Está pronto para as férias de uma vida em Amesterdão? Não perca tempo valioso a perder-se. Siga o nosso guia para as melhores formas de se deslocar em Amesterdão, e poderá embalar ainda mais diversão na sua viagem.

Transportes públicos em Amesterdão

Amesterdão tem uma grande rede de transportes públicos que liga toda a cidade com comboios, autocarros, eléctricos e um sistema de metro. Estes são fáceis de navegar e são utilizados tanto por habitantes locais como por visitantes. Se está a planear viajar em trânsito público em Amesterdão, esteja ciente de que os bilhetes em papel não são utilizados. Pode viajar com um cartão chip recarregável de transporte público, que pode ser comprado numa estação ou encomendado online. Em alternativa, os viajantes podem querer utilizar o I Amsterdam City Card. Isto é válido por períodos de 24, 48, 72, 96 ou 120 horas. Para além dos transportes públicos, o cartão da cidade inclui a entrada em alguns museus e atracções, bem como descontos em restaurantes e concertos. Isto torna-a uma boa escolha para o viajante bem organizado.

Bilhetes de transporte público

Bilhetes de transporte público

Amesterdão por ferry

Amesterdão é uma cidade construída sobre a água, pelo que viajar de barco é uma ocorrência diária. Os ferries na cidade partem geralmente da Estação Centraal de Amesterdão e dirigem-se para áreas periféricas como Buiksloterweg, IJplein ou o cais NDSM. Um guia completo dos ferries da cidade é útil para qualquer amante de barcos. O melhor de tudo é que estas viagens de ferry são gratuitas. Muitos são muito curtos, demoram apenas alguns minutos, e servem tanto como uma atracção divertida para os turistas como um serviço essencial para os viajantes da cidade.

Ferry em Amesterdão

Ferry em Amesterdão

Amsterdão de bicicleta

Claro que, se quiser passar o seu tempo em Amesterdão como um verdadeiro local, só há uma maneira de o fazer – suba para a sua bicicleta! A capital dos Países Baixos é famosa pelos ciclistas e é talvez a cidade mais amiga das bicicletas do mundo. A Rede de Bicicletas de Amesterdão cobre um maciço de 476 milhas (767 km) de terreno quase totalmente plano, e mesmo os polícias da cidade são frequentemente encontrados sobre duas rodas. Amesterdão tem dezenas de empresas de aluguer de bicicletas. Se comprar um cartão I Amsterdam, poderá utilizá-lo para o aluguer de bicicletas. Além disso, muitos hotéis oferecem o seu próprio serviço de aluguer de bicicletas, por isso não se esqueça de perguntar no seu.

Aluguer de bicicletas em Amesterdão

Aluguer de bicicletas em Amesterdão

Amsterdão a pé

O centro de Amesterdão é muito acessível a pé. A cidade é plana e compacta, tornando-a um bom destino para qualquer um que prefira deslocar-se por si próprio com os seus dois pés. No entanto, vale a pena considerar o seu calçado antes de começar: muitas das ruas são calcetadas, o que pode causar desconforto, a menos que esteja preparado. A área em redor do Anel do Canal, um Património Mundial da UNESCO, é particularmente acessível a pé. Uma óptima maneira de começar a ver Amsterdão a pé é seguindo Damrak, uma das principais ruas da cidade, que vai desde a Estação Centraal até à Praça da Barragem. Isto irá levá-lo a passar por muitos edifícios históricos e dar-lhe-á um verdadeiro sabor a Amesterdão.

Igreja de Nossa Senhora

Igreja de Nossa Senhora

Amesterdão de comboio

A maioria dos visitantes começa as suas férias voando para o aeroporto de Schiphol. Se for este o caso, pode saltar directamente para o comboio, que circula 24 horas por dia. Parte a cada 10 a 15 minutos das 6 da manhã à 1 da manhã, depois a cada hora. Os bilhetes custam 4,60 euros, e o comboio demora 15 minutos a chegar à Estação Centraal de Amesterdão. Se ficar no centro da cidade, é a forma mais rápida e conveniente de entrar. Os comboios também são úteis se estiver a planear fazer uma viagem de um dia fora de Amesterdão ou explorar outras partes da Holanda. Dirija-se à Estação Centraal, onde encontrará ligações para sair da cidade.

Estação Central de Amesterdão

Estação Central de Amesterdão

Amesterdão de táxi

Devido ao facto de Amesterdão ser tão compacta e ter uma rede tão grande de transportes públicos, os táxis não são tão comuns aqui como noutras capitais. Não tente chamar um táxi na rua – normalmente é ilegal parar e apanhar um passageiro. Em vez disso, terá de se dirigir a uma das fileiras oficiais de táxis da cidade, que pode ser vista neste mapa ou telefonar com antecedência. Um táxi entre o aeroporto e o centro da cidade custará cerca de 45 – 60 euros, enquanto que uma viagem da Estação Centraal até ao centro de convenções da RAI custará cerca de 15 – 25 euros. Culturalmente, as dicas são apreciadas, mas não são essenciais. Se quiser dar gorjeta, a forma mais comum de o fazer é simplesmente “arredondar” a sua tarifa para o próximo número inteiro.

Táxi Amesterdão

Táxi Amesterdão

Amesterdão por acções e aplicações de carrossel

Tal como a maioria das outras grandes cidades, Amsterdão tem várias aplicações para o transporte de automóveis disponíveis. Empresas internacionais como Uber, Lyft, e Cabify operam em Amesterdão, prestando um serviço geralmente mais barato do que os táxis da cidade. Uber oferece até uma opção especial UberBIKE, que lhe permitirá encomendar um carro equipado com um porta-bicicletas. Isto pode ser uma boa escolha se achar que pedalou demasiado longe e agora está demasiado cansado para chegar a casa!

Uber em Amesterdão

Uber em Amesterdão

Amesterdão por carro de aluguer

O aluguer de automóveis em Amesterdão custa uma média de 60 euros por dia. Pode alugar um carro no aeroporto, e é uma boa opção para os viajantes que queiram seguir um itinerário holandês maior em todo o país. Dentro da cidade, viajar de carro pode ser frustrante e lento devido ao trânsito. Uma alternativa às grandes empresas de aluguer de automóveis é a própria aplicação SnappCar dos Países Baixos. Esta plataforma holandesa de partilha de carros permite aos utilizadores alugar os seus carros, carrinhas e outros veículos e é uma escolha popular para muitos habitantes locais.

Aluguer de automóveis em Amesterdão

Aluguer de automóveis em Amesterdão

Amsterdam por canal de cruzeiro

Amesterdão é conhecida pela sua extensa rede de canais. De facto, o Anel do Canal foi designado como Património Mundial da UNESCO e desempenha um papel de destaque em muitos itinerários dos visitantes. Que melhor maneira de o ver do que a partir da água? Há várias empresas privadas que oferecem cruzeiros de canal. Antes de começar, considere o tipo de cruzeiro que gostaria de fazer. Isto pode ser qualquer coisa desde um cruzeiro romântico à luz de velas, uma visita guiada informativa ou um cruzeiro “salta-e-salta” que lhe permitirá sair e explorar os pontos turísticos.

Cruzeiro no Canal de Amesterdão

Cruzeiro no Canal de Amesterdão

Amesterdão por barco privado

Quer algo mais íntimo do que um cruzeiro? Há muitas empresas de aluguer de barcos que lhe permitirão alugar a sua própria embarcação e explorar os canais em grande estilo. O aluguer de barcos é caro, com algumas empresas a cobrar até 200 euros por uma hora. Os alugueres mais caros incluem frequentemente barcos históricos especiais, refeições a bordo e um capitão. Os barcos mais básicos, sem frigoríficos, que normalmente acomodam cerca de 6 pessoas, custam cerca de 80 – 100 euros durante três horas, dependendo do dia da semana e da hora do dia. É mais barato se quiser alugar um barco numa manhã de um dia de semana. Não é necessária licença de navegação, mas deve familiarizar-se com as directrizes de segurança do canal (por exemplo, os barcos devem viajar do lado direito do canal, tal como os automóveis na estrada). Se vai por este caminho, seja responsável. A polícia de Waternet de Amesterdão vai multar qualquer pessoa bêbada no comando de um barco.

Aluguer de barcos em Amesterdão

Aluguer de barcos em Amesterdão