As férias estão a chegar e está a planear umas férias em família na Alemanha? Mas o que fazer na Alemanha com as crianças? Pode encontrar respostas aqui. Quer seja uma viagem à água, uma ruptura com a família ou um tempo fora numa quinta – a escolha é quase ilimitada. Consoante a época do ano, são possíveis diferentes destinos. No Verão, um feriado familiar no Báltico ou no Mar do Norte atrai com diversão e natação na praia. Os muitos lagos balneares como o Lago Constança, o Lago Chiemsee e a Região dos Lagos de Mecklenburg são também excelentes destinos. No Outono, são as cidades amigas da família e as paisagens deslumbrantes que têm algo a oferecer a cada membro da família. Ou que tal umas férias de esqui no Inverno? Aqui estão as melhores dicas para todos os estados federais alemães, organizadas em ordem alfabética:
Castelos, ilhas e quedas de água em Baden-Württemberg
Aqueles que visitam o sul da Alemanha são prejudicados pela escolha: no Lago Constança, um passeio de barco à ilha das flores de Mainau é um verdadeiro destaque, especialmente na Primavera e Verão. Um pouco mais a norte, o Castelo de Hohenzollern no meio do Swabian Alb acena com uma passagem subterrânea para a câmara do tesouro. A subida é fácil mesmo para os mais pequenos – e a vista do topo é um sonho. As Cascatas de Triberg na Floresta Negra são também um destino obrigatório. As cheias de água em queda surpreendem as crianças (e os adultos!).

Ilha de Mainau
Baviera: Jardim Inglês, Gruta de Dripstone e Sítio Património Mundial da UNESCO
É claro que a capital bávara já vale uma viagem. Munique atrai visitantes não só com a sua Oktoberfest, que, a propósito, começa em Setembro. Qualquer pessoa que passe um dia relaxante no Jardim Inglês com toda a família ficará feliz por voltar a este belo e variado parque. Pode ir para o subsolo? A Caverna do Diabo Pottenstein estende-se por um total de 3 km. Vale a pena ver! A cultura e variedade abundam na cidade universitária de Bamberg, um Património Mundial da UNESCO que fornece um belo pano de fundo para fotografias de recordações e excitantes incursões pela cidade.

Caverna do Diabo de Pottenstein
Experimente a capital Berlim
Pobre mas sexy – o slogan escolhido pela própria cidade é bastante promissor. Quer seja um jardim zoológico, um museu de jogos de computador, Legoland ou um museu de espionagem, o tempo voa em Berlim, mesmo para crianças. Os doze distritos da cidade são tão individuais como o proverbial focinho atrevido de Berlim que se diz que as pessoas desta cidade multicultural têm. E se precisar de uma pausa da azáfama da cidade, dirija-se a Wannsee, o lago balnear mais popular da capital, que – pelo menos no Verão – o convida a salpicar por aí.

Museu do Espião Alemão
Brandenburg: Caminho dos Pés Descalços e Havelland
Brandenburgo fica sempre um pouco perdido ao lado de Berlim? Completamente errado. Aqueles que descobrirem Brandenburg com toda a família serão confrontados com uma vasta gama de actividades excitantes. Que tal o parque Beelitz-Heilstätten de pés descalços? Aqui há diversão e acção para toda a família, quando o caminho até leva a um vidro partido! Qualquer pessoa que viaja para Ribbeck em Havelland experimenta um salto no tempo para outro mundo, por isso pitoresca é a pequena aldeia.

Barefoot Park Beelitz
Os Músicos da Cidade de Bremen em – Surpresa! – Bremen
Ver os verdadeiros músicos da cidade de Bremen não é problema em Bremen, uma vez que eles se apresentam como uma bela estátua na cidade velha. A praça do mercado também vale a pena ver, pois testemunha a importância de Bremen como uma cidade hanseática rica. Universum Bremen é um museu onde até as crianças se esquecem do tempo. O mundo da ciência e as experiências fenomenais vão mantê-lo entretido.

Os músicos municipais de Bremen
Hamburgo, minha pérola…
Quer se trate de uma visita ao porto, Miniaturland, Jardim Zoológico de Hagenbeck, Alter Elbtunnel, Treppenviertel, Speicherstadt ou uma visita ao Rei Leão, um dos musicais de maior sucesso no mundo – o tempo voa em Hamburgo. E se estiver à procura de uma pausa da azáfama da cidade, compre uma sandes de peixe e sente-se na praia do Elba enquanto as crianças escavam na areia. Hach, Hamburgo!

Jardim Zoológico de Hagenbeck
Hesse
Qualquer pessoa que tenha estado no salto de esqui de Mühlenkopf em Villingen olhará para o heroísmo dos saltadores de esqui masculinos e femininos com olhos completamente novos. O conhecimento também não é negligenciado em Hessen: com o DDF (Deutsches Filminstitut und Filmmuseum) em Sachsenhausen-Nord, jovens e velhos podem experimentar a história do cinema. No alto do teleférico em Rüdesheim ou na torre de televisão de Frankfurt; Hessen é tão diversa como a variedade de plantas no Jardim das Palmeiras e Jardim Botânico em Frankfurt.

Teleférico de Rüdesheim
Muita água em Mecklenburg- Pomerânia Ocidental
As ilhas do Mar Báltico são uma experiência em si mesmas, e a exposição anual de esculturas de praia em Usedom é apenas um dos muitos pontos altos. Rügen atrai visitantes com os seus penhascos de giz branco como destino para excursões, e as famílias podem experimentar flora e fauna únicas no Parque Nacional de Jasmund. E quem não conhece a Região dos Lagos de Mecklenburg com as suas diversas oportunidades desportivas. Canoagem, remadas de pé e muito mais são tão divertidas que nem as crianças conseguem ter o suficiente.

Parque Nacional de Jasmund
Baixa Saxónia – ideal com crianças
Com Hannover Adventure Zoo e Heidepark, a Baixa Saxónia oferece dois destaques imbatíveis para excursões com crianças. A lista de doses obrigatórias na Baixa Saxónia continua: o Parque Serengeti em Hodenhagen, o caminho no topo das árvores em Bad Harzburg ou o Centro de Ciência phaeno em Wolfsburg são apenas uma pequena selecção – altamente recomendável!

Serengeti Park Hodenhagen
Colónia ou Dusseldórfia? Renânia do Norte-Vestefália!
Colónia, Düsseldorf, Bona, Duisburg – a lista de cidades que vale a pena visitar na Renânia do Norte-Vestefália é longa. Que tal uma viagem aos Drachenfels, a montanha mística perto de Königswinter? Ou um passeio no teleférico sobre o Reno em Colónia? Uma visita ao Allwetterzoo em Münster vale tão a pena como o Parque de Cinema em Bottrop, Phantasialand em Brühl ou o passeio Panarbora no Kreis Oberbergischer.

Teleférico de Colónia
Renânia-Palatinado – Variedade Pura
Uma ponte de corda suspensa, com 360 m de comprimento e 100 m de altura? A ponte suspensa de Geierlay não é para os fracos de coração. Diversão e jogos para toda a família esperam-no no Parque de Vida Selvagem e Lazer de Klotten. E a mina Fell Visitor Mine oferece uma visão do mundo no subsolo – a excitante visita guiada é um verdadeiro ponto alto dos encontros com crianças em Rhineland-Palatinate!

Ponte de corda suspensa Geierlay
Sarre: pequeno mas poderoso
Como um dos estados federais mais pequenos em termos de área, Saarland oferece no entanto uma selecção fantástica de destinos de excursões que farão as delícias de toda a família. Só vale a pena ver o Saar Loop, e do Treetop Path Saar Loop em Mettlach ele é perfeitamente visível. Com o Bostalsee, o Sarre oferece a área de recreação local perfeita para os entusiastas dos desportos náuticos, os amantes de recreação e as famílias. Pode aproximar-se dos animais no Parque de Vida Selvagem da Natureza Freisen.

Loop do Sarre
Saxónia
Claro, Dresden com as suas vistas, por exemplo o Zwinger, é um ponto de passagem obrigatório em qualquer viagem à Saxónia. Mas quem já ouviu falar do Erlebniswelt de Wurzelrudi em Eibenstock? O pequeno mas agradável parque de aventuras oferece diversão e jogos mesmo para os mais pequenos. Uma viagem de um dia à Suíça saxónica culmina com uma visita ao Bastei, as montanhas de arenito do Elba seduzem com formações rochosas únicas que vale a pena ver.

Canil
Saxónia-Anhalt
Quer se trate da Gruta Rübeländer Dripstone, do Castelo e Fortaleza de Regenstein, do Parque Miniatura Harz em Bürgerpark Wernigerode ou do Zoo de Halle: Saxónia-Anhalt ultrapassa-se a si própria com as muitas atracções que o estado tem para oferecer às famílias com crianças. Se procura um pouco de paz e sossego, dirija-se ao Parque Nacional de Harz. Os animais que aí vivem não são apenas uma experiência real para as crianças.

Castelo e Fortaleza de Regenstein
Alto no norte: Schleswig-Holstein
A praia arenosa de St. Peter-Ording é, por si só, uma experiência. Quer seja desportivo em viagem (windsurf), arquitectónico (construção de castelos de areia) ou em busca de relaxamento (arrepio na praia) – cada membro da família encontrará aqui a sua realização individual. As caminhadas no lodaçal são tanto um destaque em Schleswig-Holstein como o Parque Hansa ou uma viagem a Helgoland, uma das mais belas ilhas do Mar do Norte em qualquer lugar.

Heligoland Red Cliff
Turíngia
No Museu Alemão de Brinquedos, os pequenos e os adultos não vão conseguir parar de se maravilhar – isso é uma promessa. A Floresta do Conto de Fadas de Saalberg é também um local lúdico, onde os contos de fadas bem conhecidos se encontram com atracções tais como um teleférico, um barco de água e escorregas. A Mina de Aventura Merkels leva-o até 800 m para dentro da gruta de cristal e do “museu prático”.

Parque Natural da Floresta da Turíngia