Quer explorar Berlim, mas a sua conta bancária é baixa? Não há problema, porque a capital alemã tem muitas aventuras por alguns cêntimos – pouco dinheiro, ou seja – ou mesmo actividades gratuitas. Leia aqui como experimentar a metrópole Spree autenticamente sem gastar uma fortuna.
Primeiro obtenha uma visão geral – com os 100 autocarros
Gostaria de fazer uma visita turística com o autocarro “salta-e-salta” – mas 30 euros parece demasiado caro? A visita turística de autocarro é mais barata em Berlim. Os autocarros da linha 100 e 200 jactos diários através do centro da cidade e passando por todos os pontos turísticos importantes. Os autocarros em linha 100 partem da estação do Jardim Zoológico de dez em dez minutos. O passeio passa pela Igreja Memorial e a Coluna da Vitória, o Palácio de Bellevue e a Porta de Brandenburgo, a Catedral de Berlim e a Fonte de Neptuno até Alexanderplatz. A linha 200 também corre entre o Zoo e Alex – mas via Potsdamer Platz e Philharmonie. Um passeio custa 3 euros. Dica: Apanhe um dos muitos autocarros de dois andares.

Autocarro turístico de Berlim
Basta dar um passeio
É certo que, por vezes, os condutores de autocarros de Berlim são bastante rápidos na estrada. Se não teve oportunidade de admirar a catedral ou a catedral em profundidade, faça o seu caminho através da cidade a pé. Comece na Alexanderplatz com a Torre de TV e o Relógio Mundial e siga Karl-Liebknecht-Straße passando pela Câmara Municipal Vermelha, a Igreja de Santa Maria, a Fonte de Neptuno, o novo Palácio da Cidade e a Catedral. Quando a rua se torna Unter den Linden, muda-se para o passeio plantado com árvores de linho e passeia-se pelas muitas pequenas lojas e bancas até ao venerável Hotel Adlon, através do Portão de Brandenburgo, brevemente para o Reichstag e o Memorial do Holocausto e para o Tiergarten.

Fonte de Neptuno
Entre o Oriente e o Ocidente
Ainda não há caminhadas suficientes? Uma caminhada ao longo da Trilha do Muro é uma das actividades livres em Berlim. Começamos na estação de comboios de Varsóvia e passamos pela Galeria Eastside. Durante 1,3 km, os artistas de rua transformaram os restos do Muro de Berlim em obras de arte criativas. O passeio continua até ao Checkpoint Charlie, a última “passagem de fronteira” entre Berlim Oriental e Ocidental, onde soldados disfarçados levam os visitantes numa viagem ao passado sem qualquer custo. Passando Potsdamer Platz e a Porta de Brandenburgo, chegará ao Memorial do Muro de Berlim, onde também poderá visitar gratuitamente os restos do Muro. A caminhada de aproximadamente quatro horas termina em Mauerpark.

Verifica o ponto Charlie
Um domingo em Mauerpark
Uma visita ao Mauerpark é obrigatória, especialmente no domingo. Depois é aqui que metade de Berlim se reúne para terminar o fim-de-semana de forma gratuita. De manhã, a partir das 10 horas da manhã, vai para a popular feira da ladra. Encontre roupas vintage, pratos de colecção, móveis antigos e tesouros escondidos e fortaleça-se com iguarias internacionais num dos camiões de comida de rua ou compre uma salada de caril na Konnopke na Eberswalder Straße. Quando os comerciantes fazem as malas por volta das 18 horas, aproveitem a noite na encosta à luz do pôr-do-sol; karaoke ao vivo incluído. Importante: Não se esqueça de um cobertor.

Feira da ladra no Mauerpark
Muito verde
Mas o Mauerpark não é de modo algum o único parque onde se pode descobrir o modo de vida berlinense de graça. O extenso jardim zoológico é famoso para além dos limites da cidade. Aqui pode jogar à bola ou badminton, relaxar e apanhar sol – na zona naturista também como Deus o fez -, acender o churrasco em zonas designadas ou desfrutar de uma cerveja gelada. Uma jóia em Mitte é o chique Weinbergspark, multicultural é Rehberge, mais acolhedor no parque na Weißen See. Ou patinar sobre a pista do antigo aeroporto de Tempelhofer Feld.

Volkspark am Weinberg
Desfrutar royally
Uma visita ao jardim do Palácio de Charlottenburg é também gratuita. A área espaçosa atrai visitantes com campos de flores coloridos e arranjos florais criativos. Dica especial: Visite o parque do castelo entre Maio e Novembro e procure as ovelhas. Na estação quente, assumem o trabalho de corte, mas são sempre utilizados noutros locais. As atracções gratuitas incluem também o Fórum Humboldt no Palácio da Cidade recentemente construído. Numerosas exposições e eventos são acessíveis aqui gratuitamente. Mas verifique previamente as condições na página inicial – as exposições e as oportunidades de entrada livre mudam a toda a hora.

Palácio de Charlottenburg
Multiculturalismo por pouco dinheiro
Cerca de 190 nacionalidades diferentes vivem em Berlim e enriquecem a capital alemã com a sua cultura. Descubra estas culturas e desfrute de iguarias internacionais, por exemplo, aos domingos no mercado alimentar de rua no Kulturbrauerei ou às quintas-feiras no Markthalle neun em Kreuzberg. Às terças-feiras pode encontrar especialidades orientais no mercado semanal turco em Maybachufer, em Kreuzberg.

Market Hall Nine
Festa a céu aberto
Festa de graça e fora? Claro que pode! No Verão, as raves espontâneas têm frequentemente lugar aos sábados à noite no Boxhagener Platz – Boxi, abreviadamente. No Spree, entre o Reichstag e a estação principal, os berlinenses e os latino-americanos abanam uma perna à salsa, bachata ou kizomba durante o fim-de-semana. Há também os festivais realmente grandes: o festival de Maio em Kreuzberg no dia 1 de Maio com bandas ao vivo garante um bom humor. O fim de semana do Carnaval das Culturas no Pentecostes mostra a diversidade e a coexistência pacífica de diferentes culturas. Na noite mais longa do ano, as bandas tocam por toda a cidade na Fête de la Musique. Com batidas fortes, os LGBTQ demonstram coloridamente a tolerância no fim-de-semana do Orgulho no CSD.

Carnaval das Culturas
Berlim cultura tardia
Depois de toda a azáfama, só quer desfrutar de uma cerveja gelada, mas salvar a si próprio o bar? A cultura do fim da noite em Berlim é notória para além das fronteiras da cidade. Spätis ou Spätshops são pequenos quiosques que têm tudo o que precisa para sobreviver ao fim-de-semana – mais uma vasta gama de bebidas. Alguns Spätis até se gabam de terem em stock mais tipos de cerveja do que muitos pubs bem abastecidos. Além disso, mesas e bancos em frente de muitos Spätis convidam-no a ficar – incluindo uma pequena conversa com um ou dois veteranos de Berlim. Quer ficar sóbrio? No Bergmannkiez de Kreuzberg, há o primeiro Späti sem álcool da cidade com Null Prozent.
Desta forma, estará fresco e em forma no dia seguinte para as muitas aventuras gratuitas que Berlim tem à sua espera.

Compras até tarde da noite