A imagem que muitos têm da Roma culinária é uma das trattorias animadas onde os comensais apreciam pratos fumegantes de esparguete alla carbonara, bucatini all’amatriciana, abbacchio a scottadito e carciofi alla giudia. Mas a capital tem muito mais para oferecer aos famintos, repleta de restaurantes estrelados. Até 20 deles, entre Roma e a sua província, aparecem no Guia Michelin 2022. Vamos descobrir quais são os melhores restaurantes com estrelas Michelin em Roma, numa viagem através de propostas curadas e pratos harmoniosos.
IDYLIO POR APREDA (1 estrela Michelin)
É uma nova entrada entre os melhores restaurantes com estrelas Michelin em Roma. Estamos a falar de IDYLIO POR APREDA, hospedado no elegante The Pantheon Iconic Rome Hotel. Francesco Apreda, um dos talentos mais dotados da escola gastronómica italiana, criou um enclave gourmet. O paladar ofegará ao sabor da alcachofra de Jerusalém e do velouté de anchova salgada, ou do cacio, pimenta e risoto de sementes. E quanto ao agora famoso frango “em duas culturas”? Há três viagens gustativas possíveis, caracterizadas por claras influências asiáticas que abraçam a cozinha italiana. O preço do menu varia entre 120 euros e 420 euros para o jantar de fim de ano.

Idylio, o restaurante Michelin de Apreda
Il Pagliaccio (2 estrelas Michelin)
No coração de Roma, na Via dei Banchi Vecchi para ser exacto, a uma curta distância do Tiber, o restaurante Il Pagliaccio tem vindo a proporcionar excitação à mesa desde 2003. Ao longo dos anos, o chef francês Anthony Genovese, nascido em Itália, conseguiu renovar-se, colocando o seu coração e alma no projecto. Os jantares, acolhidos num ambiente que lembra os anos 60, têm a oportunidade de escolher um dos três pratos de degustação oferecidos: Circus, Charivari e Intermezzo, com pratos de sabor oriental. A acompanhá-los está uma adega de vinho composta por mais de 1.300 rótulos. O preço dos menus varia em função do número de cursos desejados, de 85 a 185 euros.

Restaurante Il Pagliaccio
La Pergola (3 estrelas Michelin)
Não é exagero chamar ao La Pergola, um conveniente restaurante de estrelas Michelin, um templo sagrado da gastronomia. Por outro lado, o nome de Heinz Beck evoca certezas. O restaurante, localizado no Hotel dei Cavalieri, oferece um menu de degustação de 11 pratos. Protagonistas são pequenas obras-primas da arte culinária, tais como lagosta em emulsão de cebola de primavera queimada e melaço de uva. Também inesquecíveis são os pães doces de vitela com frutos vermelhos e manjericão. A acrescentar ainda mais prestígio à sala está o panorama, no qual se destaca a cúpula de São Pedro. O menu de prova de 9 pratos custa 210 euros se excluir a sobretaxa de trufas.

Restaurante La Pergola
Convivio Troiani (1 estrela Michelin)
Deixaram a região das Marcas e vieram para a capital para perseguir os seus sonhos. No final da viagem, os três irmãos Troiani fundaram o Convivio Troiani. O restaurante cresceu rapidamente, ganhando uma estrela Michelin apenas três anos após a sua abertura. Os elementos pivotal são matérias-primas, apoiados por pequenas empresas locais, inovação e o desejo de se colocar sempre no jogo. A clientela do Convivio Troiani adora pratos típicos, tais como massas ‘ajo e ojo’ e tripas de estilo romano, aqui numa versão revisitada. Famosos são o esparguete aglio, olio, gamberi, pecorino e menta. O intervalo de preços aqui varia de 85 euros a 125 euros.

Restaurante Il Convivio Troiani
Aroma (1 estrela Michelin)
Um convidado para jantar num terraço com vista para o Coliseu? A escolha tem de ser Aroma, no último andar do hotel Palazzo Manfredi de 5 estrelas. O Chefe Giuseppe Iorio criou o restaurante perfeito para uma noite romântica. Os três menus de degustação são uma confirmação do desejo de Iorio de inovar. Se o tempo para uma refeição é curto, aqui estão as propostas ‘rápidas e chiques’. Os destaques incluem a beringela e a courgette millefeuille com mantecata de ricotta gratinado com queijo parmesão. A receita média para a degustação clássica é de cerca de 180 euros.

Restaurante Aroma
Acquolina (1 estrela Michelin)
Um nome que diz tudo: Acquolina. No coração de Roma, no Hotel First Roma Arte, o restaurante Michelin-starred dá ampla ênfase à criatividade do chef Daniele Lippi, que está empenhado em trazer à mesa a bondade dos mariscos locais através de três cursos de degustação diferentes. O itinerário de 6 cursos ‘Ab Origine’ com sabores indígenas é ladeado pelo curso 7 ‘Periplo’ e o curso 9 ‘Anabasi-Catabasi’. Aconselhamento? Deixe-se seduzir por uma ventricina de atum apresentada numa versão tentadora. A degustação no restaurante varia entre 120 euros e 170 euros.

Restaurante Acquolina
Moma (1 estrela Michelin)
Partilha o seu nome com o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. E de facto, mesmo num dos melhores restaurantes com estrelas Michelin em Roma, são obras de arte… mas gastronómicas. Está espalhada por dois níveis. No bistrô, o ambiente é animado, a comida é simples e saborosa. O primeiro andar é dedicado à cozinha gourmet. O trunfo? As matérias-primas dos pequenos produtores activos na zona. Os pratos sazonais aparecem na ementa, tornados ainda mais apetitosos pelas ervas selvagens. O menu é à la carte e inclui duas degustações a 65 ou 85 euros.

Restaurante Moma
Restaurante Marco Martini (1 estrela Michelin)
Chamou-se a si próprio “a supernova da cozinha gourmet”: é Marco Martini, chef estrela do restaurante que leva o seu nome. O restaurante acolhe os hóspedes à volta de mesas colocadas no jardim de inverno, lindamente aninhado no distrito de San Saba. No menu aparecem pratos de estilo romano, desde o tortello di mortadella bianca e pistacchio (mortadela branca e pistachio) até ao saboroso rigatoni al sugo di coda (rigatoni com molho de cauda). Não faltam propostas concebidas para surpreender, por exemplo, fettuccine recheadas com courgettes alla scapece. Marco Martini sabe como conquistar cada paladar por um preço proporcional à oferta procurada, cerca de 170 euros por pessoa.

Restaurante Marco Martini
Hostaria de vidro (1 estrela Michelin)
Trastevere é um dos bairros mais animados da capital. Aqui encontrará um dos mais famosos restaurantes estrelados de Roma: Glass Hostaria. Alta cozinha num ambiente de design moderno, numa área cheia de trattorias: era a chef apuliana Cristina Bowerman – criada profissionalmente nos Estados Unidos – que era a mágica na cozinha. Um menu original com um amplo âmbito internacional: linguina preta com queijo “cacio” Juncu e ouriços-do-mar é um dos pratos mais apreciados do Glass Hostaria. O preço por pessoa varia de 75 euros clássico a 250 euros para o menu de Natal.

Hostaria de vidro
All’Oro (1 estrela Michelin)
Ao leme do restaurante All’Oro, localizado dentro do hotel The H’All Tailor, está Riccardo di Giacinto. O desejo do chefe era apresentar aos comensais uma cozinha criativa que fosse ao mesmo tempo sincera e de dar água na boca. É fácil de ser tentado pelos seus pratos, para ser apreciado numa sala de jantar concebida em Nova Iorque. À medida que a Primavera chega, o restaurante oferece uma deliciosa área exterior “All’Aria”. Provar uma das propostas da selecção de vinhos irá fazer cócegas no paladar antes de um jantar, ou realçar os pratos. A receita média varia de 100 a 180 euros.

Restaurante All’Oro