A beleza da cidade de Sevilha é evidente nas suas muitas facetas. Um destino cada vez mais popular para turistas de todo o mundo que vêm à capital andaluza para desfrutar da sua história, vida nas ruas, gastronomia, monumentos, mercados e edifícios modernos. Situada nas margens do rio Guadalquivir, Sevilha tem algo para todos.

Real Alcazar de Sevilha

Alcazares eram os castelos e palácios fortificados onde os governantes residiam durante o tempo do Califado, durante a dominação muçulmana do sul de Espanha. Com a reconquista cristã, eles tornaram-se a residência dos monarcas e governantes católicos. De todos aqueles que ainda se encontram na Andaluzia, o mais belo e melhor preservado é o Real Alcázar de Sevilha, que faz parte do Sítio do Património Mundial da UNESCO. Muitos estilos arquitectónicos correspondentes a diferentes períodos e rodeados de belos jardins são os pontos altos deste complexo palaciano imperdível. A admissão geral custa 14,50 euros e 7,50 euros a um preço reduzido para cidadãos idosos e estudantes com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos.

Real Alcazar de Sevilha

Real Alcazar de Sevilha

Torre del Oro

Um dos edifícios emblemáticos da cidade, construído em 1220 e 1221 nas margens do Guadalquivir durante o Califado. A sua função original era ser uma torre de vigia para proteger a cidade da invasão. Acredita-se muitas vezes, erroneamente, que durante os anos dos monarcas católicos, com a chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano, todas as reservas de ouro obtidas na América foram acumuladas nesta torre, e que esta é a origem do nome. Mas a verdadeira história de porque se chama Torre del Oro é que foi originalmente coberta com azulejos que, quando expostos ao sol, geravam um reflexo dourado. A admissão geral é de 3 euros e a admissão reduzida para crianças dos 6 aos 14 anos, estudantes e maiores de 65 anos é de 1,50 euros. Segundas-feiras: acesso livre para todos.

Torre del Oro

Torre del Oro

Plaza España

A Plaza España não é apenas uma das mais belas praças de Espanha, mas também uma das mais espectaculares e imponentes, devido ao seu tamanho e detalhes. Construída em 1929, quando se realizou a Exposição Ibero-Americana em Sevilha, destaca-se pelos seus edifícios semi-elípticos e por uma arquitectura que procura simbolizar o abraço de Espanha aos povos americanos. No final da praça existem cantos dedicados a todas as províncias espanholas, com azulejos que reflectem a tradição e os costumes de cada uma. Este é o lado mais fotografado. Se quiser saber mais sobre este lugar, há muitos passeios gratuitos disponíveis no local, com guias distintos com guarda-chuvas coloridos, e no final do passeio ser-lhe-á pedido que deixe uma dica.

Praça de Espanha

Praça de Espanha

Bairro de Santa Cruz

Sevilha tem muitos bairros emblemáticos e cativantes, mas o que tem a história mais longa é Santa Cruz, localizada no antigo bairro judeu da cidade. Um passeio pelas suas ruas, dia ou noite, transportá-lo-á para períodos fascinantes da história de Sevilha, em pontos emblemáticos como a Plaza del Triunfo e os três edifícios declarados Património Mundial: a Catedral, o Arquivo das Índias e o Real Alcázar. Outros recantos fundamentais do bairro de Santa Cruz são Calle Agua, Calle de las Cruces, Plazuela de Santa Marta, Plaza de Santa Cruz e Patio de Banderas.

Santa Cruz

Bairro de Santa Cruz

Catedral e Giralda

A Catedral de Sevilha é um dos maiores templos religiosos do mundo, medindo 11.520 metros quadrados e a maior catedral gótica do mundo. É constituída por cinco naves com muitas capelas e elementos decorativos e arquitectónicos de beleza única. Um facto curioso é que Cristóvão Colombo está aqui enterrado. O emblema arquitectónico de Sevilha vem também da sua Catedral, a Torre Giralda, que é a torre sineira da igreja e que, na época muçulmana, funcionava como o minarete da antiga mesquita. Destaca-se pelo seu estilo mudéjar, muito característico desta região, e por oferecer vistas panorâmicas estupendas da cidade de Sevilha. O preço geral dos bilhetes para visitar a Catedral e Giralda é de 11 euros online e 12 euros na bilheteira, e o preço reduzido é de 6 euros online e 7 euros na bilheteira, para estudantes com menos de 25 anos e para pessoas com mais de 65 anos de idade.

Torre Giralda

Torre Giralda

Tapas em bares e restaurantes

A gastronomia é outro dos pontos fortes de Sevilha e a cozinha tradicional ainda reina suprema, mas também são incorporados elementos modernos. Os pratos e tapas que irá provar em Sevilha têm aquela mistura espanhola do Mediterrâneo combinada com ingredientes hebraicos, árabes e mouros em carne, peixe, fruta, vegetais e especiarias, conseguindo sabores únicos. O melhor é ir de bar em bar, de restaurante em restaurante, experimentando tudo: croquetes de presunto ibérico, pringá montaditos, salmorejo e gaspacho, rabo de boi, pescaíto frito, papas aliñás, calos, huevos a la flamenca e saladas russas de muitos estilos. Existem muitos bares de tapas interessantes em Sevilha, mas se apenas se deslocar pelo centro, encontrará óptimos locais em redor da Catedral e nos bairros de San Bernardo e Santa Cruz.

Tapas de Sevilha

Tapas de Sevilha

Um passeio pela história e pelo mercado em Triana

Triana é um dos bairros mais autênticos de Sevilha por ser um dos grandes berços do flamenco e por manter o encanto e a cor dos habitantes sevilhanos. Um passeio pelas suas ruas é ideal para ter uma ideia da vida local na cidade e aprender sobre outras facetas da sua história através do Callejón de la Inquisición (Beco da Inquisição) ou do Castillo de San Jorge (Castelo de S. Jorge). A tentação de atravessar a Ponte Triana sobre as águas do rio Guadalquivir uma e outra vez é inevitável e pode terminar a sua caminhada em o famoso mercadoonde são vendidos os produtos mais frescos da cidade e onde se pode beber uma boa cerveja ou um copo de vinho com requintadas tapas.

Mercado de Triana

Mercado de Triana

Ensemble Arqueológico de Itálica

A apenas 7 km de Sevilha, Santiponce preserva vestígios arqueológicos do passado romano da cidade, quando o Império fez incursões na região. Italica foi fundada em 206 AC por Publius Cornelius Scipio Scipio, mais conhecido como o Africano, como um local de recuperação estratégica para tropas feridas em batalha. Mais tarde, tornou-se um local de residência para os veteranos de guerra. Com o tempo, a cidade romana cresceu e dois futuros imperadores nasceram ali: Adriano e Trajano.

Ensemble Arqueológico de Itálica

Ensemble Arqueológico de Itálica

Velejar no Guadalquivir

Uma opção romântica para casais ou famílias que visitam Sevilha é alugar um barco e navegar nas águas calmas do Guadalquivir. Poderá apreciar a beleza da cidade de uma perspectiva diferente e ver alguns dos seus bairros e edifícios mais importantes como nunca teria imaginado. Todos os barcos partem do cais Marqués del Contadero e o bilhete único para adultos é de 18 euros por pessoa, mas se reservar online, o preço é de 15 euros.

Torre del Oro junto ao rio Guadalquivir

Torre del Oro junto ao rio Guadalquivir

Ver um jogo do Betis ou Sevilla

O futebol em Sevilha é experimentado de uma forma muito especial, de tal forma que as duas equipas mais importantes da cidade põem a sua paixão pelo jogo as cores das “casetas” da Feria de AbrilVermelho e branco para os fãs do Sevilla Fútbol Club e verde e branco para os fãs do Real Betis Balompié. Se tiver a oportunidade de assistir a um jogo de futebol da Liga Espanhola, Taça Espanhola ou Liga dos Campeões em qualquer um dos dois estádios, não o pode perder. Ainda menos se as suas férias na cidade coincidirem com uma partida de derby. Dependendo da data, do tipo de torneio, do adversário e do local no estádio, os preços dos bilhetes podem variar entre 35 e 100 euros por pessoa.

Estádio Benito Villamarín

Estádio Benito Villamarín

Ver um espectáculo de flamenco

O Flamenco tem vários berços na Andaluzia e um deles é sem dúvida a cidade de Sevilha, uma vez que não poderia ser de outra forma, uma vez que é a capital. Esta é uma das coisas mais autênticas a fazer na cidade e tem muitos sítios emblemáticos: Casa de la Memoria, Museo del Baile Flamenco, Tablao Flamenco Pura Esencia e muitos pequenos lugares no bairro de Triana.

Casa da Memória

Casa da Memória

Visita à Casa da Carta e aos restos mortais da Exposição Universal

Uma das zonas mais diferentes de Sevilha é a Isla de la Cartuja, assim chamada porque os monges da ordem Cartuja costumavam viver lá, mas famosa porque foi escolhida para a Exposição Universal de Sevilha em 1992. É agora uma área onde todos os edifícios emblemáticos desses anos foram preservados, com museus de arte contemporânea, restaurantes, bares e atracções para toda a família.

Mosteiro da Cartuxa

Mosteiro da Cartuxa