Árabes, índios, latino-americanos – pessoas de 190 nações estabeleceram-se na capital alemã no Spree. E trouxeram peculiaridades gastronómicas e iguarias culinárias das suas regiões de origem. Estas influências muito diferentes fazem da comida de rua de Berlim uma das melhores do mundo.

Melhor kebab em Mustafas – Berlim e os seus kebabs

É o símbolo da comida de rua moderna de Berlim: a espetada de doner. Desenvolvido por um imigrante turco em Berlim Ocidental nos anos 70, o pão pita recheado com kebap e salada é agora vendido milhares de vezes nos balcões de snack. Não deixe de experimentar o Gemüsekebap de Mustafa em Mehringdamm em Kreuzberg. A espetada vem com frango ou vegetariano, mais vegetais cozidos, salada fresca, três molhos diferentes, feta e muita salsa. Os preços variam aí entre cerca de 2,90 e 5 euros por kebab. Mas também podes encontrar deliciosos kebabs longe das longas filas em frente ao Mustafa’s – e sem carne: os vegans pedem kebabs de falafel ou seitan, os vegetarianos optam por halloumi.

Kebap de legumes do Mustafa

Kebap de legumes do Mustafa

Sempre bom: Currywurst em Konnopke, Curry36 e o Adlon

O que começou em 1930 com um tabuleiro de vendedor com uma chaleira de salsicha é agora o mais conhecido stand de caril de Berlim. Na estação Eberswalder Straße, sob a pista elevada do metro, a Konnopke vende a popular salsicha de caril dia e noite. E estes também estão hoje disponíveis vegan. Mas a currywurst de Curry36 em Mehringdamm, em Kreuzberg, também é procurada. Aqui tem de contar com preços entre 1,70 e 3 euros por currywurst. A nobre comida de rua é servida no Hotel Adlon. Aí, o caril é embrulhado em folha de ouro. Gostaria de saber mais sobre a salsicha popular? Depois para o Museu Currywurst em Schützenstraße, em Mitte.

Caril36

Caril36

La Casita: arepas deliciosas no Spree

As bolsas quentes de farinha de milho são preenchidas com carne de vaca, frango ou feijão preto, acompanhadas por abacate, vegetais frescos e molhos deliciosos – Sharon Schael prepara os melhores arepas de Berlim desde 2017, seguindo a receita original venezuelana. Na capital, a comida de rua latino-americana desce bem; há sempre filas de espera em frente às bancas. Mas vale a pena esperar. Pode encontrar as arepas de Sharon em La Casita no porto de Treptower Park não muito longe da U-Bahn ou aos domingos na feira da ladra Mauerpark em Le Carrito Por cerca de 5 a 7 euros pode obter uma destas deliciosas iguarias.

La Casita

La Casita

Apreciar a comida de rua no Mauerpark

Aos domingos, Mauerpark é um bom lugar para fazer uma viagem pelo mundo da comida de rua da metrópole Spree. O mercado anual das pulgas dominicais oferece um grande número de camiões de alimentos numa área especialmente concebida para o efeito. As iguarias internacionais são preparadas de fresco para si – incluindo alternativas vegetarianas e veganas. Aqui pode experimentar falafel e halloumi, burritos e tacos, taças e hambúrgueres, kumpir e tteokbokki – acompanhados de uma cerveja fria ou de um copo de vinho, claro. Pode desfrutar das iguarias num dos bancos de cerveja especialmente construídos ou simplesmente no relvado do parque. Mas não se preocupe: o mercado fecha às 18 horas. Dependendo do que lhe apetece, o custo por menu varia.

Mauerpark

Mauerpark

Comida de rua na estrada: Kulturbrauerei

Se o Mauerpark estiver demasiado cheio para si, pode caminhar até ao Kulturbrauerei, a cinco minutos de distância. A “Street Food on the Move” tem tido lugar no pátio da antiga cervejaria desde 2015 – todos os domingos à tarde, as pessoas cozinham, cozinham, cozinham e, acima de tudo, experimentam numa grande atmosfera. Dependendo do tema, existem taças cubanas ou hambúrgueres kimchi coreanos, crepes brasileiros de mandioca ou pierogi polacos, pretzels recheados ou bolo da Floresta Negra. Dependendo da sua escolha culinária, os preços variam por fornecedor. Depois de encher a barriga, relaxe na cadeira de convés.

Cervejaria cultural

Cervejaria cultural

Festa na Quinta-feira de Markthalle Neun na Stree Food

Não perca a Street Food Thursday em Kreuzberg na sua visita a Berlim culinária. Ocorre todas as quintas-feiras entre as 17 e as 22 horas em Markthalle Neun. Os preços que tem de contar por refeição são tão variados como a oferta. O Markthalle moderno vê-se a si próprio como uma plataforma para chefs criativos em Berlim que não têm o seu próprio restaurante mas que ainda assim querem estragar os seus convidados e por vezes testar novos conceitos de restaurante. Para além das antigas mãos que montam as suas bancas todas as semanas, há sempre recém-chegados de comida de rua que trazem uma lufada de ar fresco para o salão do mercado.

Market Hall Nine

Market Hall Nine

Centro Dong Xuan: O pequeno Vietname em Lichtenberg

Em contraste, o Centro Dong Xuan em Herzbergstraße em Lichtenberg é semelhante às cozinhas nas ruas de Hanói. Do exterior, o mercado grossista causa uma impressão bastante funcional, mas dentro dos salões é animado, colorido e caprichoso – e delicioso. Descobrir iguarias vietnamitas genuínas que não estão adaptadas aos gostos ocidentais. Experimente comida de rua autêntica como Bánh mì, uma sandes, Chè Thap Cam, um pudim à base de leite de coco e cubos de gelo com várias coberturas, Phở, uma sopa de carne de vaca aromática com massa, ou Bánh xèo, uma espécie de crepe. Mais uma vez, dependendo do que lhe apetece, os preços por pessoa variam em função do prato. Se preferir preparar a sua própria comida, encontrará muita comida exótica no mercado.

Centro Dong Xuan

Centro Dong Xuan

Thai Street Food no Parque da Prússia

O Preußenpark em Wilmersdorf também vai este fim-de-semana para a Ásia. Depois, inúmeros tailandeses reúnem-se no prado no norte, oferecendo comida deliciosa. Tudo começou há cerca de vinte anos, quando algumas mulheres tailandesas se reuniam no parque todos os domingos para um piquenique e cozinhavam as suas iguarias directamente no local. Encontraram curiosos berlinenses que estavam ansiosos por provar a comida perfumada – nasceu o Parque Tailandês. Hoje, o Thai Park é um animado e colorido mercado alimentar de rua onde inúmeros vendedores vendem especialidades tailandesas, mas também coreanas e chinesas no Verão. Siga o seu nariz e tem a garantia de encontrar o mercado. Muitos pratos são propostos por até 7 euros, mas os preços também podem variar aqui

Parque da Prússia

Parque da Prússia

Nobre com macacos: comida de rua em Bikini Berlim

O biquíni Berlim, por outro lado, é um lugar de classe. No mercado alimentar de rua permanente Kantini, 13 artistas alimentares internacionais de todo o mundo apresentam as suas iguarias culinárias. Aqui, os tamales mexicanos encontram o sabich israelita, os poke bowls havaianos encontram o hotteok coreano. Planeie entre 10 e 20 euros por pessoa para a sua refeição, dependendo da cozinha que escolher. A melhor maneira de comer as iguarias adquiridas é directamente no local, numa das mesas de azulejos coloridos ou, no Verão, no terraço do telhado – com uma vista directa para os aviários do Jardim Zoológico de Berlim. Destaque especial: a vista da Rocha do Macaco através da janela panorâmica de 14 x 4 m. Quando não estão a dormir, os babuínos adoçam a tua pausa com todo o tipo de travessuras.

Bikini Berlim

Bikini Berlim