A França tem uma grande variedade de paisagens, desde o litoral até aos vales, campos e montanhas. Não tem a certeza do que visitar primeiro? Esta selecção das melhores coisas para ver e fazer em França irá ajudá-lo a planear a sua estadia. Aqui estão 15 das atracções mais bem classificadas em França. Se estiver a pensar quantos dias passar em França, não hesite em planear durante três semanas, para que possa desfrutar de cada passo.

Paris, a Cidade da Luz

A capital é o lar das atracções mais bem classificadas em França. Para citar apenas alguns, pode admirar a Torre Eiffel, visite o Louvre, fazer um cruzeiro no Sena, passear pelas ruas do Marais e do distrito de Saint-Germain-des-Prés… Esta cidade histórica e cultural é também o local ideal para sair, para provar a gastronomia e para fazer compras. Romântico, far-lhe-á viver momentos mágicos no amor. Mas também está cheia de actividades para as famílias. Permitir pelo menos cinco dias para explorar os segredos da vida parisiense.

Paris

Paris

O Palácio de Versalhes e os seus jardins

Aproveite a sua estadia em Paris para visitar o Château de Versailles. Planear uma viagem de um dia, como há tanto para descobrir. Um modesto pavilhão de caça, a propriedade de Versalhes foi alargada pelo Rei Luís XIV. Confiou o trabalho a Louis Le Vau, e depois a Hardouin-Mansart, que criou o famoso Salão dos Espelhos. O castelo tem 2.300 quartos, incluindo os apartamentos do rei e da rainha. Continue a sua visita através dos jardins do Nôtre, com a sua perspectiva grandiosa e soberba de fontes e bosques. Acabar com o Petit Trianon e o Hamlet da Rainha.

Palácio de Versalhes

Palácio de Versalhes

As falésias de Étretat

Não muito longe de Paris estão as falésias calcárias de Étretat, na Haute-Normandie. A sua beleza selvagem e austera inspirou grandes escritores como Maupassant ou Maurice Leblanc, na sua série de aventuras de Arsène Lupin. Ficará surpreendido com a verticalidade destas imponentes falésias brancas. O portão a jusante é impressionante com o seu arco erodido e a sua agulha de 51m de altura. Continuar a caminhada até ao Manneporte, outro grande arco que se abre para o mar. Do outro lado, no topo do penhasco de Amont, terá uma magnífica panorâmica sobre a baía.

Penhascos de Étretat

Penhascos de Étretat

Monte Saint-Michel

Esta abadia medieval, situada numa ilhota rochosa no meio do mar, exprime toda a força da natureza. O sítio é um Património Mundial da UNESCO. As muralhas fortificadas albergam uma aldeia do século XI, onde se encontram pequenas lojas e a famosa Mother Poulard Inn. Este discurso histórico serve deliciosas omeletes inchadas e vende excelentes bolachas de manteiga. À volta do Monte fica a baía, com belas praias e prados onde as vacas e ovelhas pastam. A linha costeira é ideal para caminhar e andar de bicicleta.

Monte Saint-Michel

Monte Saint-Michel

Saint-Malo: a cidade dos corsários

A poucos quilómetros de Mont-Saint-Michel, a cidade de Saint-Malo é uma soberba estância balnear. Todos fortificados com muros, parece um navio de pedra a defender a boca do Rance. Saint-Malo tem uma longa história marítima. Foi a partir daqui que Jacques Cartier partiu para o Canadá. Os corsários Duguay-Trouin e Surcouf também contribuíram para a sua fama. Um passeio ao longo das muralhas é uma obrigação. Atravesse a Rance para ver o pequeno resort de Dinard e a sua bonita praia de l’Écluse.

Saint-Malo

Saint-Malo

Os castelos do Vale do Loire

Em seguida, dirigir-se para o Loire e seus castelos, jóias da Renascença. O Château de Chenonceau é o mais popular e o mais visitado. Foi rebaptizado Château des Dames por ter sido o lar de Catherine de Medici e Diane de Poitiers. Ficará sob o encanto dos seus jardins, da sua arquitectura original, elevada acima da Cher e da sua decoração elegante. O Château de Chambord, símbolo do poder de François Iᵉʳ, tem tudo a ver com excesso. O castelo é um Património Mundial da UNESCO e tem o maior parque amuralhado da Europa, onde se pode deparar com alguns cervos.

Castelo de Chenonceau

Castelo de Chenonceau

A Duna de Pilat e a Bacia de Arcachon

Esta duna, com 102 metros de altura, é a mais alta da Europa. Este local natural e protegido, situado à entrada da bacia de Arcachon, é notável. Esta longa duna oferece um contraste surpreendente entre o mar e a floresta. Continuar esta fuga na costa da Aquitânia para atravessar a bacia de Arcachon, para admirar a Île aux oiseaux e as casas dos pescadores em palafitas. Pode-se saborear deliciosas ostras em Cap Ferret e canelés de Bordeaux, pequenos bolos com crosta caramelizada, aromatizados com rum e baunilha.

Duna do Pilat

Duna do Pilat

Rocamadour, uma bela cidade medieval

Se continuar a sua viagem em direcção ao Mediterrâneo, pode parar em Rocamadour. Esta cidade medieval do Lote foi votada como uma das mais belas aldeias de França. Ficará surpreendido com este sítio vertical e majestoso. O seu castelo está agarrado ao topo de um penhasco. Numa escala no Caminho de Santiago de Compostela, muitos peregrinos cristãos vêm aqui admirar a famosa Madona Negra no santuário empoleirado no topo da rocha. A aldeia é linda e irá gostar de passear pelas suas ruas calcetadas.

Rocamadour

Rocamadour

A Pont du Gard, um monumento Galo-Romano

Este antigo monumento é o local mais visitado em França. Esta ponte-aqueduto foi construída pelos romanos no primeiro século AD. Com uma altura de 49 m e um comprimento de 275 m, é excepcional nas suas dimensões. O seu excelente estado de conservação é especialmente notável! É a única ponte antiga de três andares ainda de pé. Forneceu água à cidade de Nîmes, onde se pode admirar outros restos romanos, como a arena e a Maison Carrée.

Pont du Gard

Pont du Gard

Andar a cavalo no Camargue

Esta região natural e selvagem está localizada no delta do Ródano, perto do Mar Mediterrâneo. Nas estradas encontrará cavalos brancos de pêlo louro e touros acompanhados pelos pastores nas quintas com um toque ocidental. Uma das melhores formas de visitar os pântanos e lagoas à beira-mar é a cavalo. No seu caminho, encontrará colónias de flamingos, que aqui ficam em busca da sua comida preferida: camarão. Com certeza que se apaixonará pela bela Camargue.

Parque Natural Regional de Camargue

Parque Natural Regional de Camargue

Marselha e os seus ribeirões

Depois partiu para descobrir a cosmopolita cidade de Marselha e passear pelos mercados e pelo velho porto. O animado distrito de Panier é ideal para uma pausa gastronómica, seguida de uma visita ao Mucem, um museu dedicado ao Mediterrâneo. Subir ao topo do monte Garde para ver a basílica e desfrutar de uma vista de 360° de Marselha e do mar. Pode então fazer caminhadas e nadar no Parque Nacional de Calanques. Vá bem equipado para desfrutar das paisagens selvagens e da água turquesa: leve água, bons sapatos e proteja-se do sol!

Calanque d'En-vau

Calanque d’En-vau

A Córsega e as falésias de Bonifacio

A partir de Marselha, pode voar para o aeroporto de Figari no sul da Córsega. Se preferir ir de barco, terá de apanhar o ferry em Toulon. A Córsega oferece esplêndidas paisagens selvagens entre o mar e as montanhas. A praia de Palombaggia, junto a Porto Vecchio, é esplêndida com as suas águas transparentes e areia branca. Em Bonifacio, as falésias são de cortar a respiração. É aconselhável fazer uma viagem de barco para os ver do mar.

Falésias de Bonifácio

Falésias de Bonifácio

Desportos náuticos na Garganta do Verdon

De volta à Provença, as Gargantas do Verdon oferecem uma estadia agradável e uma vista de cortar a respiração. Encontram-se entre as mais belas paisagens francesas. Um largo desfiladeiro abre-se espectacularmente sobre o rio Verdon, cuja água é uma bela cor de esmeralda. Os desportistas e amantes da natureza ficarão aqui encantados. Muitos desportos aquáticos estão disponíveis: vela, caiaque, rafting, esqui aquático… Esta etapa será inesquecível.

Gargantas do Verdon

Gargantas do Verdon

Annecy, entre lago e montanhas

Apelidada de “Veneza dos Alpes” por causa dos seus canais, Annecy promete uma lufada de ar fresco. A cidade é um verdadeiro refúgio de paz. Vai gostar de descobrir o seu centro histórico da cidade e o seu castelo e de caminhar ao longo do lago. O ritmo de vida é moderno e atarefado. Pode desfrutar de desportos aquáticos e caminhadas nas montanhas. No Inverno, as estâncias de esqui não estão longe! Aqui encontrará uma vida ideal ao ar livre, e desfrute da generosa cozinha Savoyard.

Annecy

Annecy

Estrasburgo, metrópole europeia

Casa do Parlamento Europeu, Estrasburgo é uma das melhores cidades a visitar em França. Estudante, europeia e dinâmica, esta cidade tem uma cultura e uma arquitectura com influências alemãs e francesas. No centro da cidade, visitar a catedral gótica. Todos os dias às 12.30 h, pode admirar o espectáculo de autómatos do seu relógio astronómico. Do topo da torre do sino tem uma vista panorâmica do Reno. Depois vagueia pelo distrito da Petite France, admirando as casas de meia esquina e as ruas empedradas ao longo da orla.

Gostou desta pequena viagem a França? Agora é a sua vez de planear o seu itinerário das melhores coisas a fazer em França.

Estrasburgo

Estrasburgo