Andar pelas ruas de Granada é um prazer único e uma das coisas mais agradáveis a fazer quando se passeia na cidade. E de acordo com este ritmo e esta forma de o conhecer, muitos estabelecimentos adaptam as suas ofertas gastronómicas à melhor comida de rua a ser apreciada em diferentes bairros. Batatas, montaditos, sanduíches, doces caseiros e todo o tipo de produtos para fazer uma pequena pausa de sabores e continuar a passear.
As melhores bravas de Granada estão em San Remo
Muitas pessoas dizem ter comido as melhores patatas bravas de Granada em San Remo, um bar que também se destaca pelos seus hambúrgueres. Talvez seja o molho caseiro, que atinge a quantidade certa de sabor e picante, ou a crocante por fora e macia por dentro das deliciosas batatas. Mas qualquer carrinho de bebé que goste deste característico prato espanhol deve visitar o barzinho pitoresco de San Remo e encomendar algumas bravas. Tem preços populares, pode ter um bom jantar entre 8 e 12 euros por comensal.

Bar San Remo
Carnes excelentes e rápidas em Biloba
Biloba é a opção mais eficaz, conveniente e rápida para os turistas que gostam de carne boa e rapidamente grelhada. Neste restaurante de localização central, que se destaca pela sua excelente relação qualidade/preço, pode desfrutar de suculentos hambúrgueres e suculenta carne de porco grelhada, bem como tartares de atum e carpaccios de carne de vaca. É também o local perfeito para provar bons vinhos. O intervalo de preços para um jantar normal situa-se entre 15 e 25 euros.

Restaurante Biloba
Empanadas, pães e bolos em La Tienda de los Unicornios
La Tienda de los Unicornios é um lugar único em Granada, onde se prepara comida de rua de muitos países. Por exemplo, laing, uma típica tarte filipina recheada com carne ou marisco, leite de coco e muitas especiarias, embrulhada em folhas de taro. Também pode experimentar as suas empanadas caseiras ou rolos vietnamitas, e os seus requintados cafés ou chai lattes, acompanhados de bolos de fruta. Preços acessíveis, boa localização e um ambiente muito sossegado e descontraído. Por 5 euros, está mais do que satisfeito.

Café La Tienda de los Unicornios
Tradição marroquina em Tetería Kasbah
Aberta todo o dia, esta loja de chá traz de volta a tradição árabe na sua decoração de tecidos pendurados no tecto, arcos e mesas de cerâmica. E com uma excelente gama de doces típicos marroquinos, chás tradicionais e pratos salgados, tais como hummus em pão pita e cuscuz de borrego. Há também falafel, baklavas e muito mais, com todas as especiarias e sabores complexos tão típicos da cozinha marroquina. Tens de preparar entre 15 e 20 euros por pessoa.

Restaurante Tetería Kasbah
O fast food belga encontra o fast food espanhol na Gofrería Goofie
Esta gofrería destaca-se pela sua localização privilegiada, com grandes vistas sobre a Igreja de San Andrés, e por servir pratos rápidos típicos tanto da cozinha belga como espanhola. A não perder são as suas empanadas de atum, tamboris caseiros e waffles de chocolate acompanhados de batidos cremosos. Também pode provar algumas das marcas mais conhecidas de cervejas belgas, que, segundo os especialistas, são as melhores do mundo. Por entre 15 e 25 euros, os comensais podem sair satisfeitos.

Goofie’s Waffle Shop
Os melhores hambúrgueres de Granada estão em Michelangelo
Na cidade de Granada há muitos estabelecimentos onde preparam hambúrgueres requintados, mas os melhores podem ser encontrados em Michelangelo Fast Good, onde recuperam toda a tradição americana e obtêm autênticas jóias. Há muitas opções para experimentar com molhos caseiros e ingredientes de primeira qualidade: queijo cheddar fresco, bacon estaladiço e pickles saborosos. As batatas que aqui preparam merecem uma menção especial e vêm em muitas versões. Também têm um excelente menu de massas para o caso de não se gostar de um hambúrguer. Idealmente, deverá ter pelo menos 18 euros no bolso.

Michelangelo Burger & Pasta
Empanadas com sotaque argentino
As empanadas argentinas são uma comida de rua cada vez mais popular em toda a Espanha e Granada não é excepção. É uma massa macia e saborosa que envolve recheios de todos os tipos: carne de vaca, frango, presunto e queijo, milho e queijo, Roquefort, espinafres e muito mais. Os melhores da cidade estão em Margarita Empanadas Argentinas, um lugar localizado muito perto do Parque de las Ciencias, onde se pode comê-los lá ou ordenar que os levem e os desfrutem num banco numa praça. Não é caro, entre 8 e 15 euros podes sair com uma boa quantidade de empanadas.

Margarita Empanadas Argentinas
Doces Yolk da Casa Ysla
Visitar a Casa Ysla e provar os seus tradicionais pioneiros é uma das coisas mais granadinas a fazer durante uma visita à cidade. É um lendário café em Granada que criou estes doces de gema de ovo em 1897 e cresceu tanto que os cafés Casa Ysla estão espalhados por toda a cidade. A receita original é um pequeno pão-de-ló com creme e cobertura de gema de ovo tostada, mas também pode experimentar outras variações que foram adicionadas ao longo dos anos: pionono de chocolate, pionono de chocolate branco e pionono de baunilha ou pionono de tangerina. Perfeito para um pequeno-almoço ou uma paragem após uma refeição. São doces gourmet e é claro que tem de pagar por eles; tem de ter entre 20 e 30 euros para levar para casa dois tabuleiros de piononos.

Padaria Casa Isla
Panquecas deliciosas e sem glúten
A Rue de la Crêpe é um dos melhores creperies de Granada e prepara tudo sem glúten sem perder qualquer qualidade e sabor. Os celíacos podem facilmente desfrutar de todos os crepes, waffles e batidos para uma doce e saborosa pausa de rua enquanto passeiam pela cidade. Destaca-se também a ementa de crepes salgados, ao melhor estilo franco-britânico. É um estabelecimento barato, se tiver 10-15 euros de lado, será mais do que bem servido.
Última atualização: 7 de agosto de 2023. Originalmente, este conteúdo recomendava o restaurante “Juandichef”, que cessou definitivamente a sua atividade.

Rue de la Crêpe