A Espanha no Inverno tem um encanto especial para umas férias cheias de montanhas, desportos de neve, mercados de Natal e cores carnavalescas. Porque a variedade geográfica do país inclui também destinos de esqui deslumbrantes, e cidades cheias de luzes de Ano Novo e celebrações de todo o tipo.

Vale de Aran

É a mais bela região dos Pirinéus de Lérida e está localizada no noroeste da Catalunha. Cobre um total de 620 quilómetros quadrados de vegetação luxuriante, com picos de montanha de mais de 2000 metros de altura. Ideal para excursionistas e amantes de paisagens fotogénicas, mas também para esquiadores, snowboarders e entusiastas de desportos de neve. Um destino gastronómico muito importante, com requintados guisados de montanha e carne de caça, tudo lavado com bom vinho.

Estância de esqui de Baqueira Beret

Estância de esqui de Baqueira Beret

Serra de Gredos

As províncias de Madrid, Ávila, Toledo, Salamanca e Cáceres reúnem-se na Serra de Gredos, uma enorme cordilheira central da Península Ibérica, composta por muitos picos, cerca de 2300 metros de altura, sendo o Almanzor o mais alto de todos eles, com 2592 metros. É um destino de Inverno popular para os turistas fazerem caminhadas nas montanhas e desfrutarem do ar fresco num território praticamente virgem onde não foram criadas estâncias de esqui, de modo a manter a paisagem original o mais intacta possível.

Serra de Gredos

Serra de Gredos

Madrid no Natal

A cidade de Madrid tem encantos únicos durante todo o ano e durante o Inverno os pontos altos são os passeios iluminados e os enormes presépios localizados no Centro Centro, o antigo edifício dos Correios em frente à Plaza Cibeles, e na Plaza de la Villa. Na véspera de cada Natal, são também organizadas projecções de presépios nas fachadas das seis igrejas da cidade. E os seus mercados e mercados de pulgas adquirem uma vitalidade especial para que possa passar as festividades de fim de ano em longos e agradáveis passeios de compras e diversão.

Mercado de Natal da Plaza Mayor

Mercado de Natal da Plaza Mayor

Passe Navacerrada

A estância de esqui mais próxima da cidade de Madrid está localizada em Puerto de Navacerrada, uma montanha muito bonita com uma encosta a uma altitude superior a 1800 metros, com vistas espectaculares. Faz parte da Serra de Guadarrama, que separa a província de Madrid da de Segóvia, e é um destino perfeito para combinar com visitas tanto à capital espanhola como à bela cidade onde reina suprema o famoso aqueduto construído na época romana.

Estância de esqui de Puerto de Navacerrada

Estância de esqui de Puerto de Navacerrada

Os pátios de Natal de Córdoba

O bairro histórico da cidade de Córdoba é um dos mais belos de Espanha e um dos que melhor preserva a mistura da arquitectura mourisca, judaica e cristã. Na época do Natal, os 41 pátios da cidade abrem as suas portas a todos para mostrar o melhor da tradição cordovina quando é tempo de dizer adeus ao ano e dar as boas-vindas ao próximo. Uma rota muito fotogénica que se pode combinar com a gastronomia mais requintada do sul de Espanha: salmorejo cordobés, rabo de boi e pescaíto frito (peixe frito).

Córdova no Natal

Córdova no Natal

Formigal em Huesca

No coração da província de Huesca, nos Pirenéus Aragoneses, encontra-se a bela aldeia de Formigal e a sua famosa estância de esqui, muito procurada e visitada por turistas internacionais que adoram desportos de neve. Tem um total de 97 pistas distribuídas por 176 quilómetros para esquiar e é um destino perfeito para desfrutar com a família, uma vez que existem áreas concebidas tanto para adultos como para crianças. Pode ir de trenó e deslizar por escorregas divertidos na neve.

Estância de esqui de Formigal

Estância de esqui de Formigal

Serra Nevada

A Serra Nevada em Granada é outro must para os esquiadores de todo o mundo que querem visitar Espanha no Inverno. Cobre um total de 110 km de terreno com neve em 131 declives para todos os níveis, desde peritos a principiantes em desportos de neve. E tem o encanto particular de ter a pista de esqui mais íngreme de Espanha, 1200 metros, o que a torna um destino para os profissionais de esqui. Além disso, estão disponíveis todos os tipos de actividades: passeios de motos de neve, trilhos para caminhadas, passeios de trenó e patinagem no gelo.

Estância de esqui da Serra Nevada

Estância de esqui da Serra Nevada

Ezcaray em La Rioja

Uma estância de esqui muito pequena, localizada na aldeia de Ezcaray, na região de La Rioja. Existem apenas 20 km de pista e não é um lugar muito movimentado para o turismo, tornando-o no destino perfeito para aqueles que querem combinar montanhas nevadas com a máxima tranquilidade. Pode praticar todo o tipo de desportos de montanha e apreciar a cozinha requintada de La Rioja, bem como fazer caminhadas num ambiente natural muito bonito e tranquilo.

Estância de esqui de Valdezcaray

Estância de esqui de Valdezcaray

Serra de Urbión em Soria

O Pico Urbión atinge uma altura de 2229 metros e é a montanha mais alta desta cordilheira na província de Soria, que também tem a sorte de ser a nascente do rio Duero, o maior de Espanha. Um ambiente natural com vistas estupendas e perfeito para caminhadas nas montanhas e descoberta de jóias glaciares como a Laguna Negra de Urbión ou a Laguna Larga e a Laguna Helada, que em dias frios são congeladas e formam espelhos de água cristalina.

Lagoa Negra de Urbión

Lagoa Negra de Urbión

Cádis em carnavais

O Inverno em Espanha é também época de carnaval e muitas cidades deixam-se levar por estas festividades divertidas, mas é em Cádiz que atingem a sua melhor versão e a sua máxima magnitude. Turistas de todo o mundo vêm a esta bela cidade do sul durante o mês de Fevereiro para ver as chirigotas tradicionais e descobrir a sua letra satíricaA música festiva da cidade e a atmosfera e cor carnavalesca que impregna as ruas desta cidade na costa atlântica.

Máscaras venezianas em Cádis

Máscaras venezianas em Cádis