesmo que muitos eventos oficiais só comecem em dezembro. As luzes de Natal da Oxford Street são encantadoras e há multidões de visitantes, nacionais e internacionais, que desfrutam do ambiente das zonas comerciais e dos mercados de Natal.
Evolução dos preços
Se não te importas de te agasalhar, o inverno é a época mais barata para visitar Londres. Todas as principais atracções permanecem abertas e as tarifas de alojamento são as mais baixas.
O que ver e fazer
Como te deslocas do aeroporto
Londres é servida por cinco aeroportos – Heathrow, Gatwick, London Luton, London Stansted e City Airport. Heathrow e Gatwick gerem a maioria dos visitantes de longo curso, enquanto a cidade serve sobretudo visitantes de negócios da Europa. Os aeroportos são também um bom local para visitar uma casa de câmbio para trocar dinheiro para a moeda utilizada em Londres, que é a libra esterlina.