Ruínas fascinantes, arte majestosa, boa comida e ruas cheias de vida: com tantas coisas para fazer e ver fugir da Cidade Eterna pode ser difícil. No entanto, com viagens de um dia a partir de Roma pode descobrir que existem muitas maravilhas a explorar. Se procura uma viagem para fora da cidade, eis o que pode ver perto de Roma. Desde a magnificência dos sítios UNESCO do Tivoli até à magia dos Jardins de Ninfa e terminando com uma fuga à beira-mar nas águas límpidas de Sperlonga, aqui estão as melhores viagens de um dia perto de Roma para fazer.
Explorando as maravilhas de Óstia Antica
Se quiser descobrir a beleza do Lácio sem se afastar demasiado, uma grande viagem de um dia clássico de Roma é uma visita ao parque arqueológico de Ostia Antica. Este fascinante sítio arqueológico preserva as ruínas do antigo porto, oferecendo uma imagem clara da vida quotidiana na Roma imperial. A visita dura cerca de três horas. A não perder são os pavimentos em mosaico dos Banhos de Netuno, o anfiteatro, o Capitólio, o fórum e o Thermopolium, uma espécie de bar-restaurante da antiguidade, onde ainda se podem ver vestígios dos menus que eram servidos nas paredes.

Ostia Antica
Um passeio de fraschette no Castelli Romani
Se quiser passar um dia a descobrir os verdadeiros sabores da cozinha Lazio, não pode perder o ‘fraschette’ em Ariccia e os Castelli Romani. Tavernas de aspecto simples, onde outrora só se servia pão, vinho e alguns produtos locais, hoje o fraschette é um destino favorito dos gourmets em busca de sabores autênticos. Num cenário pitoresco, pode apreciar pratos tradicionais – como amatriciana e carbonara – acompanhados por vinho do Castelli. A excursão é também uma oportunidade para visitar Villa Torlonia e Villa Aldobrandini com os seus maravilhosos jardins.

Villa Aldobrandini
As maravilhas da UNESCO no Tivoli
Já amada pelo Imperador Augusto, que aqui se refugiou para escapar ao calor de Roma, esta cidade a cerca de 26 km da capital tem duas grandes atracções patrimoniais da UNESCO: Villa Adriana e Villa D’Este. Construída a mando do imperador Adriano, a colossal Villa de Adriano vale por si só uma visita. Uma elegante villa renascentista, Villa D’Este surpreende com os seus jardins e as incríveis características de água das suas fontes. Pode completar a excursão com uma visita ao Parque Villa Gregoriana, uma jóia da FAI que o mergulhará numa floresta com caminhos, grutas e quedas de água.

Vila de Adriano
Desportos náuticos no Lago Bolsena
Aninhado numa atmosfera de conto de fadas entre colinas e aldeias com jóias, o Lago Bolsena é o local perfeito para uma escapadela de um dia a partir de Roma. A pouco menos de 100 km da capital, o Lago Bolsena é o maior lago vulcânico da Europa. As suas duas ilhas lacustres são ricas em evidência da história etrusca, enquanto as suas margens preservam aldeias medievais com uma atmosfera mágica. Rodeado de um ambiente natural intacto, pode desfrutar de observação de aves, desportos aquáticos e passeios de barco. O Lago Bolsena é completamente nadável.

Lago Bolsena
Cerveteri e a sua Necrópole Etrusca
Para descobrir o mistério e o fascínio da civilização etrusca, a menos de 50 km de Roma, a necrópole de Banditaccia em Cerveteri fascina milhares de visitantes todos os anos. Declarada Património Mundial pela UNESCO, é uma verdadeira cidade dos mortos com praças, ruas e túmulos típicos de tumulus, que frequentemente contêm objectos da vida quotidiana e são decorados com estuque e pinturas. É um passeio pela natureza para descobrir uma civilização perdida que ainda conserva grandes mistérios.

Necrópole de Banditaccia
O Encantamento do Jardim de Ninfa
Na Província de Latina, entre as aldeias medievais de Norma e Sermoneta, que só por si merecem uma visita, pode passear por este belo jardim histórico, descrito pelo ‘New York Times’ como um dos mais românticos do mundo. É um oásis encantado, onde mais de 300 espécies de plantas de todo o mundo crescem entre as ruínas de uma cidade perdida, de um lago e de um rio. A visita é uma forma de mergulhar no verde e desfrutar da magia da natureza. As visitas são guiadas e a reserva é obrigatória.

Jardim de Ninfa
Perder-se entre as obras-primas da Renascença em Florença
Apenas a uma hora e meia de comboio rápido, não se pode perder uma viagem de um dia a Florença. Claro que não terá tempo para visitar tudo, mas pode ter uma ideia da magnificência renascentista e, se comprar bilhetes com antecedência, visite os museus mais importantes, como a Galeria Uffizi. Se, por outro lado, quiser dedicar-se ao turismo, pode ir a pé da estação ferroviária até à Piazza del Duomo dentro de alguns minutos. A partir daqui, perder-se nas vielas e ruas é uma experiência única que lhe permitirá descobrir obras-primas da arquitectura renascentista.

O David de Miguel Ângelo na Galeria da Academia
No subsolo de Orvieto
A 100 km da capital, Orvieto é uma viagem de um dia clássico a partir de Roma. Construído sobre um esporão calcário que durante séculos o protegeu dos inimigos, caminhar pelas suas vielas medievais é um prazer que não deixa ninguém indiferente. A sua impressionante catedral gótica é de cortar a respiração, espectacular tanto no exterior – com a sua fachada listrada de zebra – como no interior com os seus espantosos frescos. Outras atracções imperdíveis são o Poço de São Patrício e o Metropolitano de Orvieto.

Orvieto
Caprarola e os seus frescos
Esta bela aldeia na Província de Viterbo é o lar de uma jóia da arte renascentista: Villa Farnese e os seus esplêndidos jardins. Ficará sem palavras pela incrível escadaria em espiral que conduz ao primeiro andar, as salas suntuosas incluindo o Mappamondo e os frescos que decoram todas as paredes do palácio. Os jardins ecoam o esplendor do palácio: com labirintos, características da água, fontes monumentais e composições geométricas, são um mundo de maravilhas.

Villa Farnese
Pizza e mais em Nápoles
Se estiver a pensar o que ver perto de Roma, entre num comboio de alta velocidade. Com pouco mais de uma hora de viagem, uma viagem de um dia a Nápoles levá-lo-á a explorar uma das cidades mais excêntricas e animadas de Itália. Nas ruelas pitorescas do centro histórico, pode saborear a autêntica pizza napolitana e visitar obras-primas da arte sem preço, como o Cristo velado. Uma alternativa é dirigir-se directamente para as escavações de Pompeia para uma imersão total na vida da Roma antiga.

Pompeia
Caminhada entre os monstros de Bomarzo
Coisas a ver perto de Roma incluem a pequena aldeia de Bomarzo e o seu Parque dos Monstros. A cerca de 90 km de Roma, na província de Viterbo, Bomarzo é famoso pelo Sacro Bosco ou Villa delle Meraviglie, um complexo artístico de esculturas gigantescas de basalto representando monstros, criaturas mitológicas e animais fantásticos. Rodeado por uma paisagem evocativa, Bomarzo tem também um interessante centro histórico e vários monumentos, incluindo o Palazzo Orsini.

Parque dos Monstros
Sperlonga: fuga à beira-mar
Pode fazer muito calor em Roma no Verão. Uma boa maneira de escapar ao calor é organizar uma escapadela à beira-mar. A meia hora de carro da capital, empoleirada num promontório e perfeita para um dia de fuga de Roma, Sperlonga é uma encantadora aldeia branca com um centro histórico pitoresco cheio de pequenas lojas, oficinas de artesanato e clubes. A seus pés, praias douradas banhadas por um mar cristalino são ideais para relaxamento e desportos aquáticos.

Sperlonga