É verdade que Portugal é internacionalmente reconhecido como um país de sol e praia, já que o seu clima temperado marítimo e os mais de 300 dias soalheiros por ano se coordenam ainda com o ameno das temperaturas e a calidez veraneante. Ainda assim, não se engane, existem destinos de Inverno em Portugal, que convidam a aproveitar os meses frios e as muitas ofertas que reescrevem o país durante o tempo das chuvas, da neve e das festividades invernais.
Os melhores locais a visitar em Portugal no inverno não são necessariamente apenas os melhores lugares para esquiar em Portugal, embora, evidentemente, os englobem. Além do top de locais para esquiar em Portugal, encontrará também outras opções, que permitirão uma adaptação aos gostos e idades de todos os viajantes. Venha conhecer os espaços ideais para os desportos de inverno, mas também as melhores montanhas para trilhar em Portugal e os locais onde pode aproveitar celebrações, feiras e eventos de Inverno incríveis durante os meses mais frios e fique a saber concretamente, com este artigo, onde passar as suas férias de Inverno em Portugal.
Serra da Estrela
Os adeptos dos desportos de inverno não resistirão ao manto branco de neve que se estende na Serra da Estrela, na região da Covilhã durante o Inverno. A 2000 metros de altitude, a serra convida os desportistas a aproveitarem a neve para praticarem atividades radicais como o ski e snowboard.
Sendo um dos melhores locais para esquiar em Portugal, a serra não deixa, no entanto de oferecer outras opções, tais como fazer os trilhos serranos, contemplar a paisagem magnífica ou comprar produtos regionais, artesanais, nas pequenas lojas ou na famosa Torre. Além disso, a região contém a única estância de ski no país, sendo que nela terá todas as infraestruturas necessárias para a prática. A estância, de 19 pistas, produz neve artificial e chega a manter-se ativa 150 dias por ano.

Serra da Estrela
Viseu
Os desportos de Inverno não se esgotam no ski e snowboard da Serra da Estrela e, se visita Viseu, descobrirá isto mesmo. No Palácio do Gelo Shopping encontrará um espaço destinado a quem adora o Inverno, sendo convidado a patinar na Pista de Gelo.
Esta atividade de Inverno está, curiosamente, disponível neste local ao longo de todo o ano, permitindo treinos de hóquei no gelo e patinagem artística. Se quiser poderá até ter aulas de patinagem neste local!

Palácio do Gelo Shopping
Lisboa
A capital portuguesa também é um destino de Inverno, havendo inúmeros motivos que destacam a cidade nesta época do ano. Para começar, cafés e restaurantes adaptam-se ao tempo frio e, nas esplanadas, é natural que comece a encontrar mantas, que completam menus onde chás e chocolate quente são imediatamente integrados. Além disso, a tradição natalícia cria um maravilhoso cenário na cidade lisboeta, com a iluminação criativa das ruas, usualmente de grande beleza, e também pela dinamização do famoso Wonderland Lisboa, que acontece no coração da cidade e onde nasce uma pista de gelo e um interessante mercado natalino.

Wonderland Lisboa
Sintra
A vila telúrica de Sintra também se transforma num destino de Inverno em Portugal. Quando as celebrações do final de ano se aproximam, a vila ganha um novo esplendor com as iluminações de Natal, convidando a caminhadas pelo centro histórico.
Além disso, nesta época, a localidade promove o Reino do Natal no seu Parque da Liberdade, um evento que integra um mercado de Natal e muitas atividades para pequenos e graúdos.

Palácio da Pena
Porto
Tal como Lisboa, também o Porto se transforma no Inverno, criando a dinâmica perfeita para viver a estação. Além das bonitas iluminações que se espalham um pouco por toda a cidade, terá ainda a oportunidade de aproveitar os menus invernais em muitos cafés, com bebidas quentes especialmente preparadas e até mantas para acautelar o frio.
Além disso, pode aproveitar as pistas de gelo que o município coloca na Praça D. João I e na Praça Mouzinho de Albuquerque.

Porto
Cascais
Outra localidade que se transforma facilmente num dos melhores destinos de Inverno de Portugal é Cascais. Na época das festividades invernais, esta vila ilumina-se com bonitos padrões natalícios, promove eventos e concertos e abre até um espaço de patinagem no gelo no seu Parque Marechal Carmona. No mesmo parque, poderá aproveitar vários acontecimentos ao longo do Cascais Christmas Village, um Mercado de Natal com um cartaz recheado.

Cascais
Faro
O principal destino de Verão português – o Algarve – prova que Portugal é um país variado ao ser, também, um magnífico destino de Inverno!
Em Novembro e Dezembro, Faro coloca pistas de gelo em pontos estratégicos, incluindo no Fórum Algarve e celebra o Natal com vários eventos públicos, muitos dos quais gratuitos. Passear pelas praias algarvias no Inverno é também uma experiência nova e reparadora para a alma.

Algarve
Elvas
No Coliseu Comendador Rondão Almeida, na cidade alentejana de Elvas, poderá aproveitar atividades invernais, como a patinagem no gelo.
A cidade fica também muito bonita com a colocação das decorações de Natal e das suas iluminações, merecendo uma visita, principalmente depois do pôr-do-sol.

Coliseu Comendador Rondão Almeida
Óbidos
A Vila Natal de Óbidos é um dos eventos invernais mais consagrados no país e leva milhares de pessoas a visitar esta vila, próxima de Lisboa.
O pendor medieval da região, assim como a integração de decorações e iluminação e a dinamização de eventos interativos, teatrais e dinâmicos, faz com que a localidade se torne particularmente apreciada pelos visitantes durante o Inverno.

Óbidos
Funchal
O Arquipélago da Madeira é ideal para quem quer viver umas férias de Inverno em Portugal, sendo promotor de vários eventos natalícios e também amplamente conhecido pelos seus espetáculos pirotécnicos no Ano Novo.
No Funchal, além do fogo-de-artifício da passagem de ano, vale a pena visitar o “Natal na Praça!”, um mercado de Natal dinamizado pela autarquia.

Funchal
Penela
Para quem aprecia o Natal e não quer perder pitada da tradição nacional, Penela pode ser um bom destino de viagem neste Inverno.
A localidade faz a recriação do presépio, com um presépio vivo que atrai os mais pequenos e delicia os adultos.
Além disso, pode aproveitar o comércio de Natal e apreciar o ambiente decorado e iluminado das ruas medievais.

Castelo de Penela
Vila Real de Santo António
Voltando ao sul do país, mais concretamente a Vila Real de Santo António, encontrará um destino de Inverno de Portugal completamente irrecusável.
Nesta localidade tem sido feito todos os anos o maior presépio do país, com milhares de figuras espalhadas por uma área de mais de 200 metros quadrados.

Centro Cultural António Aleixo