Está a sonhar com um retiro à beira-mar para as suas próximas férias de Verão? As praias francesas vão desde as margens do Mediterrâneo até às águas quentes das Caraíbas. Então, é mais uma lagoa turquesa ou uma praia selvagem? Embarcar numa viagem para as mais belas praias francesas.
Calanque de En-Vau
Uma sucessão de riachos num cenário de maciços recortados, os calanques de Marselha estão entre as mais belas paisagens costeiras de França. A meio caminho entre Cassis e a cidade de Phocaean, o calanque de En-Vau é um cenário de sonho entre os penhascos de calcário e o mar turquesa. É claro que é preciso suar para chegar a esta praia profunda. Uma caminhada de uma a duas horas espera-o, não incluindo uma descida íngreme. Portanto, se não tiver bons sapatos, vá até à enseada de barco.

Calanque En-Vau
Grande Plage de Biarritz
Os barqueiros têm-se encontrado em Biarritz há quase duzentos anos. No século XIX, a Grande Plage deve o seu desenvolvimento à Imperatriz Eugénie. Visite o palácio Belle Époque onde ela ficou várias vezes antes de montar a sua tenda na areia. Se esta praia é tão popular em França, é também devido às suas ondas. As crianças divertem-se imenso, enquanto os surfistas vêm para domar os rolos do Atlântico.

Grande Plage em Biarritz
Pampelonne
A praia de Pampelonne estende-se ao longo de cinco quilómetros de areia fina ao longo da Riviera Francesa. Perto de Saint-Tropez, os iates esfregam os ombros com jet-skis. No entanto, esta praia mítica continua a ser uma das jóias da costa mediterrânica. Também se pode encontrar alguma paz e sossego caminhando pelo caminho costeiro do Cabo Taillat, abaixo do qual se encontram várias enseadas íntimas como a praia Escalet.

Praia de Pampelonne
Praia de Palombaggia
A sul de Porto-Vecchio, Palombaggia é uma das estrelas da ilha da Beleza. Palombadj’, como dizem os habitantes locais, é a praia mais fotogénica da Córsega. É claro que os turistas há muito que têm conhecimento desta pequena jóia, que já não é tão secreta. Apesar das multidões, a praia é suficientemente grande para encontrar alguma privacidade. No entanto, é melhor chegar cedo ou ao fim da tarde. Como benefício secundário, os madrugadores também podem beneficiar de lugares de estacionamento gratuitos.

Praia de Palombaggia
Étretat
A beleza de Étretat foi imortalizada pelos maiores pintores, a começar pelos mestres do impressionismo. As falésias brancas de Upstream e Downstream oferecem uma vista privilegiada sobre esta maravilha natural. O panorama também pode ser admirado de uma das mais bonitas praias de calhau em França. Se as águas do Canal forem por vezes demasiado frias para nadar, pode desfrutar da zona através da famosa agulha oca de Arsène Lupin em caiaque.

Praia de Étretat
Praia de Keremma
Em dias de sol, a praia de Keremma é transformada numa extensão turquesa digna das mais belas praias francesas dos trópicos. No entanto, encontra-se na Bretanha. No coração do Finistère, Keremma revela uma paisagem selvagem de dunas e rochas. Os seus seis quilómetros são ideais para caminhar e pescar, ao mesmo tempo que lhe garantem um mergulho longe da azáfama e da confusão. Pode também desfrutar deste panorama rejuvenescedor a cavalo.

Praia de Keremma
Anse des Salines
A Grande Anse des Salines é um verdadeiro cartão postal da Martinica. Forrada com coqueiros, esta longa praia de areia dourada é banhada pelas Caraíbas. A temperatura da água raramente desce abaixo dos 27°C. O preço do sucesso é que os turistas e os habitantes locais estão a tornar-se numerosos. Idealmente, deverá chegar antes das dez horas. Também levar uma máscara e snorkel para nadar com os coloridos peixes do recife. A praia de Salines é também um local popular para a prática do kite-surf.

Praia de Salines
Anse Noire
No sudoeste da Martinica, Anse Noire é a única praia de areia preta da ilha. Uma escada leva-o pela face da rocha até esta praia selvagem aninhada entre as falésias, longe da azáfama e da agitação do turista Anse Dufour. Tudo o que tem de fazer é saltar para a água a partir do seu grande pontão. Para a prática de snorkelling, Anse Noire é também um belo paraíso aquático onde é quase certo encontrar tartarugas.

Praia de Anse Noire
Grande Anse
A pérola de Guadalupe, Grande Anse é uma das principais praias da França. Embora ocupada, esta vasta faixa de areia rosada permite isolar-se facilmente debaixo das palmeiras. A praia também atrai visitantes pelo seu cenário verde, na orla da floresta tropical. O mangue próximo pode ser explorado por caiaque antes de mergulhar nas águas translúcidas das Caraíbas. Cuidado, porém, com as fortes correntes que agitam o mar deste lado de Basse-Terre.

Praia de Grand Anse
Praia de Poe
Poe Beach enfrenta uma espectacular lagoa da Nova Caledónia, tão idílica que é um Património Mundial da UNESCO. No continente, dezassete quilómetros de areia branca rivalizam entre si em beleza. Pode então apanhar um barco a pedal ou um barco a remos para a lagoa, a menos que prefira a vista do ar num hidroavião ou pára-quedas. As águas límpidas também encorajam o mergulho, uma vez que Poe é o lar de espécies protegidas como o dugongo e os ricos recifes de coral.

Praia de Poe