Há mais em Amesterdão do que o famigerado distrito da luz vermelha. Esta capital europeia está no topo das listas de muitos viajantes – e por uma razão muito boa. Repleto de história, cultura e alguma da melhor vida nocturna da Europa, Amesterdão tem realmente algo para todos. Não tem a certeza de quantos dias passar em Amesterdão? É uma cidade compacta, por isso é ideal para uma longa pausa de fim-de-semana na cidade, mas se conseguir prolongar-se até uma semana completa, terá mais tempo para explorar à sua vontade. Veja as nossas melhores dicas para o que fazer em Amesterdão, e prepare-se para umas férias que nunca vai esquecer!
Explorar os canais
Sim, é um cliché – mas nenhum itinerário de Amesterdão estaria completo sem ter tempo para admirar os famosos cursos de água da cidade. Os passeios de barco estão disponíveis para os viajantes que queiram aproximar-se dos canais. Estes oferecem grandes vistas da cidade, e alguns também apresentam comentários guiados. No Inverno, dirigir-se para o Canal do Imperador. Com uma largura impressionante de 100 pés (31 m), este canal congela frequentemente em tempo frio, e a sua superfície é transformada numa espectacular pista de patinagem no gelo. Em qualquer altura do ano, este canal pitoresco e arborizado faz o pano de fundo perfeito para as suas fotografias de Amesterdão.

Canal Keizersgracht
Admirar a arte mais famosa do mundo
Vincent Van Gogh morreu na pobreza, mas as suas obras são hoje celebradas em todo o mundo. Holandês nativo, Van Gogh tem o seu próprio museu dedicado, que inclui algumas das suas obras mais célebres. O Museu Van Gogh também apresenta obras-primas de outros artistas como Monet e Matisse. Se isso não for suficiente para si, pode ver grandes obras de mestres holandeses no Rijksmuseum, tais como Rembrandt e Vermeer. Há também arte do século XX de Andy Warhol, Damien Hirst, e Banksy no museu Moco da moda. Amesterdão é verdadeiramente uma cidade que respira arte, por isso não se esqueça de acolher alguns.

Museu Van Gogh
Visite a Casa Anne Frank
Amesterdão é frequentemente considerado como um prazer para quem procura, mas também contém um dos museus mais pungentes e sóbrios que é provável que visite. A Casa Anne Frank é o edifício em que a jovem diarista Anne e a sua família se esconderam dos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Tem sido cuidadosamente preservada e continua a ser uma das atracções mais apreciadas em Amesterdão. Este comovente museu conta a história de Anne e serve de memorial ao povo judeu que perdeu a vida no Holocausto, tanto na Holanda como fora dela.

Casa de Anne Frank
Saiba como é feita a cerveja
A Experiência Heineken é uma das atracções mais animadas da cidade e deve estar no topo da lista do que visitar em Amesterdão se for amante de cerveja! Faça uma visita à cervejaria e veja como o lúpulo é transformado em cerveja. Há degustações pelo caminho, bem como um passeio informativo e divertido em 3D. No final da visita, poderá fazer a sua própria garrafa de Heineken, completa com um rótulo personalizado – a lembrança perfeita!

Experiência Heineken
Dê um passeio no parque
Visita a Amesterdão no Verão? Então o Vondelpark de 120 acres (47-hectare) é um must absoluto. Este é o pulmão verde da cidade, e é para onde os habitantes locais vão para passear e arrefecer quando o calor do Verão se torna demasiado forte. Entre os relvados, encontrará vários pequenos lagos, e há muitas atracções a descobrir, desde o jardim das rosas até ao tearoom. Durante os meses de Verão, o palco ao ar livre do parque acolhe todo o tipo de música, teatro, cabaret, eventos de dança, e muito mais. Suba numa bicicleta e explore as ciclovias que serpenteiam em redor do Vondelpark, ou simplesmente sente-se na relva e desfrute de um almoço de piquenique.

Vondelpark
Tomar em consideração a majestade da Praça da Barragem
A Praça da Barragem, que data do século XIV, é o centro central de Amesterdão. Todos os visitantes da cidade devem parar aqui, mesmo que seja apenas para um passeio rápido. É aqui que encontrará o deslumbrante Palácio Real, aberto aos visitantes, com visitas guiadas que mostram o máximo possível do edifício. A Praça da Barragem é também o lar do Monumento Nacional, um memorial aos soldados holandeses que morreram na guerra, e a histórica igreja Nieuwe Kerk. À volta da praça, encontrará alguns dos restaurantes e lojas mais exclusivos da cidade. Mesmo que não estejam no seu orçamento, é um óptimo local para ir à montra e admirar as vistas.

Palácio Real de Amesterdão
Passeio pelo Distrito da Luz Vermelha
Nem todos os viajantes incluem o Distrito da Luz Vermelha na sua lista do que visitar em Amesterdão, mas não há como negar a sua fama. Esta área, conhecida como De Wallen, é um dos bairros mais famosos de Amesterdão, lar de bordéis, cabarés, cafés de canábis, e uma série de montras de lojas bizarras e invulgares. Tenha cuidado se estiver de visita após o anoitecer. Embora o Distrito da Luz Vermelha tenha uma forte presença policial, ainda há muitos carteiristas que têm como alvo os turistas. Este distrito não é definitivamente ao gosto de todos, mas é famoso em todo o mundo.

Bairro da Luz Vermelha
Passar uma manhã no melhor museu do sexo do mundo
Mesmo que o Red Light District não seja a sua chávena de chá, poderá ainda assim desfrutar de uma viagem ao famoso Museu do Sexo de Amesterdão. Este museu surpreendentemente atencioso, só para adultos, é mais cerebral do que sem sementes e analisa tanto os detalhes do corpo humano como uma história de como a sociedade tem visto o sexo ao longo dos séculos. Sim, há enormes modelos de falos em exposição – mas há também uma fascinante e madura exploração da evolução da cultura sexual, desde a deusa Vénus até Marilyn Monroe e mais além.

Museu do Sexo de Amesterdão
Ver dentro do corpo humano
No final do século XX, o anatomista alemão Gunther von Hagens inventou a técnica da “plastinação”, preservando os corpos humanos e exibindo-os no interesse da ciência. A sua exposição Body Worlds tem percorrido o mundo, mas Amesterdão é uma das poucas cidades com um museu permanente Body Worlds. Definitivamente não para os fracos de coração, este museu tem mais de 200 exposições anatómicas feitas a partir de cadáveres humanos. Oferece um fascinante vislumbre de como o corpo funciona e é um lugar intrigante para qualquer pessoa interessada em ciência e biologia passar uma tarde.

Museu Body Worlds
Apanhar um ramo de flores no mercado
Quando Amsterdão ficou famoso pela primeira vez, foi pelas suas túlipas espectaculares. Visita na Primavera para ver estas belas flores em flor. A época das tulipas é uma óptima altura para vir a Amesterdão, uma vez que encontrará exposições notáveis ao ar livre nos parques. Em qualquer altura do ano, porém, o mercado de flores flutuantes merece uma visita. Aberto de segunda a sábado, este mercado – localizado na Rua Singel – é um tesouro natural, repleto de cor e vida. Além de flores, os vendedores vendem ervas e outras plantas, sementes e especiarias. Pode muito bem encontrar uma lembrança especial para levar consigo para casa.

Tulipas
Experimente um sabor autêntico dos Países Baixos
A cozinha holandesa pode não ter a fama internacional de algumas outras nações europeias, mas ainda há muito para descobrir e apreciar. Dirija-se a praticamente qualquer bar da cidade para provar o popular lanche de bar local de bolas amargas, empanadas e fritas de carne estufada. Podem parecer estranhas, mas são o acompanhamento perfeito para uma cerveja fria. Outro favorito local, a sandes de arenque, é quase inevitável no Verão, quando está no menu de todos os cafés da cidade. As sobremesas holandesas podem ter mais apelo aos visitantes. Experimente as wafers de stroopwafel carregadas de xarope ou as panquecas de poffertje revestidas de açúcar. Ambos estão frequentemente disponíveis em camiões de alimentos, prontos para serem comidos em viagem.

Bitterballen
Perca-se no bairro mais fixe de Amesterdão
De Negen Straatjes traduz-se como as Nove Ruas. Este pequeno bairro em Jordaan é fácil de não ver, mas é uma das verdadeiras jóias escondidas da cidade. Aqui encontrará uma amostra da velha Amesterdão autêntica. Existem lojas de boutique peculiares em vez de cadeias de lojas, cafés e lojas de comida artesanal únicas, e dezenas de lojas de vindimas para explorar. É também um dos bairros mais pitorescos da cidade, repleto de casas em fila de estilo antigo e ruas arborizadas.

Jordaan
Agarrar uma dentada no Foodhallen
Este antigo depósito de eléctrico em Oud-West foi transformado num dos principais destinos culinários de Amesterdão. Aqui encontrará mais de 30 barracas de comida e bares diferentes que vendem petiscos populares holandeses, bem como pratos de todo o mundo. De dim sum a tacos, há algo para todos aqui – e comê-lo-ão em grandes mesas comunitárias, rodeados por algumas das multidões mais fixes de Amesterdão. Há também algumas bancas especializadas em sobremesas espantosas, como donuts gourmet ou iogurte gelado com cobertura. Embora a comida seja a principal atracção em Foodhallen, também há aqui algumas lojas de boutique divertidas a explorar. Dê a si próprio tempo suficiente para fazer algumas compras de lazer depois de comer.

Comida asiática no Foodhallen