Entre as antigas ruas de Roma, não tem dificuldade em encontrar muitos excelentes restaurantes, sejam baratos ou estrelados, bares hospitaleiros para petiscos rápidos e pubs confortáveis e originais. No entanto, o que torna a Cidade Eterna particularmente acolhedora para os viajantes é a qualidade da comida de rua que oferece, desde pratos internacionais a especialidades locais.
Trapizzino
O nome deriva da invenção do pizzaiolo Stefano Callegari: um canto de pizza branca, em forma de sanduíche, recheado até à borda com um prato tradicional romano. O trapizzini pode ser com almôndegas em molho, com cacciatore de frango ou com a beringela parmigiana, sempre ao preço de 5 euros cada. Os locais mais famosos são em Trastevere, Ponte Milvio e Testaccio. O ambiente é informal e os lugares são limitados, pelo que é necessário fazer reservas ou comer na rua, como deve ser.

Trapizzino
Er Buchetto
Os locais de comida de rua em Roma não podem passar sem oferecer o prato rápido mais tradicional: a sanduíche de porchetta crocante. Er Buchetto, na Via del Viminale no Esquilino, nas imediações da Ópera, oferece sanduíches recheadas ou focaccia branca com a famosa porchetta Ariccia (leitão assado ) com uma factura média sempre inferior a 10 euros. Esta é uma empresa familiar e os lugares limitados requerem reservas. Está aberto todos os dias excepto aos sábados à tarde e aos domingos.

Er Buchetto
Morder e Ir
Os sabores tradicionais da cozinha romana incorporados numa sanduíche – desde a de alcatra de porco cozida até à de tripas – formam a base das ofertas de Sergio Esposito, que pode encontrar na sua banca no Mercado Comunal de Testaccio. Os pães crocantes são mergulhados em caldo, recheados com carne e legumes e servidos no balcão. As reservas não são necessárias aqui: uma fila curta e vai-se embora com uma sandes sumarenta nas mãos por menos de 5 euros.

Morder e Ir
Bancada 39
O Banco 39 está localizado no mercado coberto de Pinciano em Viale Antonelli, no distrito de Parioli. Interpreta a comida de rua numa versão vintage. No piso inferior, há um balcão onde se pode apreciar sanduíches quentes e produtos de padaria fritos: aqui entre as especialidades encontram-se croquetes de arroz e croquetes de frango. Como em todos os mercados alimentares de rua em Roma, o horário de abertura é longo: das 7 da manhã à meia-noite, todos os dias da semana. O restaurante aceita reservas e oferece soluções rápidas a preços baixos: desde os 15 euros para as fatias frias até aos mais baixos.
Dar Filettaro em Santa Bárbara
No Largo dei Librari, não muito longe do Campo de’ Fiori, uma das praças mais pitorescas da cidade, pode apreciar os famosos filetes de bacalhau frito. A pequena trattoria oferece, para além desta comida de rua por excelência, outra iguaria local: puntarelle aglio e alici. Está aberto todos os dias – excepto aos domingos – das 17.30 às 23.10. O preço das suas especialidades, cerca de 6 euros, é médio. Dado o tamanho do local e a sua celebridade, a espera pode ser um pouco longa.

Dar Filettaro em Santa Bárbara
Caixa de Alimentos
O supplì, o tradicional croquete de arroz de tomate com queijo mozzarella stringy dentro, é talvez a comida de rua mais popular entre os romanos. A Food Box apresenta-se com uma barraca no Mercato Testaccio na Via Franklin, sob um telhado de vidro moderno e acima de um sítio arqueológico, como é frequentemente o caso em Roma. A oferta não se limita a suplantar com diferentes recheios. Há também alcachofras alla giudía e flores de aboborinha recheadas, todas a preços baixos inferiores a 10 euros. Está aberto todos os dias excepto ao domingo.

FoodBox Roma
AO Street Food Market Lab
Com sede na Via Pico della Mirandola, na banca 50 do Mercato Coperto, a sua cozinha baseada em produtos locais está constantemente em movimento. Participa nos mais famosos mercados alimentares de rua em Roma e arredores e está presente nos eventos mais importantes realizados na capital, desde o Rugby 6 Nações até à Fórmula E, desde o Show do Barco até à Noite das Velas. Experimente um dos seus hambúrgueres gourmet com a sua carne de alcatra em filetes: desde Augusto, com queijo provolone, cebola e bacon estaladiço, até ao Nerone picante. Os preços variam entre 8 euros e 11 euros.

AO Street Food Market Lab
No Camião de Alimentos Gourmino
Faz parte da comida de rua de Roma em quatro rodas: um camião de comida de rua em perfeito estilo vintage oferece cozinha itinerante, na melhor tradição dos camiões de comida em Roma. Muitas vezes, pode encontrá-lo na zona de Massimina e arredores, entre o lado sul da Via Aurelia e a Grande Raccordo Anulare, onde ele oferece aos clientes um almoço gourmet na estrada. As suas especialidades são o gnocchi servido com o tradicional molho de tomate e manjericão, a pita com pastrami e a clássica sandes de salsicha grelhada. O local perfeito para um almoço rápido com menos de 10 euros.

No Camião de Alimentos Gourmino
Pinsere
Como o seu nome sugere, a especialidade desta pizzaria é a pinsa, o típico pão achatado romano de forma oval, feito usando farinhas estritamente orgânicas. Aberto diariamente das 10h às 16h, excepto aos sábados e domingos, oferece preços que variam entre os 4 e os 6 euros. Oferece pinse em muitos sabores diferentes, desde o inovador stracchino, ciauscolo e cogumelos chiodini até ao clássico escarole e sultanas, para ser apreciado enquanto passeia, se não conseguir encontrar um lugar nas poucas mesas interiores e exteriores, que estão sempre cheias.

Pizzaria Pinsere
Dar Ciriola
Localizado na Via Pausania em Pigneto, é um pequeno lugar onde se pode encontrar ‘er pane der popolo romano’, baguetes recheados com recheios derivados de receitas tradicionais, a círiole. Seja com almôndegas em molho ou frango com pimentos, com bacon ou com cacio romano, o preço situa-se entre 5 e 6 euros cada. Aberto diariamente das 7 da manhã à meia-noite, faz uma pausa aos domingos, abrindo às 8 da manhã. Pode até conhecer a sua versão na estrada na rua, umaabelha vermelha-amarela distribuidora de círiole perfumada e saborosa.

Dar Ciriola