Descobrir um país através da sua cozinha é uma óptima maneira de sair dos trilhos batidos! Desde a típica brasserie ao restaurante estrelado, passando pelos famosos bouillons ou pela cozinha francesa à moda antiga, a capital dos gourmets não tem falta de possibilidades. Aqui estão algumas moradas para experimentar com os olhos fechados!

L’Aubergeade, um excelente restaurante no 12ᵉ

Este lugar é imediatamente apelativo devido à sua configuração retro e à calorosa recepção que lhe é dada. A casa oferece pratos de época calorosos e variados, que são apreciados pelos clientes habituais. O menu do almoço custa 18 euros e o menu da noite custa 28,30 e 30,30 euros. Entre as entradas, pode escolher entre caracóis borgonheses ou estilo bistrô com medula óssea, por exemplo. Quanto ao resto, o peito de pato assado compete com a lagosta ou com o caranguejo (servido inteiro). Finalmente, o rum baba ou a omelete norueguesa caseira esperam por si… Um deleite para o paladar!

Restaurante L'Aubergeade

Restaurante L’Aubergeade

Le Procope, um dos melhores restaurantes franceses em Paris

Este endereço em 6ᵉ é imperdível! Entre os pratos de massa fresca em Paris, experimente a maionese de ovo cozido ou a sopa de cebola gratinada, coq au vin ou sole meunière à la française. Se ainda tiver algum espaço, o local oferece um prato soberbo de queijos locais. Finalmente, crème brûlée ou crepes flambéed com o Grand Marnier são uma experiência inesquecível! O mais: boa relação qualidade/preço: o menu do almoço é inferior a 30 euros e o menu da noite é inferior a 40 euros.

Restaurante Le Procope

Restaurante Le Procope

Le Bouillon Racine, atmosfera Art Deco no 6ᵉ

Os “bouillons”, famosos restaurantes tradicionais parisienses, tendem a tornar-se fábricas de turismo… não este! Gratinée du bouillon, pães doces de vitela ou foie gras de pato artesanal: aqui está no coração das especialidades culinárias parisienses. O ambiente é um pouco ruidoso, mas o serviço e a qualidade dos alimentos compensam-no. O menu da hora de almoço é muito acessível a 16,95 euros. Os menus da noite são de 33 e 46 euros. O Bouillon Racine está aberto todos os dias das 12:00 às 23:00 horas. Cuidado: a espera pode ser longa!

Restaurante Le Bouillon Racine

Restaurante Le Bouillon Racine

Le Bistrot d’Yves, para comer como um local em Paris

Aqui está uma mesa muito boa no meio de 17ᵉ! Num ambiente típico de bistrô da capital, desfrutará de uma cozinha refinada que sublima as receitas tradicionais. Os pratos a não perder incluem a tartare de carne caseira ou oentrecote maître d’hôtel, um clássico da cozinha francesa. Quanto à lista de vinhos, leva-o numa descoberta de pepitas reais. Note-se que é possível apreciar pratos vegetarianos. Bistrot d’Yves é um pouco caro – esperar pagar 38 euros por um menu completo. O restaurante está aberto para almoço e jantar de segunda a sexta-feira.

Restaurante Le Bistrot d'Yves

Restaurante Le Bistrot d’Yves

Le Florimond, cozinha e ambiente de bistrô

Desde 1922, este excelente endereço no 7ᵉ tem encantado as papilas gustativas dos parisienses. A decoração típica do bistrô e a cozinha inventiva fazem deste lugar um dos melhores restaurantes da cidade. Comprometido com uma abordagem sustentável, o restaurante dá lugar de destaque aos produtos sazonais. O menu local, com 38 euros, oferece ravioli de lagosta, confit de pato ou um mille-feuille de baunilha Bourbon. O pudim preto tradicional é feito pelo próprio chef! Le Florimond oferece receitas vegetarianas, veganas e sem glúten. Note por favor: o restaurante está fechado aos fins-de-semana.

Restaurante Le Florimond

Restaurante Le Florimond

Café Lapérouse, uma atmosfera única

Na Place de la Concorde, este lendário ponto de encontro da elite parisiense está espalhado por três níveis, com um salão, salas privadas e uma área de bar. Deve ser feita uma menção especial à adega, cujas 7.000 garrafas farão as delícias tanto de amadores como de enólogos experientes. O menu oferece um suculento parfait de ovo com trufas, o imperdível Chateaubriand steak ou um charlotte de batata com caviar. A única desvantagem é que o Café Lapérouse, que se descreve como uma “casa de prazer”, tem uma clientela bastante agitada. Este endereço é reservado para carteiras bem financiadas: contar com 70 a 200 euros por pessoa.

Café Lapérouse Concorde

Café Lapérouse Concorde

Le Perraudin, um bistrô amigável no arrondissement 5ᵉ

Toalhas de mesa verificadas, velhos cartazes publicitários na parede: aqui está num verdadeiro restaurante parisiense tradicional. O acolhimento é caloroso e o serviço sorridente! O Perraudin oferece um prato do dia por 15 euros: esta é uma oportunidade para descobrir o hachis parmentier ou a blanquette de veau à l’ancienne. Os menus variam de 28 a 35 euros e são um verdadeiro festival de especialidades culinárias francesas: ravioles IGP do Dauphiné, rins de vitela, Brie do Meaux, tarte Tatin… A França e a sua equipa dão-lhe as boas-vindas ao almoço e ao jantar de segunda a sábado.

Restaurante Le Perraudin

Restaurante Le Perraudin

La Grange aux Canards, cozinha tradicional em Paris

Aqui, a cozinha familiar honra as receitas do Sudoeste. Para desfrutar de um verdadeiro cassoulet no 5ᵉ, pode confiar em Sissi, o chefe do lugar. O presunto “Noir de Bigorre” e o foie gras (menu dedicado a 58 euros) estão no centro das atenções. A combinação de queijo de ovelha basco e doce de cereja preta é simplesmente perfeita! Armagnac e ameixas secas são uma grande adição ao crème brûlée ou charlotte. La Grange aux Canards dá-lhe as boas-vindas à noite de quarta-feira a domingo e ao almoço de sábado. O menu custa 35 euros.

Restaurante La Grange aux Canards

Restaurante La Grange aux Canards

Le Petit Rétro, Art Nouveau decoração e menu bistronómico

Fundado em 1904, este estabelecimento é um edifício classificado. Este encantador restaurante no 16ᵉ oferece um menu de qualidade, inspirado no chef Guy Savoy. Entre os pratos a provar em Paris estão a tartina de medula torrada, os pães doces e os profiteroles. Para o preço, contar de 15 a 45 euros por cabeça. Um verdadeiro tributo aos Roaring Twenties, o Petit Rétro seduz tanto pela sua atmosfera como pela sua simples cozinha. Este é um dos endereços mais populares para os parisienses que amam a autenticidade! O local está aberto para almoço e jantar de segunda a sábado.

Restaurante Le Petit Rétro

Restaurante Le Petit Rétro

Au Petit Riche, uma verdadeira brasserie parisiense no 9ᵉ

Este restaurante serve comida saborosa a preços razoáveis (ementa a 37 euros, incluindo bebidas e café). Duas excelentes razões para ir provar a cabeça do bezerro com molho gribiche, as quenelles de lúcio com molho Nantua ou o famoso croque-monsieur revisto e melhorado pelo chef! Para sobremesa, mousse de chocolate e clafoutis competem entre si. A decoração histórica e o serviço cuidadoso contribuem para que desfrute de um almoço “francês”. Há também quartos privados e um bar vínico. Le Petit Riche está aberto para almoço e jantar, excepto ao domingo e segunda-feira.

Restaurante Au Petit Riche

Restaurante Au Petit Riche