Um cruzeiro é uma forma especial de viagem. Permite-lhe ver muitos lugares em pouco tempo e ainda ter uma base firme. Além disso, um cruzeiro é uma forma de viagem muito desacelerada. As viagens de barco na Alemanha são uma oportunidade perfeita para conhecer melhor o seu país de origem e descobrir belezas naturais e cidades interessantes. Claro que há muitas rotas a partir da Alemanha e cruzeiros para a Alemanha. Mas este Guia do Destino apresenta-lhe os melhores cruzeiros fluviais da Alemanha. Navio ahoy!

Um cruzeiro fluvial através do sudoeste da Alemanha

No sudoeste da Alemanha, quatro rios convidam-no a fazer um cruzeiro fluvial na Alemanha: o Saar, o Mosela, o Reno e o Neckar. O óptimo é que todos os rios podem ser combinados num único cruzeiro fluvial. No caminho pode esperar por castelos, palácios, vinhedos e cidades animadas. Uma rota, por exemplo, leva de Saarbrücken através da cidade histórica de Trier e Bernkastel até Mainz e até às cidades de Heidelberg e Stuttgart. No caminho, passará por maravilhosos edifícios de meia-leca, vinhedos íngremes e paisagens naturais idílicas. A cidade de Heidelberg com o seu imponente castelo e pitoresca cidade velha é tanto um ponto alto como Ludwigsburg perto de Estugarda com o seu palácio residencial da era barroca.

BernaKastel Kues

BernaKastel Kues

No Reno através do pitoresco Middle Rhine Valley

O Reno é considerado o rio mais longo da Alemanha, cobrindo 865 km no interior do país na sua viagem. Um dos mais belos cruzeiros fluviais começa e termina em Colónia. A metrópole no Reno é o ponto de partida para uma viagem via Mainz, Speyer, Koblenz e de regresso a Colónia. No caminho, fará também um desvio para a cidade francesa de Estrasburgo, que faz parte da Alsácia. No caminho, irá conduzir através do pitoresco Middle Rhine Valley, que não foi sem razão designado como Património Mundial da UNESCO. Um dos pontos altos do cruzeiro é a Rocha Loreley. Mas o Deutsches Eck perto de Coblença, onde o Mosela flui para o Reno, é também um verdadeiro ponto alto desta viagem. Além disso, passará por muitos castelos e palácios no caminho e poderá maravilhar-se com cidades honradas pelo tempo. Estes incluem maravilhosos edifícios sagrados tais como a mundialmente famosa Catedral de Colónia, a catedral imperial de Speyer ou a catedral em Estrasburgo.

Vale do Alto Médio Reno

Vale do Alto Médio Reno

Descobrir o Leste da Alemanha por rio

Esta rota começa em Potsdam e leva-o ao longo do Canal Elbe-Havel via Magdeburg até Lutherstadt Wittenberg. O navio continua então para a cidade de porcelana de Meissen, onde os visitantes podem aprender sobre a arte de fazer porcelana. Através da cidade termal de Bad Schandau, viajamos finalmente para a Cidade Dourada de Praga, na República Checa. Ali, vistas como a Ponte Charles, o Castelo de Praga ou o centro da cidade com a Câmara Municipal e o Relógio Astronómico aguardam os visitantes. Através das montanhas de arenito do Elba com as suas formações rochosas bizarras, a excursão continua então através do Vale do Elba até Dresden. A bela cidade do Elba tem muitos destaques a oferecer com a Semper Opera House, a Frauenkirche reconstruída e o Dresden Zwinger.

Bastião

Bastião

Sobre o Danúbio em direcção à Hungria

O Danúbio é o rio mais longo que corre através da Alemanha e é considerado a linha de vida para o sul do país. Como parte de um cruzeiro fluvial, o Danúbio só é navegável a partir de Passau, por isso a maioria dos cruzeiros do Danúbio começam em Passau. As rotas clássicas incluem a de Passau via Viena até Budapeste e Bratislava. Neste cruzeiro irá viajar por quatro países e descobrir cidades do Danúbio na Alemanha, Áustria, Hungria e Eslováquia. Na rota divertida mergulhará profundamente na história do Império Austro-Húngaro, encontrando imponentes castelos, magníficas casas de ópera e igrejas monumentais. Em termos de cenário, o Wachau em redor de Dürnstein é o ponto alto da rota para muitos convidados. Aqui o Danúbio flui através de vinhedos idílicos e plantações de damascos.

Passau

Passau

A caminho na Principal

Um cruzeiro fluvial no rio Main dá-lhe a oportunidade de descobrir o sudeste da Alemanha a partir do navio. Uma rota popular começa na cidade de Nuremberga, no centro de Franconia. Nuremberga não só é conhecida pelo pão de gengibre e pelas “bratwursts”, mas também tem muito a oferecer culturalmente. De lá vai para Kelheim, onde não pode faltar uma visita ao Salão da Libertação. Através da cidade catedral de Regensburg, a viagem continua até Straubing na Baixa Baviera e, após uma paragem em Bach no Danúbio, de volta ao porto de partida em Nuremberga.

Kelheim

Kelheim

Descubra o centro da Alemanha a partir de Frankfurt am Main

Qualquer pessoa que queira experimentar se um cruzeiro fluvial é a forma correcta de viajar é bem aconselhado a fazer este curto cruzeiro fluvial. Da metrópole financeira Hessiana de Frankfurt am Main, um belo cruzeiro fluvial leva-o primeiro a Mannheim. A partir daí, a viagem continua para a Alsácia até Kehl e Estrasburgo. A próxima paragem é em Mainz. Mainz não só é conhecida pelo seu carnaval, como também tem outros destaques a oferecer com a Catedral de Mainz e o Museu de Gutenberg. Depois regressa a Frankfurt am Main.

Frankfurt am Main

Frankfurt am Main

No Reno e no Escalda para a Bélgica e os Países Baixos

Este curto percurso começa e termina em Düsseldorf. No caminho, irá parar em Antuérpia, Amsterdão e Dusseldorf e conhecer a região fronteiriça na Alemanha Ocidental a partir de uma perspectiva completamente nova. Em Antuérpia, aprenderá muito sobre a história do comércio de diamantes e, claro, terá a oportunidade de comprar os tesouros. Com Amesterdão, pára numa das mais diversas metrópoles da Europa. Maravilhe-se com os canais, admire as obras do grande artista no Museu Van Gogh ou desfrute dos muitos jardins e parques da cidade num passeio de bicicleta. No regresso, tem a oportunidade de conhecer os meios de comunicação e a cidade cultural de Dusseldorf.

Düsseldorf

Düsseldorf

Saltar de ilha no Mar Báltico

O que poderia ser mais natural do que descobrir também o maravilhoso mundo insular na costa alemã num cruzeiro? Neste cruzeiro irá experimentar os pontos altos do Mar Báltico entre Potsdam e Stralsund. Especialmente no Verão, este cruzeiro é uma verdadeira dica de iniciação. Aguardem com expectativa as ilhas de Usedom, Rügen ou Hiddensee com a sua maravilhosa arquitectura termal. Doca em cais históricos ou experimentar as maravilhas da tecnologia no elevador de navios Niederfinow. Naturalmente, as experiências da natureza também não são negligenciadas. Finalmente, o navio passa também pelo Parque Nacional do Vale do Baixo Oder. E uma visita aérea leva-o a Szczecin, na Polónia.

Stralsund

Stralsund