Situada mesmo no meio entre os continentes da Europa e da Ásia, Istambul tem sido influenciada por muitas culturas diferentes ao longo de milhares de anos. Hoje, Istambul é uma das maiores cidades do mundo: uma cidade moderna e cosmopolita onde se pode encontrar muito para ver e fazer. Desde sítios históricos a requintadas opções de compras e refeições, há algo a acrescentar a cada itinerário de Istambul. Com tanto para experimentar, recomendamos que permita entre três dias a uma semana para aproveitar ao máximo a sua visita. Aqui estão as nossas recomendações para as melhores coisas a fazer em Istambul.

Hagia Sofia

Nenhuma visita a Istambul está completa sem ver a enorme maravilha arquitectónica da Grande Mesquita de Hagia Sofia. Originalmente construída como uma catedral cristã em 537 DC, a Hagia Sofia serviu também como mesquita, museu e Património Mundial da UNESCO durante a sua vida. A entrada é livre, e pode explorar o edifício entre as 9:00 e as 23:00 horas. Esteja ciente, contudo, de que a Hagia Sofia é um local de culto, e poderá não poder visitar muitas áreas durante os tempos de oração. Consulte o site do Semanário de Oração para planear com antecedência.

Mesquita de Hagia Sophia

Mesquita de Hagia Sophia

Mesquita Azul

Caminhe para sudoeste da Hagia Sofia, e encontrará a Mesquita do Sultão Ahmet, mais conhecida como a Mesquita Azul. Construída pela primeira vez no início do século XVII, a mesquita recebe o seu nome dos cerca de 20.000 magníficos azulejos azuis pintados à mão que enfeitam o seu interior. A Mesquita Azul está aberta a visitantes entre as 9:00 e as 17:00, e como todas as mesquitas de Istambul, a entrada é gratuita para todos os visitantes. No entanto, o acesso é restrito durante os tempos de oração, por isso verifique o site oficial dos tempos de oração antes de visitar. Certifique-se também de visitar o Hipódromo, Arasta Bazaar e museus de arte enquanto estiver na área.

Mesquita de Sultanahmet

Mesquita de Sultanahmet

Palácio Topkapi

Apenas dez minutos a nordeste do Palácio Topkapi, a nordeste da Hagia Sofia. Este palácio foi o lar dos sultões otomanos entre meados do século XV e o início do século XIX. Actualmente, é um museu com uma vasta colecção de tesouros e artefactos. O Palácio Topkapi é composto por quatro grandes pátios, cada um com colecções diferentes. A entrada no primeiro pátio é gratuita, mas o acesso ao resto do palácio custa 320 TL mais 150 TL adicionais para as Salas Harem. Também pode adquirir um Passe do Museu de Istambul(700 TL) para acesso total ao palácio e outros museus.

Palácio Topkapi

Palácio Topkapi

Cisterna Basílica

Entre a Hagia Sofia e a Mesquita Azul situa-se a entrada para a Cisterna subterrânea da Basílica. A cisterna foi construída no século VI para armazenar água e abastecê-la em palácios e edifícios próximos. Embora a cisterna já não seja utilizada como reservatório, as cavernas subterrâneas foram preservadas para que os visitantes de hoje possam explorar. A Cisterna da Basílica está aberta todos os dias da semana, das 9 :00 às 19:00 horas. Os custos de entrada são de 190 TL por pessoa. É favor estar ciente de que o Passe do Museu de Istambul não é válido para a admissão na cisterna.

Cisterna Basílica

Cisterna Basílica

Museus de Arqueologia

Dar um pequeno passeio a oeste do Palácio de Topkapi para chegar aos Museus de Arqueologia de Istambul. Este complexo apresenta três museus únicos: o Museu do Oriente Antigo, o Museu do Pavilhão do Azulejo, e o Museu de Arqueologia principal. Cada museu alberga colecções de tesouros e artefactos que contam a história desta região única do mundo, desde os tempos pré-históricos até aos tempos modernos de Istambul. A entrada nos Museus de Arqueologia de Istambul custa 75 TL, ou pode adquirir o Passe do Museu de Istambul para aceder a estes e outros museus da cidade.

Museu do Pavilhão do Azulejo

Museu do Pavilhão do Azulejo

Bazar das Especiarias

A sul da Ponte Galata, encontrará o vibrante bairro do Bazar de Istambul, apresentando alguns dos mais antigos restaurantes e lojas alimentares da cidade. No meio deste distrito encontra-se o famoso Bazar das Especiarias, também conhecido como o Bazar Egípcio. Desde o século XVII, muitas especiarias importadas foram aqui expostas para venda em montes coloridos. Actualmente, o Bazar apresenta mais do que apenas especiarias, sendo os visitantes capazes de comprar uma variedade sedutora de alimentos, jóias e vestuário. O Bazar das Especiarias está aberto todos os dias entre as 9:00 e as 19:00 horas, excepto nos feriados religiosos.

Bazar das Especiarias

Bazar das Especiarias

Mesquita Süleymaniye

Pouco mais de meia milha (aproximadamente 1 km) a oeste do Bazar das Especiarias é a Mesquita Süleymaniye, que coroa o topo da colina mais alta de Istambul. Construída para o sultão Süleyman I (também conhecido como Süleyman o Magnífico) em 1557, esta grande mesquita serviu de inspiração para muitas mesquitas futuras na cidade, incluindo a já mencionada Mesquita Azul. Como todas as mesquitas em Istambul, a entrada é livre, mas o acesso é limitado durante os tempos de oração. No entanto, é possível explorar o pátio e os edifícios circundantes nestes momentos, incluindo os túmulos de Süleyman e da sua esposa, Roxelana. A Mesquita Süleymaniye está aberta aos visitantes entre as 9:00 e as 17:00 horas.

Mesquita de Suleymaniye

Mesquita de Suleymaniye

Grand Bazaar

Uma das zonas comerciais mais populares de Istambul, o Grande Bazar é também um dos maiores mercados cobertos do mundo. A menos de 1 km a sul do Bazar das Especiarias, o Grande Bazar é famoso pelo seu vasto complexo disfarçado, originalmente construído há mais de 500 anos. O próprio Bazar conta com mais de 3.000 lojas espalhadas por várias ruas. Aqui, pode comprar jóias, tapetes, roupas e uma vasta gama de comidas deliciosas. O Grande Bazar está aberto todos os dias entre as 9:00 e as 19:00 horas, excepto domingos e feriados religiosos.

Grand Bazaar

Grand Bazaar

Ponte Galata

A Ponte Galata atravessa o Corno de Ouro, uma enseada que liga o Rio Bósforo ao Mar de Mármara. A ponte serve de ligação entre a Cidade Velha e Beyoglu, ou Istambul Moderna. Durante o dia, centenas de habitantes locais reúnem-se ao longo da ponte, tentando apanhar peixe das águas abaixo. Alguns locais pescam para vender as suas capturas no mercado de peixe próximo, enquanto para outros, é apenas um passatempo relaxante. A anilhagem nesta ponte irá recompensá-lo com excelentes vistas sobre a cidade. Também o levará ao Galataporto, onde poderá reservar um cruzeiro ao pôr-do-sol sobre o Bósforo.

Ponte Galata

Ponte Galata

Torre Galata

Apenas um curto passeio a norte da Ponte Galata senta-se a Torre Galata. Construída em 1348, a torre foi utilizada para observar o porto em caso de invasão. Ao longo dos séculos, serviu também como prisão, depósito naval e posto de vigia de incêndios. Após muita restauração, a Torre Galata serve agora como museu e torre de observação. Pode-se apanhar o elevador até ao sétimo andar da torre, onde se pode aceder ao convés de observação para magníficas vistas de 360 graus da cidade. A torre está aberta entre as 8:30 e as 23:00 horas e custa 175 TL para entrar.

Torre Gálata

Torre Gálata

Galataporto

Um dos mais populares desenvolvimentos modernos de Istambul é Galataport, também conhecido como o Porto de Cruzeiros de Istambul. O porto foi concebido para permitir a atracagem de grandes navios de cruzeiro e é um centro turístico central. A área contém uma grande variedade de opções de compras e de refeições, bem como uma praça pública rodeada de grandes atracções, incluindo a Galeria de Arte Moderna de Istambul, a Fonte de Tophane e a Mesquita Nusretiye. Pode esperar passar pelo menos um dia a explorar a área com muito para ver e fazer.

Galataport Istambul

Galataport Istambul

Fener e Balat

Fener e Balat são alguns dos distritos mais antigos e mais coloridos de Istambul. Ao longo dos séculos, o bairro tem sido o lar de uma mistura de comunidades cristãs, muçulmanas e judaicas, vivendo e trabalhando harmoniosamente em conjunto. Pode explorar esta história em primeira mão passeando pelas ruas e visitando as lojas locais, igrejas, mesquitas e sinagogas. Uma área excepcionalmente fotogénica em Balat é a Rua Kiremit, que apresenta edifícios e paredes de cor pastel, tornando-a um local popular para os Instagrammers. Estão disponíveis passeios a pé para a área, ou poderá desejar explorar por conta própria.

Balat

Balat

Rua Istiklal

Um dos distritos comerciais mais animados e cosmopolitas pode ser encontrado na Istiklal Street. Pode encontrar alguns dos mais populares museus e monumentos de Istambul, assim como lojas de comércio, restaurantes de alta classe e o famoso banho turco, o Galatasaray Hammam. Ao longo da rua, encontrará o encanto ao ar livre de Cicek Pasaji, com os seus restaurantes populares e música ao vivo. Pode apreciar a arquitectura neogótica da Igreja de Santo António de Pádua, obras de arte e artefactos internacionais no Museu Pera, ou mesmo obras de cera realistas em Madame Tussauds Istambul.

Avenida İstiklal

Avenida İstiklal

Palácio Dolmabahçe

Com vista sobre as águas do rio Bósforo, o magnífico Palácio Dolmabahçe é significativo na história moderna de Istambul. Estabelecido pela primeira vez em 1856, tornou-se o lar dos sultões, substituindo o Palácio Topkapi como sede da governação. O palácio também serviu de residência do Presidente Atatürk até à sua morte em 1938. O palácio apresenta uma mistura de estilos arquitectónicos europeus e asiáticos contrastantes. O edifício vive verdadeiramente à altura da palavra opulento com chão de mármore, tectos dourados e um lustre gigante de cristal no Salão Cerimonial. A entrada no palácio custa 300 TL, e o horário de abertura é entre as 9:00 e as 18:00 horas.

Palácio Dolmabahce

Palácio Dolmabahce