Cansado da cidade? Não se preocupe! O nosso guia para as melhores viagens de um dia a partir de Amesterdão permitir-lhe-á explorar mais os Países Baixos. Com as suas excelentes ligações ferroviárias, Amesterdão é o local perfeito para fazer a sua base à medida que se aventura mais longe. Estas viagens perto de Amesterdão irão certamente deixá-lo impressionado.
Voldendam e Marken
Apenas 12 milhas (20 km) a norte de Amesterdão, Voldendam é uma aldeia piscatória tradicional holandesa. É conhecida pelo seu belo porto, repleto de edifícios antigos coloridos, e pelos seus navios tradicionais. Alguns habitantes locais vagueiam em trajes tradicionais, para o deleite dos visitantes. De Volendam, pode também fazer uma viagem de barco à minúscula e pitoresca ilha de Marken, lar de uma comunidade piscatória isolada.

Marken
Keukenhof Gardens
Não há transporte público directo para Keukenhof Gardens, mas se tiver acesso a um carro e estiver de visita na Primavera, vale definitivamente a pena uma viagem. Este enorme jardim de flores, localizado a 24 milhas (40 km) da cidade, só está aberto desde meados de Março até meados de Maio, quando os seus sete milhões de flores ganham vida. Este é o melhor lugar para ver as famosas tulipas dos Países Baixos, aqui expostas em toda a sua glória, em todas as cores que se possa imaginar. As espectaculares exposições florais em Keukenhof devem ser vistas para se acreditar. É possível fazer uma visita guiada de autocarro a Keukenhof, se não se importar de visitar como parte de um grupo maior.

Keukenhof
Zannse Shans
Amesterdão é uma cidade moderna e movimentada – mas a apenas 20 minutos de distância, será transportado de volta no tempo para uma aldeia tradicional holandesa. Zaanse Shans, a 12 milhas (20 km) da cidade, parece um museu ao ar livre, mas é, de facto, ainda uma aldeia viva e respirável. Tem moinhos de vento operacionais, um tamanqueiro, uma queijaria, e um moinho de madeira. Explorar o artesanato tradicional holandês e aprender mais sobre a notável cultura do país.

Zaanse Schans
Broek em Waterland
A pequena aldeia de Broek em Waterland fica apenas a 7 milhas (11 km) de Amesterdão e pode ser facilmente explorada em meio dia. É mais conhecida pelas suas casas de madeira tradicionais, muitas das quais foram nomeadas Sítios do Património Nacional. Faça um passeio de barco pela cidade ou visite a encantadora igreja à beira-mar. Há também algumas exposições de artesanato tradicional. Para uma viagem fácil e divertida, pode alugar uma bicicleta em Amesterdão e ir de bicicleta até Broek em Waterland, explorando esta pitoresca aldeia à sua vontade.

Broek
Castelo Muiderslot
Não há muitos transportes públicos que o levarão ao Castelo de Muiderslot, a 11 milhas (18 km) de Amesterdão. No entanto, pode alugar uma bicicleta na cidade e pedalar até lá ou, se não se sentir tão atlético, juntar-se a uma visita guiada. Este castelo do século XII está incrivelmente bem conservado e até tem o seu próprio fosso. É um local particularmente bom se estiver a viajar com a sua família: há jogos interactivos e exposições para as crianças desfrutarem, trajes tradicionais de fantasia e exposições de falcoaria nos fins-de-semana.

Castelo Muiderslot
Edam
Pode comprar o omnipresente queijo edam em qualquer supermercado na Holanda – ou em todo o mundo, aliás – mas foi aqui que tudo começou. A cidade de Edam, a 13 milhas (22 km) de Amesterdão, tem uma atmosfera medieval agradável. Tal como Amesterdão, é construído sobre canais, e há passeios de barco disponíveis. Os amantes de queijo devem tentar visitar nos meses de Verão, quando um mercado tradicional de queijo tem lugar às quartas-feiras de manhã. Mas não se preocupe se vier noutra altura do ano – há sempre muito queijo para se fazer!

Edam
Haia
Demora menos de uma hora a viajar para Haia, a 40 milhas (65 km) de Amesterdão. Famosa pelo seu papel na política e no direito internacional, a Haia tem uma série de edifícios arquitectonicamente impressionantes para admirar. Tem também algumas guloseimas reais para os amantes de arte. Het Paleis apresenta uma exposição permanente das obras de MC Escher, enquanto o Museu Mauritshuis é uma das melhores galerias de arte da Europa, lar de The Girl with the Pearl Earring. Se o visitar no Verão, talvez queira passar a noite a experimentar uma das festas de praia selvagens da cidade.

Haia
Delft
Perto de Haia, a 41 milhas (67 km) de Amesterdão, Delft é uma encantadora cidade holandesa de estilo antigo. É mais conhecida pela sua cerâmica distinta, que é sempre feita nas cores azul e branca. De facto, dá o seu nome à única tonalidade Delft Blue. Pequena e fácil de andar, Delft tem igrejas encantadoras, canais pitorescos e pontes antigas encantadoras. Suba à torre da Nova Igreja para desfrutar de uma vista gloriosa da arquitectura tradicional holandesa e dos canais sinuosos – o tipo de vista que só encontrará nos Países Baixos!

Delft
Haarlem
Haarlem fica extremamente perto de Amesterdão, apenas a 20 milhas (33 km) a oeste. Mais calma e descontraída do que a sua irmã mais velha, esta encantadora cidade é construída em torno da praça do mercado. É melhor visitá-lo num sábado, quando o Grote Markt tem lugar. Aqui pode comprar comida artesanal, plantas e flores, roupas, lembranças, e muito mais. Haarlem tem também o museu mais antigo do país, o eclético Museu de Teyler, e a habitual mistura de praças encantadoras e canais rolantes que caracterizam as pequenas cidades dos Países Baixos. Haarlem estende-se até à costa, por isso, se estiver de visita com bom tempo, não deixe de se dirigir para as praias de areia branca.

Adriaan Moinho de vento
Alkmaar
A Holanda é conhecida pelo seu queijo, e Alkmaar – a 25 milhas (41 km) de Amesterdão – é uma cidade dedicada a essa maravilhosa comida. O mercado tradicional do queijo, que se realiza todas as sextas-feiras de manhã de Abril a Setembro, apresenta queijarias em vestidos tradicionais que vendem enormes rodas cor-de-laranja brilhante. Há também um Museu do Queijo para desfrutar, bem como muitos edifícios antigos encantadores. Não perca a estátua “Kissing Cheesegirl” de uma ordenhadora holandesa que se enrosca para dar um beijo – é um óptimo local para uma operação fotográfica!

Alkmaar
Gouda
Outra opção de topo para os amantes de queijo é a cidade de Gouda, a 35 milhas (56 km) da capital. Para além do seu famoso queijo, Gouda tem uma gloriosa antiga Câmara Municipal e é o lar da igreja mais alta dos Países Baixos. Naturalmente, possui muitas lojas de queijo e o seu próprio mercado de queijo (manhãs de quinta-feira de Abril a Agosto), mas existem aqui mais iguarias locais. Desfrute de um waffle de stroopwafel acabado de cozer – xarope holandês – ou dirija-se à cervejaria para provar a cerveja local num ambiente pitoresco.

Câmara Municipal de Gouda
Kinderdijk
Kinderdijk fica um pouco mais longe, a 65 milhas (105 km) de Amesterdão, mas vale definitivamente a pena visitar. Este é um Património Mundial da UNESCO, e é o melhor local para ver os famosos moinhos de vento do país em acção. Kinderdijk é o lar de 19 moinhos de vento, construídos entre os séculos XVI e XVIII. Aqui pode explorar as tradições holandesas e admirar as vistas perfeitas dos moinhos de vento. Para tornar a sua viagem de um dia ainda mais memorável, pode viajar de autocarro aquático ao longo dos cursos de água sinuosos dos Países Baixos, desde Amesterdão até Kinderdijk.

Kinderdijk