O impacto do turismo em Sevilha, imparável nos últimos anos, tem sido acompanhado por um enorme crescimento da oferta gastronómica. Estamos a falar de uma cidade milenar, com um bom clima, um extenso centro histórico, condicionado para o prazer do visitante, e com uma grande variedade de restaurantes de comida rápida e camiões de comida a descobrir. Comer em Sevilha é um prazer, mesmo se dermos um passeio. Devido à legislação rigorosa no caso dos estabelecimentos móveis, vamos agora concentrar-nos em dez dos melhores restaurantes urbanos de Sevilha. Grandes opções para aquelas noites improvisadas quando a fome ataca.
Breadsquare: a pastelaria andaluza em estilo andaluz
Numa pequena loja na Plaza de Jesús de la Pasión, mais conhecida popularmente como Plaza del Pan, pode encontrar as melhores empanadillas (pastéis) na velha Híspalis. Feitos à mão a partir de ingredientes e produtos andaluzes, tentaram (e mais do que conseguiram) imitar os sabores de algumas das típicas tapas e montaditos da gastronomia sevilhana; desde os clássicos chicharrones sevilhanos até ao pringá ibérico, passando pelo mantecaito e terminando com o popular serranito. O lanche é realmente acessível. E cada empanadilla custa apenas 2 euros.

Empanadas de pão
O Zapatazo
Muito perto da movimentada Alameda de Hércules, no número 23, Calle Peris Mencheta, pode desfrutar da melhor comida de rua turca da cidade. A loja é gerida por Hokman Joma, um refugiado curdo com passaporte sírio, famoso por atirar um sapato a Recep Tayyip Erdogan em 2010. É difícil encontrar uma preparação mais inspirada do que o durum, kebab e falafel que possa ser provado em El Zapatazo. Ah, e também têm pizzas. Basta entre 6 e 8 euros para desfrutar de uma refeição mais do que decente.

Restaurante El Zapatazo
Kukuchurro
Talvez numa altura em que as lojas tradicionais de churros na Cidade Velha têm vindo a diminuir lentamente em número, uma modesta cadeia tenha conseguido revitalizar o conceito, trazendo de volta o aspecto mais tradicional dos churros (também conhecido como quente) com chocolate, combinando-o com a modernidade, graças à embalagem prática e inovadora que lhes permite serem consumidos na rua. Não se deixe enganar pela sua simples receita de farinha, açúcar, água, sal e óleo: esta é uma verdadeira iguaria. Kukuchurro tem três instalações localizadas na Calle Regina, junto a Las Setas, na Plaza del Salvador, perto da Câmara Municipal, e na Calle San Jacinto, no bairro Triana. A combinação de churros para quatro pessoas com um jarro de chocolate incluído custa 21,50 euros, ou seja, pouco mais de 5 euros por pessoa.

Kukuchurro
La Tradizionale
No número 96 da popular Calle Feria, ao lado da Igreja Paroquial Real de Omnium Sanctorum, encontra-se outro grande templo, mas neste caso, de pizza de rua. La Tradizionale é um grande restaurante de dois andares envidraçado que serve as porções mais generosas e a melhor relação qualidade/preço da Cidade Velha. Comida leve e saborosa em forma de porção, com o sabor inconfundível de um forno a lenha. É essencial acompanhar a porção com uma boa garrafa de cerveja sevilhana para tirar o máximo partido das suas noites atmosféricas. Porções a partir de 2 euros.

Pizzaria La Tradizionale
Carnicería Roiz
Existe um talho com mais do que uma pequena tradição no Mercado de Abastos na Calle Feria, que foi gerido por três gerações diferentes da mesma família desde os anos 30 até aos dias de hoje. Podemos falar dela quase como uma instituição. Uma das marcas do local são os produtos caseiros como banha de porco, sobrasadas ou chacinas (principalmente chouriços e morcela), que encantam os seus clientes habituais. No entanto, o seu verdadeiro produto estrela são, sem dúvida, os chicharrones: requintados produtos de porco fritos, servidos para levar e comer nas ruas e tabernas da zona. Todos os dias fazem 50 quilos e as filas de espera que se formam no talho já não são uma surpresa para ninguém. Por 10-20 euros pode obter um bom cartucho de chicharrones para desfrutar com os amigos.

Carnicería Roiz
Cervejaria Akela
A cervejaria Akela é um modesto negócio Triana que oferece várias características chave que a tornam muito especial. Tem o aspecto típico de uma tasca sevilhana de há várias décadas atrás. Castiza, praticamente não remodelada e minúscula, o seu terraço oferece a oportunidade de desfrutar da atmosfera num enclave único da cidade. De lá podemos ver o movimento da Plaza del Altozano, a Ponte Triana e a azáfama do Mercado de Abastos. O seu menu, com preços particularmente acessíveis, combina especialidades locais tais como croquetes, camarões com alho e serranitos, com tapas importadas tais como a enchilada e a lasanha. Surpreendentemente, a sua fama gira em torno da produção das suas deliciosas salsichas alemãs (salsichas de frango ou salsicha de peito), apresentadas em pão branco fresco e acompanhadas por cebolas fritas caseiras. Pode apreciá-los por menos de 4 euros.
A batata que transporta
A obsessão de trazer de volta um aperitivo tradicional num ponto baixo no tempo levou um empresário de Sevilha a criar este animado estabelecimento na rua Juan de Mesa, situada no centro da cidade. Podemos dizer que tem sido um grande sucesso. As suas batatas de feira ao estilo tradicional levam-nos de volta no tempo numa única dentada. O cheiro do óleo, o toque do sal e a sua textura estaladiça fazem destas batatas a melhor companhia para um passeio na direcção da Plaza del Cristo de Burgos ou Las Setas. Para além da atracção de estar preparado em frente ao público, em La Papa que llevas também se pode desfrutar de pavimentos, amêndoas e até chicharrones (cascas de porco) a preços razoáveis. Um bom pacote de batatas custa 1-2 euros, as amêndoas custam tão pouco como 2 euros e as ervilhas 5 euros.

A batata que carregas
Shoarma Bar Jerusalém
A cozinha do Médio Oriente tem estado firmemente estabelecida em Sevilha desde a viragem do século. O que muitas pessoas não sabem é que no final dos anos 80 já havia um estabelecimento para apreciar esta comida popular de rua na cidade. O Bar Jerusalém abriu as suas portas em 1987 e, desde então, especializou-se em fazer um delicioso shawarma. No coração da Rua do Salado (no número 6, para ser mais preciso) encontra-se o sabor clássico da autêntica comida árabe. Com um orçamento de apenas 6 a 10 euros, podes comer bem até te fartares.

Restaurante Shoarma Bar Jerusalém
Freiduría El Arenal
No bairro turístico Arenal, existem ainda estabelecimentos que resistem à contínua (e quase imparável) mutação da paisagem comercial que a cidade tem vindo a sofrer há décadas. Para experimentar o melhor peixe frito da zona tem de ir à Freiduría El Arenal. Fundada em 1904, é uma das melhores opções para apreciar a variedade de produtos do mar servidos em cartuchos de papel: lulas, chocos, chocos marinados, camarões à milanesa, croquetes de bacalhau e sandes de pescada estão entre as melhores opções. Com um orçamento de 10-15 euros pode comprar um par de cartuchos para desfrutar com uma cerveja ou uma bebida.

Freiduría El Arenal
Burger Food Porn
Juan Higueras, chefe da Burger Food Porn, decidiu trocar Barcelona e a alta cozinha por Sevilha e uma das suas paixões de infância: hambúrgueres. É provavelmente uma situação de ganho mútuo para todos nós, porque este é o melhor hambúrguer que se pode experimentar na cidade. A chave está no cuidado tomado com o produto e, sobretudo, nas matérias-primas. Os molhos e o pão brioche são feitos por eles próprios e as carnes, amadurecidas durante mais de 7 semanas, têm todas as características que compõem uma experiência gastronómica que deixa a sua marca. A sua próxima abertura na rua Gamazo, situada no centro, reforçará a ideia de comida de rua destes hambúrgueres excepcionais, uma vez que só serão servidos para os levar embora. Os hambúrgueres podem custar entre 12 e 15 euros, mais uma bebida. É melhor preparar um orçamento de cerca de 20 euros por pessoa.

Burger Food Porn