Metrópole cosmopolita, cena de clubes da moda e museus diversos – Berlim é uma cidade do mundo que encanta os seus visitantes. A cidade em si é tão diversa como os viajantes. Aqui, cidades antigas românticas encontram edifícios ultra-modernos, restaurantes requintados encontram pubs Urberliner e ruas comerciais encontram parques exuberantes. O mundo sempre olhou para a história espectacular de Berlim. O Muro já desapareceu há muito, mas a antiga separação da cidade ainda hoje pode ser sentida. A antiga parte ocidental da metrópole banhada em prosperidade. É possível ver as magníficas construções num passeio ao longo do famoso Kurfürstendamm. Após a queda do Muro, o antigo Oriente cinzento também se ergueu. Para além dos monumentos históricos, vale tanto a pena ver em Berlim que uma visita dificilmente é suficiente. Entre eles estão edifícios imponentes como o Portão de Brandenburgo ou a Torre de TV. Mas a cidade é também conhecida pela sua variedade de museus. Uma ilha inteira no coração da metrópole tem sido-lhes dedicada. Quer se trate de um museu ao ar livre, de um museu interactivo ou de exposições em mudança com obras de grandes mestres – Berlim faz bater mais depressa os corações de todos os amantes da cultura. E mesmo os mufleurs culturais encontrarão um museu na cidade de milhões que os inspirará. Depois dos famosos museus de Berlim fecharem as suas portas, começa a hora das corujas da noite. A capital é considerada a Meca para os amantes de bares e danças. Não admira, porque aqui há inúmeros concertos, festas e festivais. Quer se trate de um bar acolhedor de canto ou de um bar chique – aqui todos encontrarão o local certo para uma noite exuberante. O coração da cidade são as várias salas de concertos. Seja ao ar livre ou em salões impressionantes – aqui obterá algo para os seus ouvidos. E não importa se é fã de música clássica, pop moderna, batidas electrónicas ou sons de rock. Porque o “B gordo” também convence com a sua diversidade quando se trata de música. Para além de toda a cultura e do programa nocturno completo, o mais importante não deve faltar: uma boa refeição. Como já pode imaginar: Também aqui, a diversidade em vez da uniformidade está na ordem do dia. Quer seja o caril original de Berlim, que agora também está disponível em versões vegetarianas e vegan, ou um menu com estrelas Michelin – está praticamente estragado para escolha. Se gosta de jejum, vá a um dos muitos restaurantes de fast food. Mas aqueles que gostam da cozinha original encontrarão a refeição perfeita nos restaurantes de fusão. Os estabelecimentos de restauração de todos os estilos estão a surgir como cogumelos na capital.
Desfruta das informações mais importantes sobre o destino em formato de audioguia!
A melhor altura para viajar
Primavera, Verão, Outono ou Inverno – a metrópole tem algo para cada estação do ano. Porque há sempre algo a acontecer aqui. No Verão, a capital é um destino popular para os viajantes da cidade. Depois de mergulhar nos destaques culturais, um mergulho na água refrescante é tentador. No Outono, os viajantes entregam-se a uma mistura de actividades interiores e exteriores. Seja flexível e adapte as suas actividades de lazer à previsão do tempo. Berlim tem a actividade de lazer adequada para todas as condições meteorológicas. O cheiro de vinho com mulas e luzes cintilantes que iluminam ruas inteiras encanta os turistas no Inverno em Berlim, juntamente com os românticos mercados de Natal, por vezes com trajes medievais, por vezes ultra-modernos. A Primavera em Berlim traz salpicos de cor para a cidade. As flores florescem por todo o lado e os parques são um destino popular – tanto para os visitantes como para os habitantes locais.
março – junho Quando os primeiros raios de sol aquecem a capital, esta ganha cor. Os cafés e restaurantes abrem os seus terraços e as flores primaveris empurram as suas cabeças para fora do chão. Aqui e ali, o primeiro gelado é lambido e os caminhantes são atraídos para os espaços verdes de Berlim.
Clima
20 de março é o início oficial da primavera. Não há garantias de sol, mas as temperaturas estão gradualmente a subir. As temperaturas médias entre os 9 e os 19 °C mostram como a primavera pode ser variável em Berlim.
Eventos e festividades
Desde as festas da Páscoa até às feiras de diversões e concertos ao ar livre, a primavera traz muitos festivais à metrópole. O Coelhinho da Páscoa esconde surpresas por toda a Berlim. A estação é devidamente celebrada durante a floração das árvores britânicas. No final da primavera, os fãs de música são atraídos para o festival de música Tempelhof Sounds.
Evolução dos preços
Como não são muitos os viajantes urbanos que se deslocam a Berlim na primavera, com um pouco de sorte podes esperar pechinchas baratas. Além disso, a cidade ainda não está tão cheia e podes apreciar as vistas sem as multidões.
junho – setembro verão, sol, praia e lago. Na estação quente, as piscinas exteriores e os lagos de banho proporcionam um refresco. Além disso, a área circundante atrai visitantes com uma multidão de belas águas. O verão é também a época das festas de rua e dos festivais na capital.
Clima
Desde as altas temperaturas estivais de mais de 30 °C até aos suaves 18 °C: o verão em Berlim tem de tudo.
Eventos e festividades
A Fete de la Musique anuncia o início do verão em Berlim. Em toda a cidade, a música é tocada nas ruas, praças e parques. Quer se trate de músicos amadores ou profissionais, o dia 21 de Junho será assinalado grosseiramente no calendário. Além disso, pode festejar no Festival de Kreuzberg no Verão. Ou podes admirar a arte da capital no festival de arte 48 Stunden Neukölln.
Evolução dos preços
O verão é considerado a melhor altura para visitar Berlim. Portanto, os preços dos bilhetes de avião e do alojamento sobem durante a estação quente. Os parques e as ruas estão cheios e deixam espaço para conheceres novas pessoas e fazeres amigos.
setembro – dezembro Folhas coloridas, temperaturas agradavelmente amenas e papagaios coloridos no ar. O outono em Berlim evoca uma atmosfera quase mágica na capital.
Clima
Calções e uma t-shirt, bem como um impermeável e galochas – é a bagagem perfeita para os meses mutáveis de outono. Alguns dias surpreendem com um belo sol e temperaturas superiores a 20 °C. Outros deixam a chuva cair do céu e proporcionam o ponto de partida perfeito para visitas a museus com temperaturas mais frescas.
Eventos e festividades
Os berlinenses não deixam que o tempo mais frio estrague as suas celebrações. Demonstra-o habilmente com a espetacular Festa das Luzes, em outubro, ou com a Festa dos Papagaios Gigantes, no Tempelhofer Feld, em setembro.
Evolução dos preços
Quando as temperaturas descem, os preços dos voos e dos alojamentos também baixam. Só durante as férias de Outono é que aumentam ligeiramente. O outono é a altura do ano ideal para desfrutar de Berlim longe das multidões de turistas.
dezembro – março Ruas cobertas de neve e românticos telhados brancos – é o que muitas pessoas pensam quando pensam na estação fria. As coisas raramente parecem tão parecidas com fadas na capital. Mas os berlinenses sabem aproveitar ao máximo o céu cinzento e os dias cada vez mais curtos.
Clima
No inverno, a capital é fresca e frequentemente chuvosa. A temperatura média é de 5 °C. Faz as malas com as tuas roupas de inverno preferidas e explora os mercados de Natal da capital, que são perfeitos.
Eventos e festividades
Também em Berlim, o inverno é para celebrar o amor. E Berlim também mostra a sua diversidade nesta altura do ano. Muitos mercados de Natal já estão abertos na última semana de Novembro. Quer seja romântico e pequeno ou grande e com atracções emocionantes – cada berlinense celebra o Advento à sua própria maneira. Faça o mesmo por eles. O ano chega a um fim espectacular em Berlim. Inúmeros eventos de Ano Novo permitem-te terminar o ano em grande.
Evolução dos preços
A véspera de Ano Novo em Berlim é um acontecimento que ficará para sempre na tua memória. Especialmente durante as férias, os preços no aumento de capital. Pode encontrar ofertas atractivas em torno destas. Outro ponto positivo no inverno: Podes maravilhar-te com as paisagens exteriores quase sozinho.
O que podes ver e fazer
Como lá chegar a partir do aeroporto
O novo aeroporto de BER tem estado em todos os meios de comunicação social. Após um período de construção um pouco mais longo do que o previsto, acolhe agora os visitantes de Berlim com o seu encanto moderno. Encontra facilmente sinalizadas as estações de táxi, os fornecedores de aluguer de automóveis ou os transportes públicos locais.