Acredita-se amplamente que o Verão é a estação certa para visitar a Itália, graças à beleza marinha que se oferece. Na verdade, umas férias de Inverno em Itália são ainda mais mágicas: enormes montanhas que o fazem sentir como se estivesse no telhado do mundo, neve suave para esquiar ou caminhar, cidades brilhantes e coloridas e mercados de Natal. Vejamos quais são os melhores lugares a visitar em Itália no Inverno.

Esqui em Cortina d’Ampezzo

Entre os principais destinos de Inverno italianos está a “Rainha dos Dolomitas”, no Veneto: Cortina d’Ampezzo, conhecida mundialmente como o melhor local para esquiar em Itália. A estação de esqui começa em Novembro e termina em Abril, com mais de 100 km de pistas e parques de neve. A pista de esqui de fundo entre Fiames e Tre Croci, que também é acessível à noite, também é famosa. Os vales também podem ser explorados com sapatos de neve, para uma imersão total no silêncio da natureza.

Cortina d'Ampezzo

Cortina d’Ampezzo

Magia em Alta Badia

Trentino-Alto Adige é o lar de um dos melhores lugares para esquiar em Itália: Alta Badia. O lugar é um conto de fadas: as encostas mergulham em florestas sem fim, fazendo com que todas as actividades de montanha, desde o esqui até ao esqui de fundo, passando pelas caminhadas, sejam mágicas. O Campeonato do Mundo de Slalom Gigante realiza-se na encosta do Gran Risa. As outras vias são de dificuldade variável. Não perca o teleférico de esqui puxado por cavalos: ao descer o desfiladeiro de esqui até Sass Dlacia, pode ser acompanhado nas encostas por cavalos.

Alta Badia

Alta Badia

Breuil Cervinia em esquis

Também entre os melhores destinos para esquiar em Itália encontra-se a estação de esqui Breuil Cervinia no Vale de Aosta, a maior de Itália, com cerca de 250 km de pistas para se perder. Graças à altitude das encostas, a cobertura de neve é excelente e as encostas são também utilizadas no Verão. Mas não vai sofrer do frio, porque quase todos os teleféricos estão cobertos. O esqui de fundo e, na cidade de Cervinia, actividades como o kite surfing, o ciclismo gordo, o snowmobiling, o heli-skiing e os centros de bem-estar são também populares.

Breuil Cervinia

Breuil Cervinia

Esqui e mais em Livigno

Devido às suas baixas temperaturas de Inverno, Livigno na Lombardia é conhecido como “pequeno Tibete”, mas pode ter a certeza de que se encontra entre os melhores destinos de esqui em Itália. Existem duas estâncias de esqui: pode ir de uma para a outra não em esquis, mas utilizando os vaivéns disponíveis. Para além de ser conhecido como um local onde se podem encontrar as melhores pistas de esqui em Itália, Livigno também oferece desportos alternativos como o biatlo: esqui de fundo e tiro ao alvo.

Livigno

Livigno

Trekking em Lo Chaberton

Nas montanhas não há apenas esqui, mas também trekking. Entre as melhores montanhas para caminhadas em Itália está o Chaberton, no Piemonte. Chegando a Claviere, uma rota de média dificuldade de quase 3 horas parte do pátio de pista, que com uma diferença de altitude de 700 metros lhe permite chegar – passando pelo refúgio Gimont se estiver menos treinado – ao maciço de Chaberton a uma altitude de 3,131 m. O percurso é para qualquer pessoa com experiência em caminhadas de Inverno, mas chegar ao topo vale a pena fazer todos os esforços.

Monte Chaberton

Monte Chaberton

Andar no Oasi Zegna

É certamente um destino especial porque não é um maciço alto e imponente, mas uma alternativa extraordinária para quem gosta de caminhar mas não é um caminhante experiente. O pioneiro da alta costura, Ermenegildo Zegna, teve 500.000 árvores de abeto plantadas, criando os mais famosos trilhos da natureza na região de Biella. Centenas de passeios pela natureza começam a partir de vários pontos ao longo da Panoramica Zegna, uma estrada construída por Zegna para permitir aos seus trabalhadores têxteis irem de férias.

Oasi Zegna

Oasi Zegna

Nas montanhas… na Sicília

A Sicília está apenas associada ao calor e ao mar, mas na realidade, graças à presença do MonteEtna, permite também a prática de desportos de Inverno. O cume do vulcão a 3.350 m, que só pode ser alcançado acompanhado por guias especializados, é um espectáculo único caracterizado pela fusão da montanha e do mar numa única paisagem. Recomendamos também ser acompanhados por guias, a fim de lhe explicar os aspectos vulcanológicos e naturais do local. A rota de neve mais recomendada é a que conduz aos fluxos de lava de 2002.

Etna

Etna

O Christkindlmarkt em Bolzano

O Inverno em Itália não significa apenas desporto, mas também outras actividades, incluindo uma visita aos melhores mercados de Natal. O mais conhecido é o Christkindlmarkt em Bolzano, Trentino-Sul do Tirol. O cheiro a vinho tinto, canções de Natal, luzes e cores mergulham-no no espírito natalício. É o mercado mais antigo de Itália e apresenta atracções concebidas tanto para adultos, tais como encontros com autores literários, como para crianças, tais como comboios e carruagens. Vai desde o final de Novembro até à Epifania.

Bolzano

Bolzano

As luzes de Turim

Turim, no Piemonte, consegue combinar cultura, entretenimento, história e gastronomia. O Inverno é a sua estação: a cidade torna-se discreta e silenciosa, enquanto brilha graças ao incrível Luci d’Artista (luzes de artistas ) espalhadas entre o centro e o Monte dei Cappuccini, do qual se pode admirar a cidade de cima. As torres Mole Antonelliana sobre o centro e, se lhe apetecer imergir na natureza, as mais belas montanhas da Europa estão a uma curta distância. O frio pode ser facilmente combatido com um prato de gnocchi al Castelmagno, quente e delicioso.

Turim

Turim

Umbria Jazz Inverno

Do final de Dezembro ao início de Janeiro, Orvieto acolhe um festival conhecido em toda a Europa: o Umbria Jazz Winter. O centro histórico é animado por numerosos eventos, com artistas e bandas de renome internacional a entreterem os milhares de pessoas que todos os anos vêm de todo o mundo para participar no evento. As ruas do centro ressoam de manhã até altas horas da noite e a atmosfera vale a pena experimentar pelo menos uma vez na vida. Após a Missa de Ano Novo, o concerto evangélico não pode faltar.

Umbria Jazz Inverno

Umbria Jazz Inverno