A Itália é de uma beleza rara: em todos os lugares onde se encontram vislumbres que nos tiram o fôlego. E todo este encanto se resume nas suas praias: panoramas intocados, baías, penhascos e águas cristalinas. Falamos-vos de algumas das mais belas praias de Itália.
Porto Giunco
Estamos na Sardenha: estamos confrontados com duas extensões azuis divididas por areia fina, quase transparente. Atrás de nós está o lago Notteri, lar dos flamingos cor-de-rosa que gostam de olhar para o mar das Caraíbas em Porto Giunco, uma das melhores praias de Itália. Por todo o lado, encontramos eucaliptos e arbustos de zimbro, bem como dunas das quais o mar da área de Capo Carbonara se torre. É frequentado por aqueles que querem relaxar e desfrutar de snorkelling, surf e mergulho.

Porto Giunco
Cala Goloritzé
Permanecemos na Sardenha por mais uma pérola. Localizada no Golfo de Orosei, está entre as praias mais populares de Itália: Cala Goloritzé. A espiral de calcário que se ergue acima dela, em cujas paredes os calcários se desafiam uns aos outros em busca da pedra perfeita, deixa um sem palavras. Pode ser alcançado a pé a partir do parque de estacionamento Porteddu. Após a caminhada, será recompensado pelo espectáculo das rochas mergulhadas na água transparente. Também é possível o acesso por mar a partir de portos vizinhos.

Cala Goloritzé
Praia cor-de-rosa
Ainda na Sardenha, encontra-se a ilha de Budelli, conhecida como ‘Pink Beach’, entre as sessenta ilhotas do arquipélago de Maddalena. Provavelmente já o viu no filme de Michelangelo Antonioni ‘Deserto Vermelho’. Selvagem e solitária, é ideal para aqueles que anseiam pela paz e serenidade. Gostaríamos de salientar que existem restrições ambientais rigorosas – proibição de trânsito/ancoragem de barcos e banhos – concebidas para proteger a quietude imortal da natureza. Só pode visitá-lo com guias autorizados.

Praia cor-de-rosa
San Vito Lo Capo
Na Sicília, pode encontrar uma longa praia com micro paralelepípedos e algumas palmeiras solitárias como moldura: a de San Vito Lo Capo. No entanto, esta é uma beleza a ser saboreada fora de época: os meses de Verão (Julho e Agosto) fazem-na perder algum do seu encanto porque é levada pela tempestade pelos turistas. Além disso, em Setembro, realiza-se um belo festival de integração cultural, o imperdível Cous Cous Fest. A não perder é uma visita à Reserva Natural de Zingaro.

San Vito Lo Capo
Enseada Vermelha
Também na Sicília, as principais praias da Itália incluem Cala Rossa em Favignana, que pode ser alcançada por ferry desde Trapani. Todas as enseadas da ilha são facilmente acessíveis, excepto Cala Rossa, que é mais difícil de alcançar devido à descida íngreme. A sua história é icónica: diz-se que tem o nome do sangue derramado pelos soldados nas Guerras Púnicas. Para contornar a ilha pode alugar uma bicicleta, para que possa desfrutar dos cheiros e perder-se entre as rochas.

Enseada Vermelha
Tropea
Na Calábria, não se encontra apenas um mar cristalino e areia imaculada. Tropea tem também um belo centro histórico, caracterizado por palácios aristocráticos, situados dentro de uma saliência que cai sobre a praia. A igreja na ilha, rodeada pelo mar, merece definitivamente uma visita. De um ponto de vista gastronómico, os mundialmente famosos festivais da cebola vermelha, com o seu sabor adocicado, e os festivais do peixe azul são imperdíveis. Este destino apresenta a possibilidade de mais vida nocturna, mas ainda encanta com discrição.

Tropea
Cala Matana
Em 2001, Lucio Dalla, em homenagem à beleza perturbadora de Cala Matana nas Ilhas Tremiti, decidiu dedicar-lhe duas canções: ‘Com è bello il égua’ e ‘Luna Matana’. Uma obrigação para qualquer amante do mar selvagem, é também conhecida como “Duquesa”, em honra de uma nobre mulher que costumava passar tempo na zona. O acesso faz-se por um caminho escondido, não pavimentado, logo abaixo do miradouro, de onde se chega à entrada, caracterizado pela água das Caraíbas e por uma vegetação constituída principalmente por pinheiros.

Cala Matana
Baía de Zagare
Na Apúlia, na Baía de Zagare, pode desfrutar de um esplêndido mar, sentir finos calhaus brancos debaixo dos pés e dirigir o seu olhar para um maravilhoso e imponente penhasco calcário. Pode já conhecê-la pelo nome Baia dei Mergoli, que significa “Baía dos Pássaros Negros” em dialecto, que pode ser alcançado desde a Mattinata através de pinheiros, oliveiras e amendoeiras. O mar é das Caraíbas, com pilhas de calcário branco a sair da água, tais como o Arco de Diomede ou A Tesoura.

Baía de Zagare
Cala Violina
Na Reserva Natural de Bandite di Scarlino na Toscana, encontra-se Cala Violina, uma lido de meia lua, um oásis de serenidade. A praia é constituída por areia e pequenos cristais de quartzo que estalam a cada passo e brincam com cada onda. Um denso pinhal e águas límpidas abraçam este lugar mágico. É alcançado a partir de Follonica por dois caminhos: o mais longo fica a 4 km e é o mais cénico, o mais curto fica a 2 km.

Praia de Cala Violina
Vernazza
Estamos no coração do Cinque Terre, em Vernazza, perto da igreja de Santa Margherita, num cantinho do Paraíso que parece ter sido desenhado por um artista. Não é uma das maiores praias da Ligúria, e é isso que a torna única: a sua intimidade. Facilmente acessível a partir da estação, pode deitar-se na praia e deixar os seus olhos vaguear entre o mar azul à sua frente e as cores das belas casas à sua volta.

Porto de Vernazza