A Turquia é um país monumental com uma história épica que se estende desde os Antigos Gregos até à opulência otomana. Esta história impressionante está presente tanto na riqueza do país de museus mundialmente famosos como em importantes sítios arqueológicos. Como se isto não fosse suficiente, o país orgulha-se de algumas das paisagens mais suntuosas e imponentes do mundo – tudo completado com uma boa ajuda de cozinha de dar água na boca. Aqui, o melhor que há a fazer na Turquia é fazer o mais baixo possível.

Istambul

Nenhuma visita à Turquia está completa sem primeiro explorar Istambul. A capital cultural brilhante da Turquia é o caldeirão mágico do seu lado oriental e ocidental. Os seus opulentos palácios, mesquitas e monumentos incluem tesouros tais como Topkapı Palace, Aya Sofya, Mesquita Azul e Cisterna da Basílica. Cada uma delas conta uma história não só da cidade mas do próprio país. Mas nem tudo é história seca. Istambul é uma cidade vibrante e moderna que mistura antigas tradições de mercado, como o Grande Bazar, com arte de vanguarda em Istambul Modern. Istambul deve ser sentida, explorada e experimentada, desde as suas avenidas armazenadas até ao histórico Estreito de Bósforo. Não há melhor altura para visitar a cidade, uma vez que as atracções permanecem abertas durante todo o ano.

Istambul

Istambul

Éfeso

Éfeso é um dos sítios arqueológicos mais emocionantes da Turquia e também uma das cidades antigas mais bem preservadas do mundo. Foi construída no século X a.C. e foi outrora povoada por antigos gregos e romanos como uma importante capital regional. Hoje, as ruínas atmosféricas de Éfeso são um deleite a explorar, desde a fachada estóica da Biblioteca de Celsus até às outrora maravilhosas fundações do Templo de Ártemis. Há também um museu encantador nas proximidades de Selçuk que contém achados arqueológicos que é uma visita obrigatória após um passeio entre as ruínas. Muitos usam Selçuk ou İzmir como base para explorar Éfeso – ambos ostentando as suas próprias atracções únicas. Éfeso está aberto durante todo o ano a partir das 8 da manhã.

Biblioteca de Celsus

Biblioteca de Celsus

Capadócia

A Capadócia situa-se no vasto interior da Turquia, uma paisagem desértica poeirenta e salpicada de fragas. É conhecida pelas suas chaminés geológicas e fendas lunares, resultado de antigos fluxos de lava. Mágico quando visto pelo ar, centenas de balões de ar quente sobem pela manhã para cativar os amanheceres que não se esquecem em breve. Mas há mais na Capadócia do que as suas vistas postais – a sua história é profunda e escondida nas rochas. Cidades subterrâneas abrigaram cristãos locais de saqueadores islâmicos, e deixaram a sua marca com frescos bizantinos, igrejas e outras esculturas subterrâneas sinistras. Dirija-se ao Göreme Open Air Museum após a sua expedição aérea para descobrir estas maravilhas do século X de perto.

Göreme

Göreme

Pamukkale

Pamukkale é uma cidade na Turquia Ocidental conhecida pelas nascentes ricas em minerais que têm atraído visitantes desde a Antiguidade Clássica. À medida que a água descia a encosta, as nascentes quentes formavam terraços calcificados, esculpindo uma maravilha natural gelada de cor de algodão. Um fascinante inverso desta paisagem também pode ser encontrado no subsolo na deslumbrante gruta Kaklık. É uma paisagem espectacular tornada ainda mais deslumbrante pelas antigas ruínas de uma estância termal romana, Hierapolis, na encosta da colina. Hierapolis contém um imponente teatro romano de 12.000 lugares, ruínas de templos, necrópoles e agora. Complete a sua viagem com um mergulho em Piscinas Antigas de Cleópatra, assim denominado como um presente lendário de Marc Anthony para Cleópatra. Pode visitar durante todo o ano.

Pamukkale

Pamukkale

Festas Meze

As regiões turcas de Istambul e do Mediterrâneo ostentam algumas das maiores tradições meze do país: festas que podem ser desfrutadas em qualquer altura do ano. Como pratos pequenos, frios e quentes para partilhar, os mezes são o coração e a alma da experiência gastronómica turca. Embora tipicamente apreciado como entrada para uma refeição rakı-balık, pode banquetear-se num meze como uma refeição por direito próprio enquanto desfruta da companhia de amigos ou família. Esperar azeitonas frescas, molhos de muhammara, pães planos, peixe marinado, mexilhões, feta salpicada, carne curada e um sortido de vegetais fritos e temperados. Meze é feito para reflectir o melhor dos produtos regionais, por isso muda em todo o país. Em Istambul, patlıcan ezmesi (beringela grelhada com iogurte) é uma especialidade, enquanto Ankara é conhecida pela sua sübyeli çorba (sopa com tinta de peixe).

Meze

Meze

Via Líciana

O Lycian Way é o trilho mais longo da Turquia para caminhadas, um caminho costeiro com mais de 500 km (310 milhas). Abrangendo grandes extensões das brilhantes costas turcas do Egeu e do Mediterrâneo, o trilho é pontilhado por ruínas da Lícia, aldeias piscatórias coloridas e falésias imponentes. Levaria cerca de um mês inteiro para percorrer este caminho de desolação no total. Em vez disso, escolha uma secção para um dia ou mais de caminhadas. As secções em torno de Fethiye e Patara vêm altamente recomendadas para o seu equilíbrio de sítios históricos com paisagens à beira-mar que deixam cair a mandíbula. Se tiver alguns dias de sobra, é uma experiência excepcional intercalada com bons restaurantes, vistas e acampamentos bem conservados e hotéis de peregrinos.

Montana Seyir Tepesi

Montana Seyir Tepesi

Göbeklitepe

Os fãs da pré-história, arqueologia e mistério podem muito bem ter ouvido falar de Göbeklitepe, a descoberta moderna mais importante da Turquia. Localizado perto de Urfa e ideal para excursões diárias a partir desta importante cidade, Göbeklitepe é um sítio arqueológico neolítico que virou teorias aceites de povoamento humano sobre a sua cabeça. Reconhecido como o mais antigo local de culto conhecido, apenas 5% do local foi escavado. Göbeklitepe tem pelo menos 12.000 anos de idade e contém esculturas de imagens elaboradas de cerca de 6.000 anos antes de ter sido inventada a escrita. Pode ser uma caminhada para chegar, especialmente se não estiver a visitar Urfa, mas é um local cativante que é o mais antigo do género no mundo (por agora). Para quem se encontra em Urfa, recomenda-se uma viagem ao Museu Sanliurfa antes de Göbeklitepe. Göbeklitepe está aberto todo o ano a partir das 8 da manhã, com fecho antecipado durante a estação mais escura do Inverno.

Göbekli Tepe

Göbekli Tepe

Montanhas de Kaçkar

As montanhas de Kaçkar e o seu parque nacional circundante ocupam cerca de 52.970 hectares da região oriental do Mar Negro da Turquia. São as montanhas mais deslumbrantes do país e um local excepcional para trekking de Verão. Se a caminhada for no seu itinerário da Turquia, vai querer fazer uma linha directa para esta região montanhosa escarpada. Bases em Rize litoral e Artvin interior fornecem equipamento para expedições para as montanhas. Os destaques incluem Pokut Yaylası, um planalto com vistas panorâmicas de queda de mandíbulas; Palovit Şelalesi, uma queda de água maravilhosa; e o pico de coroamento do parque, o Monte Kaçkar. Recomenda-se um guia e uma experiência de alpinismo.

Montanhas de Kaçkar

Montanhas de Kaçkar

Vela Gület

Navegar no Mar Egeu da Turquia com um gület é uma verdadeira actividade de lista de baldes e uma das melhores formas de ver, explorar e experimentar a costa. Os Gülets são iates turcos tradicionais de madeira que oferecem cruzeiros de vários dias durante o Verão e as estações dos ombros. É estragado pela escolha quando se trata de portos costeiros, mas Bodrum continua a ser um dos mais icónicos. Daqui, navega-se por águas turquesas, seguindo antigas rotas de pesca que sustentavam antigas aldeias pontilhadas ao longo da costa. Dirigir-se à Península de Datca e às enseadas ou ilhotas sonhadoras perto do Dodecaneso antes de ancorar para o pôr-do-sol. Com um gület, pode apanhar e grelhar peixe fresco a bordo, brindar ao seu ente querido e saborear as vistas mágicas do Egeu da Turquia.

Praia de Konyaalti

Praia de Konyaalti

Antalya

Antalya é a maior cidade turca da costa mediterrânica fora da região do Egeu. Esta capital da Província de Antalya, emoldurada pelas montanhas Taurus, ostenta uma mistura de tradicional e moderna. Aqueles que gostam da vida na praia vão gostar de relaxar aqui no Verão (Maio a Setembro) quando não explorarem os becos de calçada da zona antiga da cidade. O Museu Antalya oferece uma impressionante colecção de estátuas dos tempos helenístico e romano, e Aspendos, a sul da cidade, é um dos teatros romanos mais bem preservados. O Festival Antalya tem lugar durante 18 dias em Setembro, e há vários outros festivais ao longo do ano, tais como o Festival Internacional de Música Mediterrânica em Outubro.

Museu de Antalya

Museu de Antalya

Tróia

A antiga cidade de Tróia (ou Illion) fica em Hisarlik, a cerca de 6,5 quilómetros do Mar Egeu e é o local de vestígios lendários que remontam à Idade do Bronze. O sítio arqueológico contém várias povoações em camadas umas sobre as outras. Este sítio do Património Mundial da UNESCO merece uma visita, juntamente com o museu, que contém alguns dos tesouros encontrados no local. As famílias gostam de se vestir com trajes romanos e explorar a réplica de um cavalo de Tróia à entrada. O sítio pode ser visitado a partir de Çanakkale numa viagem de um dia ou facilmente acessível a partir das Dardanelles.

Tróia

Tróia

Monte Nemrut

O Monte Nemrut é um cativante pico de 2.134 m (7.001 pés) próximo das montanhas do Taurus no sudeste da Turquia. Rodeada pelo seu próprio Nemrut Dağı Parque Nacional, a região tem uma história antiga venerada pela Magina. Mais do que um simples pico de montanha, o cume contém montes funerários e os restos de antigas estátuas de deuses híbridos gregos e iranianos. Como prova da sua própria autoridade, um rei helenista mandou construir estas estátuas e colocá-las no cume. Séculos de terramotos e pilhagens deixaram as estátuas espalhadas e abertas aos elementos. É uma experiência profundamente pacífica, surreal e evocativa à medida que se sobe a montanha e se viaja no tempo. A montanha é melhor enfrentada ao nascer ou pôr-do-sol para uma das maiores vistas de toda a Turquia.

Parque Nacional do Monte Nemrut

Parque Nacional do Monte Nemrut