Madrid oferece tantas actividades, lugares, experiências e descobertas diariamente e em tantos bairros que é inesgotável, uma das cidades europeias mais activas e animadas do momento. Desde o primeiro minuto, a capital espanhola faz o visitante sentir toda a opulência do seu património arquitectónico, histórico, gastronómico, social e cultural. As férias em Madrid são a altura perfeita para fazer muitos planos que são totalmente diferentes uns dos outros, mas que convergem na mesma cidade.
Um dia no El Prado
Madrid tem muitos grandes museus com colecções únicas, mas há um que é obrigatório ver durante a sua estadia. O Museo del Prado, um dos museus mais importantes do mundo, que tem obras da estatura de The Three Graces, de Rubens; El caballero de la mano en el pecho, de El Greco, La maja desnuda e El 3 de mayo en Madrid, de Goya, El jardín de las delicias, de Bosch, e Las meninas, de Velázquez. A admissão geral custa 15 euros.

Museu Nacional do Prado
O Madrid dos Habsburgos e o Madrid dos Bourbons
A riqueza da história e da arquitectura de Madrid é realçada por dois percursos igualmente impressionantes. O primeiro é o de Hapsburg Madrid, com todos os edifícios que sobrevivem dos anos em que os Habsburgos reinaram: Plaza Mayor, Plaza de Oriente e Plaza de la Villa, como núcleos centrais de muitos edifícios, praças e ruas dos séculos XVI e XVII. A segunda é a rota do Madrid dos Bourbons, a dinastia que sucedeu à Casa dos Habsburgos, com os seus pontos fundamentais na Calle de la Montera, a Academia Real de Belas Artes de San Fernando, o Oratório Real do Caballero de Gracia, a Igreja de San José e a Praça de Cibeles, entre outros. Há muitas opções de visitas guiadas gratuitas ao longo de ambas as rotas, o que pode ser feito deixando uma dica no final.

Plaza de La Villa
Tapas no Mercado de San Miguel
No centro da cidade encontra-se o Mercado de San Miguel, um must para todos os amantes da boa comida e do vinho. Este é um dos mercados mais famosos de Madrid, todos cobertos, com a sua arquitectura de ferro particular e bem conhecida e mais de 30 barracas de comida de diferentes partes do mundo. A cozinha espanhola é, evidentemente, um ponto alto. Aí pode provar os pratos mais típicos da península: marisco galego, presunto ibérico, queijos Manchego e muito mais. E, claro, as mais variadas castas cultivadas no país, com vinhos de todas as regiões de Espanha concentrados num só local: Rioja, Somontano, Priorat, Vilafranca, Ribera del Duero e muitas mais. Ideal para tapas à hora de almoço ou à noite. O preço médio de uma tapa com um copo de vinho é de 5 euros.

Mercado de São Miguel
Visitar a Catedral de Almudena
Caminhando ao longo da Calle Mayor chega-se à igreja mais famosa de Madrid, a Catedral de Almudena. Construída sobre as ruínas de uma antiga mesquita, foi a primeira catedral a ser consagrada fora de Roma, em 1993, durante o papado de João Paulo II. É um templo dedicado à Virgem Maria, que se destaca pela enorme cúpula no exterior e pelos vitrais no interior, trabalhado em grande detalhe e que dará à sua visita uma atmosfera mística. Pode ser visitado todos os dias das 9:00 às 20:30 e é solicitada uma doação de 1 euro para a manutenção do edifício. É um dos templos religiosos mais importantes e mais visitados em Espanha.

Catedral de Santa María la Real de la Almudena
Ir para o teatro
As ofertas teatrais de Madrid cobrem todos os géneros possíveis: ópera, dança, teatro clássico, comédia, lírica, drama de vanguarda e muitos mais. Uma cidade com uma tradição teatral secular, que tinha entre as suas fileiras dramaturgos da estatura de Miguel Cervantes e Lope de Vega e que continua até aos dias de hoje em muitos dos seus teatros. Um dos mais importantes é o Teatro Real, uma referência mundial da ópera construída em 1850. Outro é o Teatro Español, muito próximo da Puerta del Sol e com mais de 400 anos de história, um dos mais antigos do país. E outro nome muito importante na cena teatral de Madrid é o Teatro de la Zarzuela, criado em meados do século XIX como o primeiro e único espaço concebido desde o seu nascimento para acolher espectáculos relacionados com o género zarzuela. Mas os nomes não param aqui e continuam com Teatro Rialto, Teatro Victoria, Teatro Coliseum, Teatro Bellas Artes, Teatro de la Comedia e muitos mais.

Teatro de Madrid
Malasaña: Movida Madrileña bares, lojas e livrarias
Malasaña é o bairro que, durante os anos 80, concentrou as principais manifestações da Movida Madrileña, a reacção contra-cultural aos anos que se seguiram à morte de Franco e ao início da democracia em Espanha. Figuras como o cineasta Pedro Almodóvar ou o cantor Alasca são nomes fundamentais para compreender o que aconteceu nesses anos intensos, dos quais os bares de Malasaña permanecem como testemunhas. El Penta, La Vía Láctea, El Tupperware e Madrid Me Mata são quatro bares onde pode ir beber um copo no coração deste bairro fundamental e conhecer a fundo como era a Movida através de fotografias, recortes de jornais e outros documentos gráficos.
Para além deste legado histórico, Malasaña evoluiu nos últimos anos para um bairro hipster chique, com muitas livrarias, antiquários e lojas de moda que o convidam a passear por estas ruas.

Malasaña
Santiago Bernabeu e Wanda Metropolitano Tour
O futebol em Madrid é um grande negócio e, se gosta do desporto, a capital espanhola tem uma experiência incrível para lhe oferecer. Dependendo da época do ano, pode desfrutar de um jogo da Liga ou Liga dos Campeões do Real Madrid ou Atlético de Madrid, os dois maiores clubes de futebol da cidade. E durante todo o ano pode fazer visitas aos seus respectivos estádios: o Santiago Bernabeu e o Wanda Metropolitano.
A visita ao estádio do Real Madrid custa 15 euros por pessoa e inclui uma visita ao Museu, o modelo do século XXI do Santiago Bernabéu, uma fotografia com a Taça dos Campeões (opcional) e uma visita panorâmica ao estádio.
O Atlético de Madrid oferece também uma visita guiada ao seu novo estádio de Wanda Metropolitano, onde poderá conhecer as suas instalações muito modernas e ver como serão os estádios de futebol do futuro. A taxa de entrada para a visita, incluindo o museu, é de 24 euros por pessoa.

Estádio Santiago Bernabéu
Visita ao Palácio Real
Localizado em frente à Catedral de Almudena, na Plaza de la Armería, o Palácio Real foi durante muitos anos a residência oficial dos reis de Espanha, até que se mudaram para o Palácio de Zarzuela. É um dos edifícios mais bonitos de Madrid e o maior palácio da Europa Ocidental, com salões muito luxuosos e salas reais, uma colecção muito completa de armas de todos os tempos e muitas outras atracções que pode visitar por 13 euros se houver uma exposição permanente em curso ou por 12 euros como entrada geral, sem exposições.

Palácio Real de Madrid
Outro dia na Reina Sofia e na Thyssen
Para além do Museu do Prado, existem dois outros museus obrigatórios em Madrid. Primeiro, o Museu Reina Sofia, com a sua grande estrela, Guernica de Pablo Picasso, bem como outras jóias de Dalí, Miró e muitos outros artistas contemporâneos e do século XX. A admissão geral é de 12 euros.
Em segundo lugar, a Thyssen-Bornemisza, localizada dentro do Palácio de Villahermosa e com obras de Van Eyck, Van Gogh e Caravaggio, bem como exposições temporárias muito interessantes. A admissão geral no museu custa 13 euros.

Museu de Madrid
Um passeio monumental através do distrito de Salamanca
Este é um bairro criado especialmente para a burguesia de Madrid para se instalar durante o século XIX, também conhecido como Ensanche. É notável pelas suas ruas ordenadas e grandes avenidas, bem como pelos seus edifícios palacianos e lojas e restaurantes de luxo. Este distrito alberga os seis bairros mais estatais de Madrid: Recoletos, Goya, Fuente del Berro, Guindalera, Lista e Castellana. Recomendamos-lhe que visite a Casa Árabe, o Colégio El Pilar e o Museu Nacional de Arqueologia.

Salamanca