Dos seus moinhos de vento históricos às suas cidades ultra-modernas, a Holanda tem algo para agradar a qualquer viajante. Quer queira arte, festas selvagens ou uma experiência rural pacífica, com certeza que a vai encontrar aqui. Veja o nosso guia do que visitar na Holanda e monte o seu próprio itinerário holandês!

Ficar selvagem em Amesterdão

Para a maioria das pessoas, Amesterdão encabeça a lista de cidades a visitar nos Países Baixos. Não só é a capital, como é também um importante centro cultural. Actualmente, Amesterdão é conhecida tanto pela sua história fascinante como pela sua louca vida nocturna. Se quiser provar o lado hedonista da vida, dirija-se ao mundialmente famoso Red Light District ou vagueie numa cafetaria de canábis. Cuidado com as festas techno nocturnas que frequentemente têm lugar em armazéns antigos nas docas. Esta é verdadeiramente uma cidade que nunca dorme.

Bairro da Luz Vermelha

Bairro da Luz Vermelha

Desfrute da cultura da capital

Sim, Amesterdão é conhecida pelas suas festas – mas estaria a perder se não planeasse também um itinerário cultural. Pode admirar as obras dos Mestres holandeses no Rijksmuseum ou visitar o Museu Van Gogh, uma galeria dedicada ao artista mais famoso do país. A Casa Anne Frank, preservada como estava quando Anne e a sua família se esconderam dos nazis, é um dos museus mais comoventes da Europa. Na Primavera, pode também admirar os tapetes de tulipas que cobrem os parques da cidade, e em qualquer altura do ano, os canais pitorescos e as encantadoras pontes fazem um pano de fundo perfeito para as suas fotografias.

Rijksmuseum

Rijksmuseum

Ver o maior porto da Europa em Roterdão

Roterdão é a porta de entrada para a Europa. O maior porto do mundo fora da Ásia Oriental, é uma cidade fascinante e movimentada que vê centenas de navios a passar todos os dias. Estão disponíveis passeios de barco no porto, e são verdadeiramente impressionantes. Maravilhe-se com a escala da operação de navegação aqui ou, se isso for demais, suba à torre da igreja Grote of Sint-Laurenskerk do século XV para uma vista mais sedentária da cidade. Roterdão, que foi largamente destruída na Segunda Guerra Mundial e reconstruída mais tarde, tem também muitos grandes exemplos da arquitectura moderna, uma raridade nos Países Baixos.

Oude Haven

Oude Haven

Visitar a capital mundial da justiça em Haia

Nunca fora das notícias, a Haia é a sede do Tribunal Internacional de Justiça. Esta organização essencial está sediada no Palácio da Paz. As visitas guiadas estão disponíveis às vezes mas não todos os dias; quando o tribunal está em sessão, os visitantes não podem entrar por razões de segurança. No entanto, há outros edifícios antigos fascinantes a explorar, incluindo o deslumbrante Ridderzaal medieval. Não deixe de aparecer na galeria de arte Mauritshuis, que alberga a obra-prima Vermeer Girl with a Pearl Earl Earring. A Haia tem também algumas praias excelentes e orgulha-se de festas impressionantes na praia nos meses de Verão.

Palácio da Paz

Palácio da Paz

Atravessar o rio em Maastricht

Maastricht foi originalmente fundada em 50 a.C. como um ponto de passagem do rio – e é exactamente isso que muitos visitantes ainda hoje fazem! A cidade é conhecida pelas suas belas pontes. Sinta-se à vontade para permanecer enquanto aprecia as vistas antes de explorar o centro histórico. A antiga câmara municipal, as muralhas medievais e a igreja mais antiga da Holanda fazem de Maastricht um destino de topo para os amantes da história e da arquitectura. Há também outro lado desta encantadora cidade. Visite-nos na Primavera, e encontrar-nos-emos no coração de um dos maiores e melhores carnavais da Europa, com festas de rua, desfiles e música em todo o lado.

Ponte de San Servacio

Ponte de San Servacio

Enlouquecer por queijo em Edam

A exportação alimentar mais famosa dos Países Baixos é o seu queijo – e que melhor lugar para satisfazer do que em Edam? O mercado do queijo Edam apresenta muitas variedades diferentes de queijos locais e está aberto todas as quartas-feiras na Primavera e no Verão. Este mercado tradicional vê vendedores de roupas de estilo antigo a falsificar as suas rodas de queijo laranja brilhante, que são frequentemente transportadas na cidade em carruagens puxadas por cavalos. Há também museus interessantes a explorar aqui, bem como alguns dos melhores moinhos de vento do país.

Mercado do queijo Edam

Mercado do queijo Edam

Degrau dentro do queijo em Gouda

Se Edam não satisfez o seu desejo de queijo, dirija-se a Gouda! O seu mercado tradicional abre às quintas-feiras, e é também o lar da Experiência do Queijo Gouda, um museu interactivo que explica como é feito o queijo. Este museu está situado dentro de um edifício amarelo brilhante com a forma de um queijo gouda distinto e é uma das principais atracções nos Países Baixos para quem viaja com crianças. E sim – há amostras disponíveis para provar!

Experiência com o queijo Gouda

Experiência com o queijo Gouda

Descobrir a história em Utrecht

Utrecht é mais conhecida pela sua notável cidade antiga, conhecida como Binnenstad. A sua catedral, Domkerk, é um impressionante exemplo de arquitectura gótica e remonta a 1254. Enquanto a catedral é o monumento mais famoso da cidade, um passeio pela cidade antiga, com pedestres, irá revelar dezenas de fascinantes edifícios históricos. Siga a rota DOMUnder, um passeio autoguiado que o leva para o metro. Nas cavernas abaixo da Praça da Catedral, podem-se ver os restos históricos romanos que remontam à fundação da cidade.

Catedral de São Martinho

Catedral de São Martinho

Admirar a olaria em Delft

O famoso Delftware azul e branco pode ser visto em todo o mundo, e esta cidade é de onde ele vem. Outrora, havia 32 empresas de cerâmica diferentes em Delft. Hoje em dia, resta apenas De Porceleyne Fles. Datada de 1653, oferece intrigantes visitas guiadas à sua fábrica e à sala de trabalho dos artistas. Esta peça de cultura holandesa única vale bem uma visita. Para além da cerâmica, Delft é conhecida pela sua beleza pura. Os seus canais e edifícios de estilo antigo fazem dela uma cidade holandesa quintessencial.

Delft

Delft

Passar um dia no museu em Eindhoven

Eindhoven é conhecida pelos seus fascinantes museus, por isso se quiserem mergulhar profundamente no mundo da história e da inovação, este é o lugar para estar. O Museu DAF descreve a história automóvel, com exposições dedicadas aos automóveis e outros veículos, bem como à indústria. No Museu Philips, pode fazer uma viagem através das inovações mais importantes do século XX, com intrigantes exibições de tecnologia e invenções. Mais do que um apreciador de arte? Depois, leve-se ao Van Abbemuseum. Desde a sua aparência marcante – elevando-se como um bloco quadrado fora do rio Dommel – até à sua colecção vanguardista de arte moderna, tudo sobre este museu é único.

Evolução

Evolução

Ir a uma festa de estudantes em Leiden

Leiden é uma das cidades universitárias mais importantes dos Países Baixos, e tem uma vida nocturna a condizer! Este é o lugar para ir, se quiseres festejar com um orçamento, com todo o ambiente que se esperaria de uma cidade cheia de estudantes. Para além de uma grande vida nocturna, Leiden oferece vistas encantadoras, com canais, pontes de madeira e muitos parques. É um lugar encantador para ir se quiser fazer uma viagem de barco pelos canais.

Nieuwe Rijn Leiden

Nieuwe Rijn Leiden

Ver os encantos medievais de Haarlem

A apenas 15 minutos de Amesterdão, Haarlem é como regressar a outro século. A cidade é mais conhecida pelo seu fantástico mercado, o Grote Markt, que está aberto às segundas e sábados. Aqui encontrará bugigangas e lembranças, comida e bebida artesanal, roupas, jóias e praticamente tudo o que possa imaginar! Para além do seu fabuloso mercado, Haarlem tem uma arquitectura medieval deslumbrante e algumas das melhores praias do país.

Haarlem

Haarlem

Deixe a sua comida interior sair em Volendam

Outra cidade próxima de Amesterdão é Volendam. Esta aldeia costeira é há muito tempo o lar de uma comunidade piscatória, por isso é conhecida pelos seus belos frutos do mar. De facto, é considerado um dos melhores lugares a visitar nos Países Baixos se a gastronomia estiver no topo da sua agenda. Sente-se num dos seus muitos restaurantes e desfrute da captura do dia. Depois, pode queimá-lo com um passeio suave pelo porto – ou, se se sentir um pouco mais enérgico, saltar numa bicicleta e voltar de bicicleta para Amesterdão.

Volendam

Volendam

Reme o seu caminho através de Giethoorn

Giethoorn é conhecida como a aldeia sem estradas. Há duas formas de contornar esta cidade perfeita: em duas rodas ou de barco. Vale a pena o esforço: Giethoorn é verdadeiramente espantoso. Esta pequena cidade, rodeada de verde exuberante, apresenta telhados de colmo, persianas de estilo antigo e flores em flor por todo o lado. Quem procura umas férias tranquilas e pacíficas deve acrescentar Giethoorn à sua lista de lugares a visitar nos Países Baixos.

Giethoorn

Giethoorn

Ver os moinhos de vento em Kinderdijk

Os visitantes da Holanda ficam frequentemente surpreendidos com a quantidade de moinhos e canais de vento que o país tem – estão em quase todo o lado! Os moinhos de vento desempenham um papel essencial no sistema de irrigação holandês, uma verdadeira necessidade para um país que está muitas vezes perigosamente próximo de inundações. Vê-los no seu melhor na aldeia rural de Kinderdijk. Os seus 19 moinhos de vento foram designados como Património Mundial da UNESCO. Para além de explorar os moinhos de vento e a encantadora aldeia, este é um óptimo local para caminhadas ou ciclismo, e há muitas rotas entre os seus cursos de água sinuosos.

Kinderdijk

Kinderdijk