A planear uma viagem ao Norte de África? Marrocos tem algo para todos os gostos, desde praias isoladas a cidades agitadas. Este é um destino fascinante, ferozmente orgulhoso da sua mistura cultural de tradições árabes, berberes e coloniais, e com uma impressionante variedade de paisagens naturais a serem encontradas em todo o país. Quer esteja à procura de uma escapadela na montanha ou de uma aventura no deserto, não se aborrecerá. Aqui estão as nossas melhores dicas para uma viagem inesquecível a Marrocos.

Passar uma noite no Deserto

Dormir sob as estrelas do deserto é uma experiência única na vida. Encontrará vários locais para iniciar uma aventura no deserto, para que possa decidir que tipo de caminhada no deserto lhe convém. Erg Chegaga, acessível a partir de M’Hamid, é a melhor escolha se estiver à procura de algo verdadeiramente épico. Aqui pode fazer um passeio de camelo pelas dunas que dura a melhor parte de uma semana, deixando completamente a civilização para trás. Se preferir algo um pouco mais sofisticado, existem campos de inspiração beduína de estilo Instagram em Erg Chebbi, perto de Merzouga. Ficará numa tenda de estilo tradicional enquanto ainda desfruta das comodidades modernas.

Deserto do Saara

Deserto do Saara

Perca-se numa medina

Medinas, as cidades antigas características de Marrocos podem ser encontradas em todo o país, sendo as mais famosas em Marraquexe, Fez e Chefchaouen. A sua primeira visita a uma medina pode ser esmagadora, uma vez que tendem a consistir num labirinto emaranhado de becos estreitos e ruas confusas. Relaxe e desfrute da experiência. Confira a riqueza de especiarias, artesanato e roupas em oferta nos souks, petiscar alguma da comida de rua local, e apreciar os animadores de rua e outros artistas. A medina de Marraquexe é a mais agitada. Em outras cidades, a medina ainda vai estar ocupada, mas não será tão esmagadora.

Medina de Marraquexe

Medina de Marraquexe

Visitar a mesquita mais famosa do país

A Mesquita Hassan II em Casablanca tornou-se um verdadeiro ícone de Marrocos, com o seu imponente minarete e a sua localização à beira-mar. Este enorme edifício – a maior mesquita em África – pode albergar até 25.000 adoradores e tem um notável sentido de grandeza. No interior, verá uma arquitectura com mosaicos, azulejos e madeira requintadamente pintada, tudo feito por alguns dos melhores artesãos de Marrocos quando a mesquita foi construída no início dos anos 90. Verifique com antecedência para ver quando a mesquita está aberta aos visitantes, pois os turistas não devem perturbar durante as sessões de oração, e não se esqueça de se vestir adequadamente. Esta é a única mesquita em Marrocos aberta a não-muçulmanos.

Mesquita Hassan II

Mesquita Hassan II

Caminhada através das montanhas do Atlas

Se visitar Marrocos na Primavera ou no Outono, aproveite o clima mais ameno para se dirigir para as Montanhas Atlas. Estão no seu ponto mais bonito na Primavera quando as flores silvestres podem ser vistas dispersas pela paisagem verde. Há percursos disponíveis para caminhantes de todos os níveis, sendo o mais impressionante o incrível circuito de Toubkal, que segue trilhos antigos que foram aqui esculpidos pela primeira vez há séculos atrás. Demorará uma semana inteira a completar. Para misturar a natureza com o gosto da cultura local, faça caminhadas na área Anti Atlas, onde as pessoas ainda seguem o modo de vida berbere tradicional.

Toubkal

Toubkal

Mergulhar a atmosfera num hammam

Estes balneários públicos tradicionais ainda são uma parte comum da vida quotidiana em Marrocos, onde os habitantes locais irão normalmente ao seu bairro hammam pelo menos uma vez por semana. Para os viajantes, podem ser um oásis relaxante, oferecendo uma oportunidade de relaxar após um dia atarefado de ver as vistas. Os Hammams vão desde spas de luxo completos com menus de massagens e tratamentos extravagantes a balneários de bairro, com algo para cada orçamento e gosto. Mesmo nos hammams mais básicos, ser-lhe-á normalmente oferecido um esfoliante especial por parte dos tratadores.

Hammam

Hammam

Deixe o Chefchaouen despedir a sua imaginação

Esta pequena cidade de montanha pode parecer uma atracção improvável, mas quando viajar para Chefchaouen, ficará cativado pela sua beleza notável. Conhecida como a Cidade Azul pela cor característica dos seus edifícios, Chaouen – como os habitantes locais lhe chamam – tem uma das melhores medinas do país para explorar e tem como pano de fundo o deslumbrante cenário das Montanhas do Rif. Se procura uma experiência que lhe pareça autenticamente norte-africana, este é o lugar para si.

Há também o Kasbah que fica no meio do antigo bairro: os seus jardins exuberantes, localizados no centro da cidade, são um refúgio de frescura. O seu museu, que alberga uma colecção de armas antigas, algumas fotografias da cidade, e têxteis, é um museu imperdível.

Chefchaouen

Chefchaouen

Ir para o surf na costa atlântica

Quer seja um surfista experiente ou um novato total, encontrará as melhores ondas em Essaouira. Se o surf não atrai, não se preocupe – pode também experimentar o paddleboard, o kitesurf, o windsurf ou uma série de outros desportos aquáticos. Quer ficar em terra firme? Pode explorar as encantadoras ruas desta tradicional cidade piscatória enquanto os seus amigos se molham. Essaouira é uma esplêndida cidade com ruas e casas históricas, reconhecida como Património Mundial da UNESCO desde 2001.

Essaouira

Essaouira

Desfrute de um banquete de iguarias locais

Deliciosos pratos marroquinos como tagine ou couscous tornaram-se conhecidos em todo o mundo. Subtilmente temperada e embalada com combinações de sabores invulgares, a comida marroquina tem muito para oferecer ao viajante aventureiro. Na costa, experimente peixe marinado na mistura de especiarias de chermoula, enquanto as especialidades do interior incluem a sopa grossa de harira, tradicionalmente comida para quebrar o jejum diário do Ramadão. B’stilla, uma torta de pombo com açúcar, é uma mistura intrigante de doce e salgado e pode ser apreciada em todo o país.

Tagine marroquino de legumes

Tagine marroquino de legumes

Viver o sonho de Hollywood em Ait Ben Haddou

Poderá reconhecer as distintas paredes de tijolo de lama laranja de Ait Ben Haddou do Gladiador, Game of Thrones, Lawrence da Arábia, ou qualquer uma das inúmeras outras produções que aqui foram filmadas. Mesmo que não seja um cinéfilo, vai adorar esta antiga aldeia fortificada a saltar para fora da terra na área do Alto Atlas. Vagueia pelas suas ruas para sentir que entrou num conto de fadas exótico.

Ait Ben Haddou

Ait Ben Haddou

Subir a montanha mais alta de África do Norte

Com o seu cume a atingir uns vertiginosos 4,167 metros, o Jebel Toubkal não é recomendado para ninguém com medo de alturas! Outros viajantes irão adorar as vistas espectaculares que se espalham pelas escarpadas montanhas do Atlas. São necessários dois dias para escalar o Jebel Toubkal. Não é necessária qualquer habilidade técnica de escalada ou equipamento, mas as encostas íngremes em direcção ao topo exigem uma boa forma física. Se estiver à altura do desafio, será recompensado com vistas incríveis em todas as direcções.

Jebel Toubkal

Jebel Toubkal

Dança ao ritmo do ritmo num festival de música

Marrocos está a tornar-se um destino cada vez mais popular para os fãs de música, com um calendário de eventos cada vez mais excitante. Para uma mistura energética de música e atmosfera, experimente o Festival Mundial de Música de Gnaoua, realizado em Junho na cidade de Essaouira, que promove a antiga música e tradição de Gnaoua. Em Casablanca, Jazzablanca reúne os amantes do jazz, enquanto o Festival de Música Sacra em Fes é uma experiência espiritual extraordinária, com música sagrada de todo o mundo. Pode também apreciar o Festival Mawazine de Rabat no final de Maio, um festival que apresenta artistas internacionais ao lado de artistas locais e artistas de vanguarda. Em Marrakech, Oasis Festival, um festival de música, arte e cultura electrónica realizado anualmente entre Setembro e Outubro.

Festival Mawazine

Festival Mawazine

Um cenário artístico contemporâneo e tradicional único

Para os amantes da arte e da arquitectura, Marrocos oferece vários museus vibrantes e emocionantes, excelentes para completar uma viagem e explorar a riqueza da cena artística do Norte de África.

Um dos museus mais recentes e interessantes de Marrocos, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea Mohammed VI celebra os artistas locais. Instalado num edifício branco atmosférico que exibe o design geométrico tradicional marroquino, este museu é a primeira instituição no Reino de Marrocos inteiramente dedicada à arte moderna e contemporânea, albergando uma grande colecção de obras de artistas marroquinos e internacionais.

Kasbah Museum of Mediterranean Cultures em Tânger é uma das mais antigas instituições culturais que testemunham a riqueza e diversidade da bacia mediterrânica. Villa Harris Tanger, foi construída no final do século XIX pelo britânico Walter Burton Harris, jornalista e correspondente especial do The Times.

O Museu Dar al Bacha (Musée des Confluences) em Marraquexe é um museu que representa a arquitectura tradicional marroquina. Também, imperdível é o Museu Yves Saint Laurent em Marrakech, alojado num edifício com uma bela arquitectura, um ponto de passagem obrigatório para os amantes da moda.

Museu Yves Saint Laurent

Museu Yves Saint Laurent

Dêem um mergulho no Mediterrâneo

A costa atlântica de Marrocos é melhor pelas suas paisagens ventosas e pelo surf, mas nada melhor do que mergulhar nas águas cristalinas do Mediterrâneo. Para iniciar a sua aventura na praia, dirija-se a Saïdia, conhecida como as Caraíbas Marroquinas, pelo incrível azul das suas águas. Al Hoceima, “A Pérola do Mediterrâneo”, oferece praias selvagens e tesouros escondidos para os mais aventureiros descobrirem. E em Nador, Mar Chica, a maior lagoa salina costeira de Marrocos, onde se pode nadar, passear e observar os pescadores, ou tomar uma chávena de chá relaxante junto ao mar.

Agadir

Agadir

Explorar uma cidade romana em ruínas

Uma viagem de um dia fácil de Fes (Fez), a povoação romana de Volubilis está completamente arruinada, mas tem uma beleza evocativa. As ruínas aqui estão espalhadas por uma enorme área, com pavimentos em mosaico, um antigo fórum, colunas meio destruídas, e restos mortais de antigos templos. É uma paisagem deslumbrante que certamente capta a imaginação, e a sua localização, no campo ondulante marroquino, dá ao local uma sensação sinistra que acrescenta ao seu encanto melancólico.

Volubilis

Volubilis

Ter uma aventura ao ar livre no desfiladeiro Todgha Gorge

Parte da região do Alto Atlas, esta é uma das maravilhas naturais de Marrocos, a versão norte-africana do Grand Canyon. Em algumas partes do desfiladeiro Todgha, as paredes do desfiladeiro atingem até 300 metros de altura, e o desfiladeiro pode ser tão estreito como 10 metros de largura. Visita na estação seca, e poderá caminhar pelo desfiladeiro, o que é impossível nos meses de chuva. Tinerhir é a cidade mais próxima. Pode ir para o desfiladeiro para uma viagem de um dia ou pernoitar na zona se se sentir mais aventureiro. Não se surpreenda se tiver companhia após o pôr-do-sol. Esta área ainda é povoada por grupos de nómadas, que muitas vezes montam acampamento para a noite perto da garganta.

Desfiladeiro de Todgha

Desfiladeiro de Todgha

Índice: