A Espanha tem tanto para ver, saber, descobrir, tocar e provar que é francamente inesgotável. Uma visita não é suficiente e será o próprio país que o convidará a voltar sempre de novo. Porque se apaixonará pela sua história, pelas suas praias, pelo seu ambiente natural, pela sua gastronomia e pelo seu modo de vida ao ar livre.

Passear em Barcelona num Sant Jordi

A Primavera em Barcelona é a estação ideal para passear pelos bairros da fascinante capital catalã e descobrir todos os seus encantos medievais, modernistas e contemporâneos. Mas se há um dia em que a cidade é perfeita para caminhar, é sem dúvida a cada 23 de Abril, quando é celebrada Sant JordiAs ruas da cidade estão cheias de barracas e bancas de rua de editoras, livrarias e instituições, com visitas de autores de sucesso, concertos e actividades ao ar livre, e muitos livros a preços com grandes descontos.

Dia de Sant Jordi

Dia de Sant Jordi

Visita ao Museu do Prado em Madrid

É difícil escolher apenas um museu como um museu obrigatório em Espanha, uma vez que o país é rico em muitas destas instituições com colecções únicas. Mas se só vai entrar num museu durante as suas férias, tem de ser El Prado em Madrid, porque alberga a colecção de arte mais valiosa de toda a Espanha. E há muitos exemplos: Velázquez’s Las Meninas, Goya’s Black Paintings, Bosch’s The Garden of Earthly Delights e El Greco’s The Knight with his Hand on his Chest. Recomendamos que tire um dia ou meio dia para o explorar à sua vontade e apreciar toda a riqueza deste museu, que é único no mundo.

Museu Nacional do Prado

Museu Nacional do Prado

Comendo paella em Valência

Nos últimos anos, os pratos de paella e arroz tornaram-se o prato mais típico de Espanha, a marca gastronómica do país. E isto tem significado que paellas requintadas podem ser comidas em todo o lado, não só nas cidades e vilas ao longo da costa, mas também em Madrid. Mas se há um lugar onde é preciso ir para experimentar a paella, é Valência, onde foi criada, tanto na capital da comunidade autónoma como um todo, como em muitas zonas do interior. Arroz preto, arroz a banda, arroz cozido, arroz caldoso e muitas outras variações esperam por si, sempre acompanhados de bons vinhos espanhóis, dos quais há muitos: Ribera del Duero, Albariño, Rioja, Penedés e Somontano.

Paella valenciana

Paella valenciana

Conhecer uma das maiores cidades antigas da Europa.

Muitas cidades espanholas têm bairros medievais de grande importância e de valor arquitectónico, histórico e patrimonial inestimável. Mas a maior de todas encontra-se na cidade de Sevilha e cobre uma área de quase 4 km, tornando-a uma das maiores preservadas da Europa, depois de Veneza e Génova. Na sua cidade antiga, Sevilha guarda um valor único em monumentos, ruas, igrejas e praças para passear vezes sem conta, para conhecer e desfrutar o máximo possível durante a sua estadia em Espanha.

Catedral de Sevilha

Catedral de Sevilha

Viver a fiesta de San Fermín

De 6 a 14 de Julho, a cidade de Pamplona, a capital da Comunidade Autónoma de Navarra, celebra a festa de San Fermín ou Sanfermines, como são popularmente conhecidas. É uma das festas mais populares do mundo, com corridas de touros e touradas, danças e celebrações populares nas ruas da cidade e uma atmosfera de excitação e diversão raramente vista antes. Até Ernest Hemingway, o famoso escritor americano, se apaixonou por este evento e dedicou-lhe o seu livro Fiesta, razão pela qual hoje o seu rosto é imortalizado numa escultura fora da arena de touros. Um festival para se vestir de branco, usar o lenço vermelho tradicional à volta do pescoço e desfrutar com a sua família ou amigos.

Festas de San Fermín

Festas de San Fermín

Fazendo o Caminho de Santiago

O famoso Caminho de Santiago é a rota de caminhadas mais antiga e famosa do mundo e tem em Espanha um rico itinerário de locais a caminho da meta na cidade galega que lhe dá o seu nome. Há muitas maneiras de o fazer e muitas secções por onde começar: pode fazer tudo a pé, parte a pé ou de bicicleta ou completamente de bicicleta. E, claro, pode desfrutar dos albergues e instalações que se encontram na estrada e que são especialmente preparados para os peregrinos que a percorrem. Se gosta de passear e de passear ao ar livre, o Caminho de Santiago é um evento único na vida e pode aproveitar ao máximo as suas férias em Espanha para o experimentar.

O Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago

Visite a Alhambra em Granada

De todos os edifícios e monumentos históricos em Espanha, o Alhambra em Granada é uma visita inevitável e essencial, e não é por acaso que é o mais procurado pelos turistas de todo o mundo. Trata-se de um grupo de palácios e edifícios construídos durante o período de domínio muçulmano da região e que serviu durante muito tempo como sede do reino Nasrid e, mais tarde, como residência real após a reconquista cristã. Hoje é uma verdadeira obra de arte com os seus jardins, detalhes arquitectónicos e riqueza sem precedentes na história espanhola. É aconselhável obter o seu bilhete, seja com uma visita oficial guiada ou com um guia áudio, com a maior antecedência possível, dada a elevada procura ao longo do ano.

Alhambra de Granada

Alhambra de Granada

Contemplação do Aqueduto de Segóvia

O território onde Espanha se encontra actualmente foi, durante muitas décadas, uma província romana e o grande império deixou a sua marca em muitas populações, tanto nas grandes cidades como nas pequenas cidades. E há inúmeros exemplos de como esta influência foi importante em todo o país, mas em nenhum outro lugar mais claramente do que no espectacular Aqueduto de Segóvia. Construído no século II d.C. C. é uma obra de tal perfeição arquitectónica que serviu de aqueduto para o transporte de água de Segóvia até 1973, quando uma nova obra hidráulica foi realizada e o local se tornou uma atracção turística. A parte mais visível deste grande monumento romano é a secção dos arcos que atravessa a Plaza del Azoguejo.

Aqueduto de Segóvia

Aqueduto de Segóvia

Passeio de carro pelas Ilhas Baleares

Mallorca, Menorca, Ibiza e Formentera são as quatro ilhas que compõem as Ilhas Baleares, às quais se pode chegar de avião ou ferry a partir de diferentes partes de Espanha. Se chegar de avião, a melhor coisa a fazer é alugar um carro e ir com calma, pois só de carro poderá aceder a enseadas paradisíacas localizadas em falésias altas ou em zonas muito baixas e profundas. Se tiver alugado um carro em Barcelona, pode levá-lo no ferry e utilizá-lo sem qualquer problema para viajar pelas ilhas. Cada um tem o seu encanto especial, por isso recomendamos que reserve pelo menos uma semana para visitar os quatro.

Estrada de Sa Calobra

Estrada de Sa Calobra

Desfrute do encanto único de Lanzarote

As outras ilhas famosas de Espanha são as Ilhas Canárias, onde o clima é mais próximo do calor de África ou dos trópicos e onde as temperaturas são elevadas praticamente durante todo o ano, tornando-as um destino perfeito para desfrutar do mar e das praias. De todos os locais nas Ilhas Canárias, o que mais recomendamos pela sua singularidade e beleza é Lanzarote, com a sua geografia vulcânica, a sua fauna exótica e única e as suas águas turquesa.

Golfo de Lanzarote

Golfo de Lanzarote

Comer mariscos na Galiza

Temos dito que a gastronomia desempenha um papel muito importante na cultura espanhola e que é uma experiência fundamental nas suas férias na península. E os mariscos são abundantes ao longo da costa e podem ser consumidos de boa qualidade em muitas regiões, mas em parte alguma atinge um nível tão sublime como na Galiza. Pontevedra, Vigo, A Coruña e outras regiões galegas são destinos essenciais para polvos, cracas, caranguejos, lagostins, caranguejos e vieiras.

Polvo da Galiza

Polvo da Galiza

Ver Barça-Madrid no Bernabeu ou no Camp Nou

Duas das maiores equipas do futebol mundial são de Espanha e estão sediadas nas duas maiores cidades do país. Por um lado, o Real Madrid e o seu estádio Santiago Bernabéu, com muita história atrás de si, o que mais vitórias conquistou em ligas e competições europeias, com a sua tradicional cor branca. Do outro lado, o Barcelona Football Club, que joga o seu campo de jogo no Camp Nou e teve nas suas fileiras os dois melhores jogadores de futebol da história: Diego Armando Maradona e Lionel Messi. Visitar um dos dois estádios, visitar as suas instalações e ver os troféus nos seus respectivos museus é uma experiência imperdível se for um amante de futebol. Mas se, além disso, fizer a sua visita coincidir com um jogo clássico e puder ir vê-lo ao vivo num dos dois estádios.

Estádio Santiago Bernabéu

Estádio Santiago Bernabéu