Os cruzeiros fluviais são uma nova tendência no turismo e uma forma original de descobrir uma região, a sua cultura, as suas paisagens escondidas e a sua gastronomia. Porque não tentar esta forma tranquila de viajar durante uma estadia em França? O país tem uma extensa rede fluvial e pode ser difícil escolher entre as diferentes opções… Para o ajudar, aqui estão dez grandes ideias para cruzeiros fluviais em França.
O Canal du Midi, um ponto obrigatório para cruzeiros fluviais em França
Património Mundial da UNESCO, o Canal du Midi tem ligado Toulouse ao Mar Mediterrâneo desde o século XVII. Forrado com plátanos, serpenteia pacificamente pelo coração das vinhas e aldeias para lhe oferecer um cruzeiro relaxante. Durante a sua navegação, descubra as eclusas de Fonseranes (uma escada de água de oito eclusas), o túnel de Malpas e as pontes do canal. Visitar Toulouse, Narbonne e as cidades medievais de Béziers e Carcassonne. Não se esqueça de provar as especialidades locais (vinho, cassoulet, etc.)!

Canal du Midi
O Reno, entre o património e a gastronomia
Um cruzeiro no Reno, entre a Alsácia e a Alemanha, é um dos passeios de barco em França que lhe permite descobrir tanto o património histórico da região como a sua gastronomia. Admire castelos e aldeias encantadoras e aproveite para visitar Estrasburgo, a sua magnífica catedral gótica, as suas casas em forma de meia-lua, as suas pontes cobertas… Aprecie o know-how vitivinícola da região e prove os famosos vinhos da Alsácia.

Estrasburgo
O Loire, descobrindo os seus famosos castelos
Com os seus 300 km de rios navegáveis alinhados com sítios históricos excepcionais, o Loire é certamente um dos mais belos cruzeiros fluviais em França. Ao longo do rio, visitar o estaleiro naval de Saint-Nazaire, a cidade deAngers e especialmente os castelos renascentistas (Ussé, Azay-le-Rideau, Villandry…). O Vale do Loire é também conhecido pelo seu incrível património gastronómico. Aproveite o seu cruzeiro fluvial para provar o queijo de cabra local com um bom copo de vinho (Pouilly, Sancerre…)!

Château d’Angers
O Sena, na esteira dos Impressionistas
De Paris, é possível descer o Sena até às praias da Normandia e da Côte Fleurie (Deauville, Honfleur…). Não perca uma escala em Giverny para visitar a casa do pintor impressionista Claude Monet e os seus magníficos jardins. No vale do Sena, pode também explorar Les Andelys e o famoso Château-Gaillard ou Rouen com as suas igrejas góticas, casas medievais em meias-lâminas e a catedral de Notre-Dame tão frequentemente pintada por Monet…

Les Andelys
O canal Marne-Rhine, para admirar as proezas técnicas
Ligar Nancy a Estrasburgo através do canal Marne-Rhine e atravessar o parque natural regional da Lorena, os Vosges e a planície da Alsácia. Pelo caminho, descubra estruturas notáveis como a grande eclusa em Réchicourt, o plano inclinado em Arzviller e os túneis em Niderviller. Terá também a oportunidade de admirar paisagens impressionantes e aldeias típicas como Lutzelbourg. Pare para visitar Saverne, o seu porto e o castelo de Rohan, mas também Nancy e o seu mítico lugar Stanislas.

Vosges
O Canal da Borgonha, para um cruzeiro pelo país
Para uma estadia bucólica, navegue pacificamente no canal da Borgonha que atravessa a Côte-d’Or desde a Yonne até ao Saône. Conduza entre pastagens verdes e pequenas aldeias autênticas e descubra magníficos locais turísticos (abadia cisterciense de Fontenay, castelos renascentistas de Ancy-le-Franc…). Parar em Dijon, a capital dos Duques da Borgonha, e visitar as cidades medievais de Châteauneuf-en-Auxois e Semur-en-Auxois. Aproveite a oportunidade para provar os produtos regionais e os famosos vinhos da Borgonha!

Canal da Borgonha
O Canal Nantes-Brest, outra visão da Bretanha
A beleza da Bretanha não se limita à linha costeira! Mergulhe no coração da natureza intocada navegando no canal Nantes-Brest. Atravessando a região bretã de um lado para o outro, descobrirá paisagens contrastantes no coração das Montanhas Negras e pequenas cidades de carácter (Pontivy, Redon…). Visite também o esplêndido castelo de Josselin, a cidade de Châteaulin ou o famoso porto de Brest.

Canal de Nantes a Brest
O Garonne, descobrindo os grandes vinhos de Bordeaux
Faça um cruzeiro no Garonne e descubra as magníficas paisagens do estuário da Gironda, no coração de uma das maiores regiões vinícolas da França. Admire a cidadela de Vauban em Blaye e desfrute de paragens gourmet para visitar châteaux e vinhedos. O pequeno extra deste cruzeiro fluvial? A possibilidade de provar grandes vinhos de Bordéus: Pauillac, Saint-Émilion, Pomerol…

Bordéus
O Rhône Provençal, entre a história e a natureza selvagem
De Avignon, a Cidade dos Papas, desce o Ródano até ao Mar Mediterrâneo. És um fã da história? Maravilha-se com os restos mortais romanos de Arles, a cidade medieval fortificada deAigues-Mortes e os Salins du Midi. É sensível à beleza da fauna e da flora? Explore a natureza selvagem do Camargue com os seus cavalos, flamingos e touros. Um dos cruzeiros em França que proporciona uma mudança total de cenário!

Avinhão
O Lote, um passeio de barco através de um pitoresco vale
De todos os passeios de barco em França, o cruzeiro fluvial no Lote é um dos mais encantadores. Navegarnum dos rios mais bonitos de França, limitado por falésias e vinhedos. Descubra a bonita aldeia de Saint-Cirq-Lapopie ou a cidade de Cahors e a sua ponte Valentré, uma ponte medieval com três torres. Experimente o seu vinho tinto intenso e visite a cidade velha com as suas casas em estilo de meia-leca, ruas estreitas e catedral.

Saint-Cirq-Lapopie