Para além dos circuitos turísticos tradicionais, Valência espera-o com uma série de atracções que não são tão óbvias à primeira vista, mas que irão enriquecer a sua viagem em todos os sentidos. Desde um curioso museu de soldados de lata até ao evento único da Guerra dos Travesseiros, há atracções peculiares em Valência que valem bem a pena ver.
Aromas e sabores únicos no Mercado Central
O Mercado Central de Valência está localizado no coração do centro histórico da cidade, e está cheio de cores, aromas e sabores de uma grande variedade de produtos frescos e de alta qualidade. O melhor da cozinha mediterrânica pode ser encontrado neste edifício, que também é interessante pelo seu património e valor arquitectónico, com um estilo modernista e uma estrutura de colunas de ferro, azulejos e vitrais que fazem lembrar muito a Torre Eiffel. Cobrindo uma área total de 8000 metros quadrados, é o maior mercado de produtos frescos da Europa, com mais de 300 bancas a vender fruta, legumes, queijo, salsichas, carne, peixe e marisco. E com restaurantes com rações, tapas e pratos preparados com produtos do mercado.

Mercado Central de Valência
A parte mais engraçada de Fallas
As Quedas Valencianas, celebradas em Março, são universalmente famosas. Mas qual é a forma mais divertida de os desfrutar? Primeiro, compre um cachecol de Fallas e pendure-o à volta do pescoço, para começar a sentir-se parte da celebração. Depois pode continuar com uma plantà na noite de 14 de Março e observar (e ajudar, se lhe apetecer) como os mestres das fallas preparam as fallas. E também para ver o mascletà, que tem lugar todos os dias às 14:00 horas de 1 a 19 de Março na Plaza del Ayuntamiento. Consiste num espectáculo de fogo-de-artifício alimentado a adrenalina que reúne todos os valencianos. Finalmente, para tornar os seus dias de Outono tão divertidos e lucrativos quanto possível, deve dançar numa verbena e comer arroz preto ou cozido.

Mascletàs das Fallas
A beleza e a amplitude dos Jardins de Turia
É um dos maiores parques urbanos naturais em Espanha, com mais de 9 km de áreas desportivas, de lazer e de relaxamento. Muitos importantes urbanistas e paisagistas estiveram envolvidos na concepção de diferentes secções deste site, que integra vários parques, tais como o Parque Gulliver para os mais pequenos ou o Parque de Cabecera, onde se podem alugar barcos em forma de cisne para passear pelos seus lagos e lagoas e que termina na espectacular Cidade das Artes e das Ciências. Um lugar perfeito para caminhar, correr ou andar de bicicleta.

Jardins de Turia
Cultura e tendências fazem sentir a sua presença no Soho Valência
Os Ensanche e Ruzafa são dois dos bairros mais dinâmicos e activos de Valência, onde a vida cultural e gastronómica se encontra com lojas e lojas da moda. É por isso que esta área é agora conhecida como “o Soho de Valência”. Além disso, existem edifícios que são verdadeiras jóias da arquitectura modernista, como o Mercado de Colón, e muitas lojas chiques, como floristas, estúdios fotográficos, galerias de arte, cafés com assinatura, teatros, lojas de roupa vintage e discotecas indie. Uma área ideal para visitar durante a tarde, e para continuar a descobri-la até ao fim da tarde.

Ruzafa
Um banquete no Dia Mundial da Paella
Pode-se dizer que o Dia Mundial da Paella em Valência é todos os dias, pois este prato não só foi inventado aqui, como também foi nesta área que a versão original foi patenteada. Mas se as suas férias em Valência coincidirem com o dia 20 de Setembro, será muito útil para si saber que nesse dia o Dia Mundial da Paella é oficialmente celebrado e a cidade está cheia de eventos, com paellas maciças em todos os bairros e mercados da cidade e com a Taça do Dia Mundial da Paella, a competição oficial na qual dez chefes de cozinha de todo o mundo competem para ver quem pode fazer a melhor paella do planeta.

Paella de rua
Pura adrenalina com Pillow Wars
Todos os sábados 6 de Abril a partir das 18h30 na Plaza de la Virgen, uma das guerras mais estranhas e divertidas do mundo tem lugar espontaneamente: a Guerra dos Travesseiros. São 15 minutos em que centenas de pessoas recebem a sua adrenalina bombeando de uma forma extremamente divertida e não custa um único cêntimo. Tudo o que lhe é pedido é que traga a sua própria almofada e se solte com os seus golpes, respeitando sempre regras muito estritas: as almofadas devem ser macias e livres de plumasO evento está aberto a qualquer pessoa sem almofadas ou câmara fotográfica, qualquer pessoa pode participar independentemente da idade ou tamanho da almofada, e os pijamas e fatos originais são muito bem-vindos e acrescentam sempre uma cor especial ao dia.

Dia da Guerra das Almofadas
Vintage infância: o Museu dos Rapazes Soldados de Lata
A nostalgia dos pais e avós e a curiosidade dos mais pequenos juntam-se no Museu L’Iberum dos mais originais de Valência, famoso pela sua grande colecção de soldados de lata, um brinquedo que era muito popular há algumas décadas entre as crianças de todo o mundo e que hoje em dia se tornou um artigo de coleccionador. Neste museu, que está alojado numa casa senhorial em El Carmen, são expostas mais de 95.000 peças em 15 salas onde são recriadas diferentes cenas de batalha. A admissão geral é de 8 euros, reduzida a 5 euros para os reformados, desempregados e deficientes, e gratuita para crianças com menos de 6 anos.
Uma actividade familiar divertida no Parque Gulliver
Um plano perfeito para desfrutar com crianças e um dos parques infantis mais originais de Espanha, inspirado no clássico livro de aventuras de Jonathan Swift, Gulliver’s Travels. O site recria as aventuras desta personagem na terra dos gigantes e os visitantes tornam-se liliputianos que atacam o viajante, representado numa figura central de 70 metros que está amarrada com cordas. O próprio corpo de Gulliver torna-se uma atração de escorregas no seu cabelo e escadas no seu pescoço. A entrada é gratuita.

Parque Gulliver
Maravilhas marinhas num enorme aquário
A Cidade das Artes e das Ciências abriga um dos maiores aquários do continente europeu: o Oceanogràfic. Construído em homenagem a todos os oceanos e mares do planeta, tem aquários gigantescos nos quais são recriados diferentes ecossistemas marinhos. Além disso, o complexo tem uma exposição de golfinhos, uma zona árctica com baleias beluga e outro canto exclusivamente para tubarões. Todo o passeio tem lugar através de túneis imersivos e vidro para se sentir muito próximo da espantosa fauna marinha que habita o planeta. A admissão geral é de 33,70 euros, com um desconto de 25 euros para crianças dos 4 aos 12 anos de idade, idosos e pessoas com deficiência.

Oceanogràfic Valencia
A rota do museu
A cultura em Valência desempenha um papel fundamental, tanto assim que a cidade tem muitos museus diferentes para todo o tipo de público. Os amantes da arte contemporânea encontrarão o seu lugar no Centre del Carme de Cultura Contemporánea, os da arte clássica no Museo de Bellas Artes de Valência, para as pessoas científicas o Museo de Ciencias, para aqueles que gostam de artes decorativas o Museo Nacional de Cerámica. E assim a lista continua com outros museus importantes e imperdíveis: o Museu da Seda que recria os pontos altos desta indústria histórica, o Caixafórum com as suas exposições interactivas para jovens e idosos, e o Museu de Fallas com toda a história e presente do festival mais importante da cidade.

Museu Marqués de Dos Aguas