Barcelona é uma cidade tão rica em nuances que, quando se trata de pensar em actividades para desfrutar nas férias, é isso que vem primeiro: a variedade. Em Barcelona pode fazer outras viagens dentro da sua visita: desde viajar no tempo até à versão medieval da cidade com um passeio nocturno pelo Bairro Gótico até à cidade modernista com a arquitectura do grande Antoni Gaudí. E, claro, também pode levar o seu sentido de gosto na expedição com as paellas de Barceloneta ou com as tapas de Poble Sec. Está tudo aqui, para que possa montar o seu próprio itinerário.

Andar à noite no Bairro Gótico

O encanto medieval do Bairro Gótico de Barcelona assume uma magia especial à noite, quando nos podemos transportar de volta aos anos em que estava completamente murado. De facto, a Barcelona medieval era apenas o que é hoje conhecido como o Bairro Gótico, até que começou a crescer e a expandir-se e as suas paredes tiveram de ser demolidas.

Para desfrutar da verdadeira magia medieval de Barcelona, os melhores lugares a visitar são a zona da catedral, Plaça del Rei, Plaça Reial e El Call, o antigo bairro judeu.

Pont del Bisbe

Pont del Bisbe

Escalada dos bunkers do Carmelo

Longe do que o seu nome possa sugerir, não estará aqui fechado no subsolo. Pelo contrário, o que irá encontrar é um ponto de vista que oferece vistas incríveis da cidade. Curiosamente, embora popularmente conhecidos como os bunkers do Carmelo, não existe nenhum abrigo subterrâneo no topo desta colina.

O que este site sabia na sua história eram baterias antiaéreas durante a guerra civil e, mais tarde, albergava os bairros de lata de pessoas carenciadas que não tinham onde viver. Um pequeno museu no site conta esta história em particular. Após décadas de negligência, os bunkers do Carmelo são hoje um ponto obrigatório para os visitantes de Barcelona que procuram descobrir todos os seus segredos.

Ao descer, não se esqueça de comer algumas patatas bravas no Bar Delicias. São os melhores de Barcelona.

Ponto de vista dos bunkers do Carmelo

Ponto de vista dos bunkers do Carmelo

Comendo paella em Barceloneta

O bairro de Barceloneta tem o seu encanto como uma antiga zona de pesca com alguns dos melhores restaurantes de marisco, peixe e paella da cidade.

O litoral de Barcelona alberga uma grande variedade de opções gastronómicas, mas se quiser comer bem e mais barato, pode evitar os restaurantes à beira-mar: há ainda melhores opções por menos dinheiro algumas ruas do interior. Se preferir comer igualmente bem, mas de frente para o mar, terá de pagar um pouco mais.

Dica: se quiser comer uma boa paella em Barcelona, evite os Ramblas.

Paella em Barceloneta

Paella em Barceloneta

Passeio e bebidas no bairro da Gracia

Foi uma vila medieval próxima da capital até ao final do século XIX, quando o Eixample foi construído, quando se tornou parte de Barcelona, mas mantendo sempre o seu encanto único. Gracia é um bairro diferente e ideal para um agradável passeio à tarde, onde se pode sentir a vida local e ficar para jantar nos seus muitos restaurantes ou ir beber um copo nos seus bares de pedra, salsa, electrónicos ou indie. Se ficar no centro, apanhe o metro e saia na paragem Fontana (linha verde) ou Joanic (linha amarela). E deixe-se ir.

Bairro de Gràcia

Bairro de Gràcia

Visitando a Sagrada Família

Antoni Gaudí dedicou praticamente toda a sua vida a conceber e construir esta igreja. Propôs-se a fazer nada menos do que criar um edifício que não se parecesse muito com um edifício, mas sim recriar uma floresta, adoptando formas orgânicas, fluidas e típicas da natureza. Embora, como é sabido, o templo ainda esteja em construção (desde 1882!), isto não diminui de forma alguma a sua capacidade de deixar qualquer visitante com medo. E isto é verdade tanto para o seu exterior como para o seu interior. Do exterior, pode apreciar as suas duas fachadas elaboradas e detalhadas, com uma série de esculturas deslumbrantes, e as suas torres altas. Se decidir visitar também o interior, o que definitivamente recomendamos, é preferível comprar os seus bilhetes online para evitar problemas de capacidade e longas esperas.

Basílica da Sagrada Família

Basílica da Sagrada Família

Tapas em Poble Sec

Se quiser sair para comer tapas nos bairros de Barcelona, a melhor opção é Poble Sec, especialmente os lugares em redor da Carrer Blai e arredores. Opções gastronómicas de todos os tipos e regiões: do Japão ao Peru, claro, incluindo as melhores alternativas da cozinha catalã e espanhola em geral.

Para além das tapas, Poble Sec também oferece uma grande variedade de restaurantes italianos que servem massas e pizzas, hambúrgueres e carnes grelhadas, para que possa vaguear pelas ruas e experimentar tudo.

E em Poble Sec encontrará sempre preços mais baratos do que em restaurantes no centro da cidade.

Tapas em Poble Sec

Tapas em Poble Sec

À descoberta dos encantos multiculturais da Raval

De todos os bairros de Barcelona, o Raval é sem dúvida o mais multicultural e diversificado. A cultura muçulmana é predominante, especialmente do Paquistão e Marrocos, para que se possa aprender os segredos da sua cozinha requintada e apimentada, e absorver os seus costumes e vestes.

Na Raval verá também muitos representantes das comunidades filipina, chinesa e vietnamita, entre muitas outras que fazem deste canto da cidade um dos mais ricos e cativantes.

El Raval

El Raval

Visitar o Templo de Augusto

Quando Barcelona foi chamada Barcino e era uma das muitas cidades dentro da órbita do Império Romano, o que agora é a Plaça Sant Jaume era o Fórum e o que resta dele faz parte do Templo de Augusto, um recinto dedicado ao culto do imperador.

Pode ser visitado gratuitamente para ver a magnificência e grandiosidade da arquitectura romana nas suas colunas. E viajar no tempo por um momento, para Barcelona Romana.

Templo de Augusto em Barcelona

Templo de Augusto em Barcelona

Ver a Casa Battló

Não se pode sair de Barcelona sem ver a casa mais famosa construída por Antoni Gaudí: Casa Batlló. Localizada no coração de Paseo de Gracia, uma das mais belas ruas da cidade, foi construída por ordem de um empresário têxtil com o mesmo nome.

Na sua famosa fachada, Gaudí recria o mito de São Jorge lutando contra o dragão de uma forma muito original que nunca ninguém tinha pensado antes. No interior, toda a decoração é concebida com motivos marítimos.

Não é um bilhete barato, mas vale a pena pagar por ele. Só na Casa Battló poderá viajar, do mesmo lugar, para mundos que pensa existirem apenas na literatura. Estará perdido a meio caminho entre Alice’s Wonderland e Tolkien’s Shire.

A Casa Battló de Gaudí

A Casa Battló de Gaudí

Passeando pelo mercado da Boqueria

Um dos mais belos mercados em Espanha e provavelmente no mundo. Cada barraca em si conta uma história familiar e aqui encontrará não só produtos locais frescos, mas também iguarias de todo o mundo – uma variedade raramente encontrada num mercado.

É uma boa oportunidade para dar um passeio gastronómico e apreciar bons vinhos e cavas nos bares próximos. Não se esqueça de visitar as bancas nos fundos do mercado, onde as pessoas que vivem em Barcelona vão comprar vegetais, carne e peixe, pois é uma boa oportunidade para ter uma ideia da vida local.

Mercado da Boqueria

Mercado da Boqueria

Visitar Els Encants

Els Encants é um dos mais antigos mercados de pulgas do mundo e em Barcelona realiza-se na Plaça Glòries, reunindo o moderno e o clássico num só lugar. Neste mercado encontrará antiguidades e raridades de todo o tipo, e poderá exercer as suas capacidades de regateio.

E à volta da praça podem-se ver alguns dos edifícios tecnológicos mais importantes de Barcelona, constituindo o icónico “22@ Distrito”, o distrito tecnológico da cidade.

Mercado de Encants

Mercado de Encants

Escalada de Tibidabo

As melhores vistas panorâmicas de Barcelona estão no topo de Tibidabo, a montanha que coroa e vigia a cidade por trás, do lado oposto ao mar. Uma vez no topo, pode visitar o impressionante Templo do Sagrado Coração, que pode ser visto de qualquer ponto em Barcelona, e também divertir-se num espectacular parque de diversões.

A melhor maneira de escalar Tibidabo é por funicular, um deslumbrante passeio onde descobrirá outras vistas panorâmicas. Se quiser a opção mais barata, pode apanhar o autocarro T2A.

Miradouro de Tibidabo

Miradouro de Tibidabo

Ver um jogo do FC Barcelona

O FC Barcelona é uma das maiores equipas de futebol da Europa e do mundo. Quer siga todos os grandes jogos de futebol ou prefira outros desportos, uma visita ao Camp Nou, o maior estádio da Europa (pode acolher quase 100.000 adeptos!), enriquece a experiência de qualquer viajante.

A melhor maneira de o fazer é assistir a um jogo de futebol, sentir o encanto dos adeptos ao vivo e directo. Se for durante a semana, de terça-feira a quinta-feira, poderá coincidir com um jogo da Taça Barça (Liga dos Campeões ou Liga Europa). E se for no fim-de-semana, provavelmente poderá desfrutar de um jogo da liga espanhola.

E não perca o Museu Barça, onde todos os troféus que o clube ganhou ao longo da sua história, camisas antigas e fotografias históricas estão em exposição.

Estádio Camp Nou

Estádio Camp Nou