Sevilha tem a dupla vantagem de ser uma cidade turística onde os preços são muito mais acessíveis do que em outras cidades e, além disso, sendo uma cidade tão luminosa com tanta vida nas ruas, não é surpreendente que esteja também muito preparada para oferecer aos turistas muitas actividades gratuitas. Caminhadas, desfiles, festivais, monumentos, museus e muitas actividades originais e diferentes sem gastar um único euro e para aproveitar ao máximo as suas férias em Sevilha.
Desfiles de Páscoa
Se viajar para Sevilha na Primavera e coincidir com o longo fim-de-semana da Páscoa, viverá uma das experiências mais autênticas que se pode ter na Andaluzia. Estas datas são muito importantes no sul de Espanha e em Sevilha as celebrações atingem o seu auge, com os pasos das cofradías e as paixões mais sentidas que alguma vez se viram num desfile religioso. Existem mais de 60 irmandades em Sevilha e é possível ver nas ruas os diferentes tronos e figuras religiosas, a maioria das quais autênticas obras de arte barrocas, todas com música, saetas e cânticos dos devotos. Os trajes dos nazarenos, com os seus capuzes pontiagudos, são um espectáculo à parte.

Semana Santa de Sevilla
Um passeio pelo Parque María Luisa
O Parque Maria Luisa está cheio de jardins com lagoas e fontes com diferentes espécies de patos e outras aves aquáticas. Existe mesmo uma pequena cascata na área chamada Monte Gurugú. É um local público livre, ideal para fazer uma pausa da azáfama da cidade e desfrutar da serenidade de um passeio debaixo das árvores, especialmente se viajar para Sevilha no Verão ou durante uma Primavera muito quente. Na parte norte do parque encontra-se a Plaza España e o Museu de História Militar; na parte sul encontra-se a Plaza de América, que alberga o Museu de Artes e Costumes Populares, e o Museu Arqueológico.

Parque de María Luisa
O percurso da Exposição Universal na Isla de la Cartuja
Localizada entre dois braços do rio Guadalquivir, a Isla de la Cartuja foi o cenário da Exposição Universal de 1992 em Sevilha, que colocou a cidade na órbita cultural, tecnológica e científica do mundo. O seu nome vem do Monasterio de la Cartuja em Sevilha, um edifício que alberga agora o Centro Andaluz de Arte Contemporânea. Uma vez terminada a exposição, todos os edifícios e pavilhões construídos para ela passaram a fazer parte do Parque de Ciência e Tecnologia da Cartuja 93 e muitas empresas privadas e tecnológicas ali instaladas, bem como escritórios e departamentos do Governo Regional da Andaluzia, centros de estudos universitários e o parque de diversões da Isla Mágica. Actualmente, toda a área é um passeio altamente recomendado para conhecer o lado mais moderno de Sevilha.

Centro Andaluz de Arte Contemporáneo
Três museus gratuitos
Muitos dos museus de Sevilha têm entrada gratuita, pelo que se pode descobrir parte do património cultural, histórico, patrimonial e etnográfico da cidade sem gastar um único euro. Um deles é o Museu Arqueológico de Sevilha, com uma enorme colecção que dá conta do número de povos e culturas que habitaram a cidade. Outro é o Archivo de Indias, um edifício emblemático que testemunha o papel de Sevilha no domínio de Espanha sobre a América. A entrada é gratuita todos os dias do ano. E o terceiro museu com entrada gratuita e uma visita altamente recomendada é o Museu de Artes e Costumes Populares de Sevilhaque está alojado no Pavilhão Mudejar na Plaza de América e tem uma colecção completa de objectos e utensílios que testemunham a tradição cultural de Sevilha. A colecção Loty e as suas 2000 placas com cenas de trabalho no campo e na cidade nas primeiras décadas do século XX são particularmente dignas de nota.

Museo de Artes y Costumbres Populares de Sevilla
Os Cogumelos de Sevilha
Este bizarro e espectacular complexo arquitectónico é notável pelo seu estilo moderno, um miradouro com vistas panorâmicas da cidade e do museu do Antiquário, que contém interessantes vestígios arqueológicos que datam dos anos do imperador Tibério até ao domínio almóada da região. O edifício é obra do arquitecto alemão Jürgen Mayer e mede 150 metros de comprimento por 70 metros de largura e 26 metros de altura. Encontra-se na Plaza de la Encarnación. É uma grande oportunidade de conhecer o lado mais moderno de Sevilha sem gastar dinheiro, desfrutando de uma vista requintada do centro histórico da cidade.

Setas de Sevilla
Las huellas de la Inquisición
No coração do bairro Triana encontra-se o Castillo de San Jorge, antiga sede da Inquisição de Sevilha. Hoje em dia é um monumento histórico que pode ser visitado gratuitamente e que está totalmente restaurado. Dentro de si pode descobrir todos os segredos do funcionamento deste tribunal religioso e visitar as suas antigas masmorras, onde os considerados hereges foram encerrados.

Castillo de San Jorge
Convento de Santa Clara
O edifício foi fundado em 1289 pelo rei Fernando III de Castela como palácio e só no século XVI foi recondicionado como convento, acrescentando um estilo mudéjar ao românico e gótico original. A área que pode ser visitada gratuitamente inclui um claustro quadrado renascentista, o Refeitório, decorado com rodapés e azulejos, e a Torre Fabrique, que tem semelhanças com as torres italianas medievais.

Torre Don Fadrique
Iniciativas culturais gratuitas
Se durante as suas férias na cidade lhe apetecer fazer alguma actividade cultural ligada à criatividade no cinema, dança, música ou pintura de graça, o Centro de Iniciativas Culturales de Sevilla é o local ideal. Este espaço é gerido pela Universidade de Sevilha e oferece uma vasta gama de actividades culturais, concebidas para o público em geral e com o objectivo de descobrir novas propostas artísticas.

Actividades culturales en Sevilla
Um passeio por Nervión
Se quiser ver uma Sevilha diferente, então o bairro de Nervión é ideal porque é um dos mais recentes e modernos da cidade e perfeito para um passeio sem gastar um euro. Aqui encontrará o estádio Sevilla FC, a cervejaria Cruz Campo e parques e praças modernas para descobrir outro lado da capital andaluza.