Sevilha não pode ser compreendida sem a sua maravilhosa gastronomia e sem “sair para comer tapas”. É uma cidade ideal, quer o comensal queira comer bem e deliciar-se com uma boa refeição, ou se o objectivo for provar as tapas uma a uma, experimentar um pouco de tudo. A dieta andaluza combina o melhor dos guisados caseiros tradicionais com novas e mais sofisticadas composições culinárias. Ambas as opções são possíveis e recomendadas. Agora vamos analisar de perto uma série de bares e restaurantes de tapas que são essenciais para conhecer a essência da gastronomia sevilhana.
A adega Las Columnas, um clássico indispensável de Sevilha
Situada na Calle Rodrigo Caro, no coração de Sevilha, está esta antiga bodegueta, agora convertida num bar de tapas com toda a essência da Andaluzia. Montaditos por todo o lado (pringá, sobrasada, queijo, melva, pudim preto, chouriço picante, etc.) e tapas clássicas tais como ensaladilla, calamari, croquetes, polvo e batatas com maionese de alho. Tudo com o aspecto de um pub antiquado, num local imbatível para um passeio pelo centro histórico.
Não é caro: a tapa média e os montaditos custam 2-5 euros. As bebidas são também razoavelmente baratas. Embora existam alguns lugares, as pessoas costumam comer de pé, nas mesas altas, sendo o típico bar onde se fica ao meio-dia para conversar com os amigos enquanto se come qualquer coisa. No entanto, está normalmente bastante cheio, por isso é uma boa ideia ir mais cedo e com 15-20 euros por comensal para tapas.

Restaurante Bodega Santa Cruz Las Columnas
Restaurante Ovejas Negras, a mistura perfeita de modernidade e tradição
Vamos à Calle Hernando Colón 8, um moderno e sofisticado bar de tapas, localizado a poucos metros da Catedral de Sevilha. A sua ementa mistura pratos clássicos (papas bravas, pratos de arroz e ensaladilla) com outros pratos mais exóticos e ousados, tais como os seus famosos gyozas. Têm tapas para aguçar o apetite, pratos para partilhar no centro e porções mais “cozinhadas”. Um lugar com uma multidão jovem e tapas minimalistas, ideal para começar uma noite.
O preço por restaurante varia entre 15-20 euros por tapas e 30-45 euros se estiver à procura de uma boa refeição. Oferece à sua clientela uma vasta gama de opções vegetarianas.

Restaurante de Tapas Ovejas Negras
El Rinconcillo, um lugar de outrora
É considerado outro dos bares clássicos de tapas de Sevilha. Um lugar localizado na cidade velha que respira autenticidade nos quatro lados. É o local perfeito para comer presunto Serrano, croquetes ou, a sua grande especialidade, grão-de-bico com espinafres, que deleitam os seus leais clientes. Deve ser feita uma menção especial à sua decoração peculiar, com barris velhos, presuntos suspensos e azulejos andaluzes nas paredes. Tudo goteja de tradição e pureza.
O preço recomendado por pessoa para as tapas é entre 6 e 10 euros, subindo para 20-30 se quiser ficar para o almoço.

Restaurante El Rinconcillo
Bar Alfalfa, tapas e pratos para comensais famintos
É um dos bares mais emblemáticos de Sevilha, ideal se quiser comer ao seu gosto. Localizado no coração do centro da cidade, especificamente na Calle Candilejo, é considerado um bar de tapas e pratos mediterrânicos, combinando Andaluzes, Espanhóis e Italianos. Há um pouco de tudo. É uma excelente relação qualidade/preço e tem uma atmosfera pitoresca. Pode comer boa carne, arroz de paella, carrillá, polvo ou tostas suculentas. O pequeno-almoço também está disponível.
Não é raro ver pessoas de pé à volta da sua fachada, a beber cervejas e vinho. O preço médio por comensal é de 15-25 euros, um pouco mais baixo se for apenas para as tapas.

Barra de alfafa
La Taberna Sol y Sombra, gastronomia tradicional andaluza
Um restaurante tradicional de tapas bar-restaurante localizado na Calle Castilla 151, no bairro de Triana. Se quiser respirar a atmosfera de tourada da cidade, este é o melhor lugar. Obviamente, o seu prato principal é a carne, embora o seu grão-de-bico de primeira classe com camarões seja muito procurado. Menu fechado para grupos de 27 euros a 36 euros por restaurante. Oferece uma sala de jantar com vista directa para a Iglesia del Cachorro e tem servido Sevilianos e turistas há mais de 60 anos com comida de boa qualidade média. E um facto a ter em conta: oferece, na sua adega, uma vasta selecção de vinhos.

Restaurante Taberna Sol y Sombra
Bar Salomón, popularmente conhecido como El Rey de los Pinchitos (O Rei dos Espetos)
Se há um lugar tradicional em Sevilha, é o bar Salomón, conhecido na cidade por servir os melhores pinchitos. Localizado entre Los Remedios e Triana, é um lugar barato e puro para provar esta especialidade acompanhado de uma boa cerveja; os seus camarões de alho, papas arrugás ou vitela com sultanas e amêndoas são também certamente agradáveis. É um bom local para comer bem, agradável e barato; pode deixar as instalações saciadas por 10-20 euros por refeição, incluindo bebidas. Tem um terraço-frigorífico para desfrutar do bom tempo.

Bar Salomon
Casa Morales, um autêntico bar de Sevilha
Com uma decoração arquetípica que simula uma bar-bodega de finais do século XIX, a Casa Morales situa-se na Calle García de Vinuesa, 11, a uma curta caminhada da Catedral de Sevilha. Oferece produtos seleccionados em cazuelitas e papelones, polvo, salmorejo, tostaitas de jamón, arroz com carrillá… é impossível sair com fome. Tem um aspecto vintage, elementos decorativos tradicionais, e normalmente tem de se comer em mesas altas, embora haja algumas baixas. Também é possível apreciar os seus pratos nas duas mesas do terraço. Tem de se preparar entre 18 e 32 euros para deixar o local satisfeito.

Bar Casa Morales
Infanta Sevilla, comida tradicional com uma reviravolta distinta
Na Avenida de Grecia, perto das universidades, está este restaurante que tenta, nas suas próprias palavras, “manter a essência de Sevilha”. Fá-lo com uma excelente recriação de pratos tradicionais, cada um mais suculento do que o seguinte: ovos estrelados, queijos, amêndoas e sultanas, alcachofras recheadas, carrillá… pode-se provar a cozinha andaluza com uma apresentação majestosa. A relação qualidade/preço é muito boa e o ambiente é calmo e amigável. Tem de preparar entre 20 e 35 euros por restaurante, dependendo de quão faminto está e se escolhe provar um dos seus vinhos finos.

Bar restaurante Infanta Sevilla
Bar Triana, tradição e boa comida num dos bairros mais tradicionais da cidade.
Se existe um bairro que representa Sevilha, é Triana. Aí pode encontrar este pequeno canto gastronómico com o mesmo nome, de dimensões humildes, que conseguiu melhorar o seu menu e a apresentação dos seus pratos sem renunciar às clássicas receitas Sevilhanas. Estamos a falar de croquetes com batatas, vitela, papas bravas, cogumelos recheados, beringelas maltratadas… um menu extenso que fará com que qualquer comensal tenha água na boca. Todos com um grande serviço ao cliente e localizados num enclave emblemático. E não se preocupe com o preço, que é bastante razoável: entre 15 e 30 euros por pessoa para deixar o local cheio.

Tirana Bar
Barra de Tapas Típico, o seu nome explica tudo
A última recomendação faz jus ao seu nome. Se quiser provar pratos típicos de Sevilha, este bar é uma óptima escolha. Este é um restaurante muito agradável, localizado em Pages del Corro, 86, perto do Maestranza. Oferece pratos bem decorados com um toque moderno. Arroz negro, ensaladilla, salmorejo, tártaro de atum, polvo… um menu que combina o melhor da Andaluzia com alguns toques mediterrânicos. Típico aqui. Idealmente, os comensais deveriam vir ao restaurante com uma reserva. Um orçamento entre 30 e 50 euros garante uma satisfação total.

Bar Bar de tapas típico