Madrid é uma cidade tão inesgotável que há espaço para todo o tipo de planos, incluindo tudo o que se pode fazer sem gastar um cêntimo. Passeios, exposições, arquitectura e uma variedade de propostas para dar um descanso à sua carteira, mas sem que isso signifique que não pode fazer nada. Pelo contrário.
Puerta del Sol
Provavelmente o lugar mais emblemático de Madrid e o mais fotografado por turistas de todo o mundo. Esta é a praça em frente à Câmara Municipal e onde se encontra o quilómetro zero da cidade, a famosa escultura El oso y el madroño e o sinal da adega de Tío Pepe. Os seus filhos vão divertir-se muito com as personagens de SpongeBob SquarePants, Dora the Explorer e outros desenhos animados que circulam pelo Sol. E se por acaso estiver em Madrid no final do ano, a Puerta del Sol é onde se concentram todas as festividades e é o local preferido para os locais e turistas darem as boas-vindas no novo ano.

Puerta del Sol
Um passeio pela Plaza Mayor
Uma das mais belas praças do centro histórico de Madrid, imponente na sua magnitude, com belas galerias e requintados pórticos e varandas. Este é um dos passeios mais impressionantes pelo centro da capital e pode fazê-lo num passeio gratuito para o qual terá de deixar uma gorjeta no final. E se quiser comer uma sanduíche de calamares num dos bares da praça, isso não é grátis, mas é uma experiência cem por cento madrilena que não pode faltar.

Plaza Mayor de Madrid
A aventura de El Rastro
Aos domingos e feriados, a feira da ladra de El Rastro abre as suas portas na zona que continua desde a Calle Ribera de Curtidores em muitas bancas onde se pode encontrar absolutamente tudo, desde as antiguidades mais excêntricas e surpreendentes até aos artigos modernos. Esta é a feira da ladra mais famosa de Espanha, que vale a pena passear numa aventura para descobrir objectos que só lá podem ser encontrados. E, claro, é possível encontrar muitas roupas baratas, discos, autocolantes e todo o tipo de artigos em segunda mão num mercado que existe como tal desde 1740, uma época em que era utilizado como ponto de encontro para trocas e trocas.

A feira da ladra
Um passeio por Lavapiés
Lavapiés é um dos bairros mais fascinantes de Madrid pelo seu multiculturalismo, graffiti e história. As comunidades africanas, árabes e latinas vivem lado a lado com outros imigrantes europeus e Madrileños ao longo da vida num bairro multifacetado cheio de estímulos para um longo e colorido passeio. O lendário Cine Doré, um dos cinemas mais antigos de Madrid, merece uma visita, mesmo que apenas do exterior e para ver a sua fachada (e se conseguir entrar para ver um filme, tanto melhor). É também aconselhável caminhar pela rua Embajadores e apreciar os seus murais e visitar dois centros culturais emblemáticos em Lavapiés: Casa Encendida e La Tabacalera.

Lavapiés
Templo de Debod
Este antigo templo egípcio, com mais de 2.200 anos de história, está localizado a 15 minutos da Plaza España. Foi trazido para Madrid da cidade de Assuão como presente pela ajuda que o Egipto recebeu do governo espanhol durante os anos em que a barragem de Assuão foi construída, quando todo o complexo arqueológico de Abu Simbel teve de ser deslocado para evitar inundações. O Templo de Debod pode ser visitado gratuitamente e o melhor momento para visitar é ao pôr-do-sol, quando as cores assumem um misticismo único. De lá, há também vistas panorâmicas do Palácio Real e da Catedral de Almudena.

Templo de Debod
Desfrutar da natureza no Parque do Retiro
O grande pulmão verde de Madrid pode ser visitado e visitado gratuitamente. Cobre um total de 125 hectares e tem mais de 15.000 árvores de diferentes espécies. Foi declarado Património Mundial da Unesco e alberga diferentes tipos de jardinsOs jardins do Vivaces, os clássicos jardins de estilo andaluz de Cecilio Rodríguez, os jardins desenhados pelo arquitecto Herrero Palacios, o famoso Jardim das Rosas com a sua grande colecção de rosas que florescem na Primavera e muitos mais. Um lugar ideal para caminhar ou andar de bicicleta, sentar-se para ler um livro, fazer um piquenique, praticar desporto e todo o tipo de actividades recreativas e de lazer ao ar livre.

Parque El Retiro
Barrio de las Letras
Quevedo, Góngora, Cervantes e Lope de Vega são quatro nomes emblemáticos na literatura espanhola e representantes do que é conhecido como a Idade de Ouro. E os quatro coincidiram em Madrid no mesmo bairro, naqueles anos em que a poesia, o teatro e os romances começavam a decolar e Dom Quixote de la Mancha estava lentamente a tornar-se uma lenda mundial. Todo esse ar ainda pode ser respirado no Barrio de las Letras, através do um passeio que começa na Plaza de Santa AnaO ponto central, a partir do qual se pode continuar por qualquer uma das suas ruas pedonais e fazer uma pausa em alguns dos bares mais tradicionais da zona (Los Gatos, Casa Alberto ou Maceiras). É também altamente recomendável visitar a Plaza Jacinto Benavente e a Plaza del Ángel, onde se encontra o lendário Café Central.

Barrio de las Letras
Uma visita a El Matadero
Como o seu nome indica, este edifício funcionou durante muitos anos como um enorme matadouro e mercado de gado, o principal da cidade, com uma actividade movimentada que teve de ser interrompida. O matadouro fechou as suas portas e em 2006 o edifício voltou à vida, após um longo e intenso trabalho de restauro, para se tornar um dos pólos culturais de Madrid, com salas de exposição, espaços de residência para artistas, áreas de investigação e um enorme bar-restaurante. A admissão ao El Matadero e a algumas exposições é completamente gratuita, mas há algumas exposições onde a admissão é cobrada, dependendo do caso.

Matadero Madrid
Mercado de São Miguel
Uma jóia arquitectónica que vale a pena ver pela sua clássica estrutura envidraçada e tectos e colunas maravilhosamente acabados. Está localizado mesmo no centro de Madrid e pode passear e tirar fotografias das barracas de comida gratuitamente. Recomendamos, contudo, que reserve alguns euros para provar uma tapa e beber um bom vinho.

Mercado de São Miguel
O museu de arquitectura ao ar livre chamado Gran Vía
A fama que a Gran Vía de Madrid ganhou não se deve apenas ao facto de ser uma rua central que se liga às principais atracções da cidade. É uma rua famosa pela sua bela arquitectura, pelas suas fachadas, cúpulas e vitrais de beleza única e de diferentes períodos arquitectónicos e históricos. Recomendamos que demore algumas horas a caminhar e a fotografar edifícios como o Metrópolis, o Carrión ou o edifício da Telefónica.

Edifício Metrópolis na Gran Vía