Há cidades que têm sido encantadoras durante muitos anos e outras que, para além de terem encanto, estão a fazer tudo o que é possível para continuar a aumentar a sua atractividade. Neste segundo grupo de cidades está Valência, com uma vasta gama de bairros antigos e modernos, museus de todos os tipos, uma riqueza histórica e arquitectónica única, festivais inigualáveis com muita vida nas ruas e uma gastronomia conhecida e reconhecida em todo o mundo.

O encanto moderno da Cidade das Artes e das Ciências

A obra do famoso arquitecto valenciano Santiago Calatrava, a Cidade das Artes e das Ciências, é hoje um ícone fundamental para a cidade de Valência. É um enorme complexo de edifícios dedicados ao lazer cultural e científico, perfeito para uma visita com amigos ou família, que foi construído num raio de 2 km ao longo do antigo leito do rio Turia. Como há muitas coisas para ver e de diferentes tipos, é ideal reservar um dia inteiro para a visitar, começando pelos exteriores e fachadas de todos os seus edifícios, os seus caminhos e pontes, e as suas muitas fontes. Depois pode visitar o Hemisfèric, o Palau de les Artes, o Museu de les Ciències e o Oceanogràfic, três lugares que vale a pena visitar, pagando as taxas de entrada correspondentes. Pode comprá-los separadamente ou através de diferentes pacotes e promoções.

Cidade das Artes e das Ciências

Cidade das Artes e das Ciências

O melhor do Gótico na Catedral e no Cálice Sagrado

A Catedral de Valência tem dois tesouros inestimáveis no seu interior. Por um lado, o Santo Cálice, a taça da qual Jesus Cristo supostamente bebeu na famosa Última Ceia. Muitos arqueólogos e investigadores concordam que este poderia ser o copo de ágata finamente polido. Por outro lado, tem uma das maiores colecções de pinturas renascentistas espanholas do mundo e telas de Goya no seu museu. Todos estes factos fazem dela uma visita inevitável, não só pelo seu encanto arquitectónico gótico, mas também pelos restos de elementos do antigo sítio românico e barroco sobre o qual foi construída.

Catedral de Valência

Catedral de Valência

Desfrute das melhores paellas e pratos de arroz em Espanha.

Não há dúvida de que Valência tem os melhores pratos de arroz e as paellas mais autênticas. É uma reputação que a cidade e os seus arredores ganharam ao longo das décadas e as receitas que foram transmitidas de geração em geração e que hoje constituem um dos seus maiores trunfos. Paella de lagosta, arroz com lagosta, arroz de peixe de pedra, paella de galinha valenciana e coelho, arroz cozido, arroz a banda e muitas outras variedades locais para comer da forma tradicional: paella no centro e uma colher por pessoa para desfrutar com amigos, familiares ou amantes. Os melhores restaurantes encontram-se na zona de La Marina, na praia de Malvarrosa e noutros bairros próximos da costa, embora existam também excelentes restaurantes em El Carmen.

Paella valenciana

Paella valenciana

Atmosfera medieval na Lonja de la Seda (Troca da Seda)

É um dos edifícios mais famosos da cidade, em estilo gótico e declarado Património Mundial pela Unesco. Localizado no centro da cidade, em frente ao Mercado Central, cobre uma área rectangular de cerca de 1990 metros quadrados, com três corpos distintos: um jardim com laranjeiras, um salão com colunatas com a Taula ou Mesa onde se realizavam transacções comerciais durante a Idade Média e uma capela dedicada à Imaculada Conceição. Durante muitos anos, a Lonja funcionou também como uma prisão para mercadores que deviam dinheiro e estavam em atraso. A admissão geral custa 2 euros.

Bolsa da Seda

Bolsa da Seda

Vida selvagem no Bioparc

É um parque zoológico muito inovador, com animais selvagens que vivem praticamente sem barreiras e com medidas de segurança eficazes para tornar o passeio para turistas agradável e sem qualquer inconveniente. Cobre uma área de 100.000 metros quadrados no antigo leito do rio Turia e funciona sob o conceito de imersão zoológica, o que significa respeitar cem por cento o habitat dos animais e não o adaptar às necessidades dos visitantes. O que se pode ver na Bioparc? Rinocerontes, elefantes, gorilas, leopardos, lémures, hienas, girafas, leões, porcos-espinhos, avestruzes e muito mais. Todas as espécies são protegidas e preservadas da extinção por pessoal altamente treinado. A admissão geral (dos 13 aos 64 anos) é de 26,90 euros; a admissão reduzida para os 4 aos 12 anos é de 21 euros e para os mais de 65 anos é de 20,60 euros. As crianças com menos de 4 anos são livres.

Bioparque de Valência

Bioparque de Valência

Valência em Fallas

As principais festividades da cidade de Valência são um evento ansiosamente aguardado por todos os valencianos e também por muitos turistas de Espanha e de todo o mundo. Realizam-se em Março e são dedicados ao santo padroeiro dos carpinteiros, São José. Antigamente, eram os membros deste grémio que levavam o velho lixo para a rua e faziam uma fogueira de tudo na véspera do dia do santo, 19 de Março. Hoje o Fallas é um mega-show de marionetas gigantes e fogos de artifício, luzes e muitos foguetes com danças ao ar livre, música, bebida e comida. E milhares e milhares de pessoas nas ruas de todos os bairros da cidade. Se vai a Valência em Março, recomendamos que faça a sua visita coincidir com as Fallas e que reserve voos e hotéis com bastante antecedência, porque há overbooking para estas datas.

Mascletàs das Fallas

Mascletàs das Fallas

Experimente o futebol com uma visita guiada à Mestalla

O estádio Mestalla é a terra natal de Valência CF e deve o seu nome a uma vala que costumava estar na área. Com a sua recente remodelação, tornou-se um dos estádios mais modernos do futebol espanhol, mas a sua história e memórias permanecem intactas. Se é apaixonado por futebol, não pode perder uma visita às suas instalações, sala de imprensa, vestiários de jogadores, bancadas e muito mais. A admissão geral custa 6,90 euros e inclui uma visita guiada. E se as suas férias em Valência coincidirem com um jogo de futebol, não pode faltar.

Estádio Mestalla

Estádio Mestalla

Uma visita nocturna à “Capela Sistina” valenciana.

A igreja-museu de São Nicolau é conhecida por esse nome devido ao detalhe da sua cúpula, que lembra o trabalho do grande Miguel Ângelo no Vaticano. Desde que foi restaurado em 2016, é o edifício mais visitado da cidade e alargou a sua oferta para visitas nocturnas, uma época em que a luz e a atmosfera assumem um misticismo único que o torna mágico. A igreja passou por diferentes períodos de construção e extensões, de modo que, no seu conjunto, representa um bom catálogo dos diferentes estilos arquitectónicos entre os anos 1200 e 1700. O preço geral da visita nocturna é de 8 euros.

Igreja de São Nicolau

Igreja de São Nicolau

Um lugar único no mundo: o Museu Fallero

Se não visitar Valência durante a época de Fallas, não há problema porque o seu espírito está presente durante todo o ano e na sua máxima expressão no Museu de Fallas, que está localizado na cidade de Valência. conta a história e os segredos desta celebraçãodeclarado Património Intangível da Humanidade pela Unesco em 2016. As figuras de Fallas que todos os anos são salvas das chamas graças ao voto popular (os chamados “ninots indultats”) são exibidas e há explicações detalhadas de como estas figuras são construídas e que simbolismo elas representam. Há também uma grande variedade de fotografias, vídeos, cartazes e muito mais. A admissão geral custa 2 euros.

Museu Fallas de Valência

Museu Fallas de Valência

Um passeio pelo Cabanyal

O bairro de Cabanyal é um dos bairros mais pitorescos e autênticos de Valência. É uma antiga zona de pescadores que ainda conserva o encanto das suas fachadas muito características, cheias de azulejos coloridos. Tornou-se recentemente muito na moda e recuperou a sua vitalidade e cor perdida após anos de negligência e decadência. Tem muitos locais culturais e grandes bares de tapas, bem como uma boa variedade de edifícios modernistas, a Lonja de Pescadores, o Mercado Grao e a espectacular Fábrica de Hielo que, à noite, acolhe frequentemente uma feira de camiões de comida.

Cabanyal

Cabanyal

Uma horchata na Plaza de la Reina

A bebida por excelência de Valência é a horchata, um líquido refrescante, leitoso, branco e não alcoólico feito a partir da noz de tigre, um fruto seco semelhante às amêndoas. E a horchatería mais famosa da cidade é Santa Catalina, na Plaza de la Reina, com 200 anos de história. Servem a bebida de acordo com a sua receita tradicional e é ideal para uma pausa refrescante com fartons, os pastéis típicos da cidade, que são muito macios e fofos. Um copo de horchata custa 2,50 euros.

Horchatería Santa Catalina

Horchatería Santa Catalina