Embora Berlim seja, evidentemente, a cidade mais excitante do país, ainda vale a pena fazer uma viagem à não menos interessante zona rural circundante quando a oportunidade surgir. Os arredores da capital alemã não lhe oferecem apenas uma natureza idílica para relaxar. Eventos de vários tipos e edifícios históricos são também destinos populares para os berlinenses e os seus convidados, geralmente custando pouco ou nada para além da viagem.
Visita aos estúdios cinematográficos de Babelsberg
A sul de Berlim, perto de Potsdam, situa-se o município de Babelsberg, o que, por si só, pode não ser notável. Tornou-se famoso por causa dos estúdios cinematográficos. É aqui que as maiores produções cinematográficas e televisivas alemãs têm sido feitas há quase um século. Em várias excursões, pode descobrir uma grande variedade de cenários, lojas de lembranças e várias oportunidades de se envolver. Existem vários parques infantis para os mais pequenos. Os bilhetes custam entre 10 e 20 euros por pessoa. A viagem de comboio a partir da estação principal demora cerca de 45 minutos.

Estúdio de cinema de Babelsberg
O maior elevador de navios do mundo em Niederfinow
O elevador de navios no norte de Berlim foi durante muito tempo o maior do mundo. Entretanto, houve mesmo dois. O velho elevador de navios entrou em funcionamento em 1934 e estava gradualmente a entrar em funcionamento em anos no início do século XXI. Assim, foi construído outro elevador de navios mesmo ao seu lado. Os adeptos da tecnologia ficarão entusiasmados ao verem como, sem esforço, mesmo grandes navios podem ultrapassar a distância de altura de 36 metros com a ajuda da tecnologia. As visitas guiadas realizam-se por reserva em grupos de 10 ou mais pessoas ou por um custo adicional a partir de 40 euros para um mínimo de 10 pessoas. Se viajar a partir de Berlim, recomendamos que apanhe o comboio ou um carro.

Niederfinow
Teatro, música e eventos culturais no Castelo de Rheinsberg, no lago
Na região de Barnim, a norte de Berlim, situa-se a cidade cultural de Rheinsberg com o castelo do mesmo nome, idilicamente situado sobre um lago. No passado, o próprio palácio foi o “retiro de Verão” da aristocracia prussiana e dos notáveis berlinenses. A convivialidade e a cultura ainda caracterizam a vida quotidiana no Palácio Rheinsberg, que atrai constantemente convidados de Berlim com teatro, ópera, festivais e concertos. As visitas guiadas ao castelo custam cerca de 10 euros por pessoa. O parque do castelo e o lago proporcionam um cenário encantador e tem aqui muitas oportunidades para uma pausa ou um passeio. Rheinsberg pode ser alcançada a partir de Berlim em uma hora e meia de comboio ou de carro.

Castelo de Rheinsberg
Um dia em Rüdersdorf perto de Berlim
O município de Rüdersdorf está localizado a leste de Berlim. Uma viagem de um dia a Rüdersdorf leva primeiro ao Parque dos Museus de Rüdersdorf, que mostra um quadro impressionante da história industrial alemã. O museu ao ar livre é constituído pelas antigas pedreiras de calcário e instalações de processamento que moldaram a longa cidade. A taxa de entrada é inferior a 10 euros por pessoa. Os amantes de lugares perdidos podem também fazer um desvio para a antiga fábrica de produtos químicos em Rüdersdorf. Para Rüdersdorf, o S-Bahn demora cerca de uma hora a partir de Ostbahnhof.

Parque do Museu de Rüdersdorf
Relaxar no Lago Schwielow como Einstein uma vez fez no seu dacha
O lago Schwielowsee no sul de Berlim é um dos maiores lagos do estado de Brandenburg. O município com o mesmo nome foi criado pela fusão das aldeias de Caputh, Geltow e Ferch, cujos nomes podem ser encontrados num número surpreendente de romances e biografias do século XX. É aqui que a cena artística e cultural de Berlim da época se reúne aos fins-de-semana e durante as férias de Verão. Albert Einstein, por exemplo, era proprietário de uma cabana de madeira em Caputh e insistiu em não instalar lá um telefone. Se quiser relaxar durante um dia de natação, vela ou caminhadas, conduza até Ferch e atravesse o lago de barco. Mas talvez prefira dirigir-se primeiro para o castelo de Capute.

Schwielowsee
No trilho do Capitão de Köpenick
O distrito no extremo sul de Berlim provavelmente não teria ficado tão famoso como hoje sem a história do Capitão de Köpenick. A bonita cidade velha de Köpenick é ainda o lar da Câmara Municipal de Köpenick, que desempenha um papel central na história e é particularmente bonita numa pequena ilha. O Castelo de Köpenick também faz parte de uma visita à cidade. A melhor maneira de chegar a Köpenick a partir do centro de Berlim é através de S-Bahn.

Castelo de Köpenick
Passeios de barco e pepininhos no Spreewald
Nenhuma visita a Berlim está completa sem um desvio para o Spreewald. Entre as comunidades de Lübben, Lübbenau e Burg, os conhecidos canais, nos quais as barcaças igualmente conhecidas são o meio de transporte mais importante, estendem-se através da paisagem. Para além da cultura da minoria Sorbian que vive aqui, há duas especialidades culinárias a descobrir que são emblemáticas do Spreewald a sul de Berlim: Óleo de linhaça, que é consumido com batatas e requeijão, e Spreewald gherkins, que são servidos em pickles ou como um guisado de coração.

Spreewald
Corridas de galope e apostas em cavalos em Hoppegarten
A sul de Berlim, os amigos dos desportos equestres podem esperar por uma experiência extraordinária. O hipódromo de Hoppegarten é um dos mais importantes percursos de corrida alemães e tem sempre dias de corrida emocionantes à disposição. É claro que também pode apostar nas corridas e talvez desfrutar de uma ou duas vitórias. Paga-se cerca de 10 a 25 euros pela entrada, dependendo da raça. A pista de corridas de cavalos em Hoppegarten pode ser alcançada por S-Bahn da estação Berlim-Lichtenberg em pouco menos de meia hora.

Hipódromo de Hoppegarten
Pomares, provas e o festival da floração de árvores em Werder
A oeste de Berlim situa-se o pomar de Berlim e no meio dele a cidade de Werder an der Havel. As propriedades da zona oferecem especialidades de fruta e guloseimas alcoólicas para desfrutar e saborear durante todo o ano. O ponto alto da área de fruticultura é o festival anual das flores de árvores em Werder, em Maio. Aqui, num ambiente de feira, os fruticultores mostram-lhe o que colheram e fabricaram no ano anterior. Mas cuidado, o vinho de fruta doce é mais substancial do que se pensa muitas vezes. O comboio irá assegurar uma viagem segura de regresso a Berlim.

Werder
Emoções na Floresta Trepadora de Strausberg
Um evento desportivo ao ar livre aguarda os fãs da escalada no município de Strausberg, no distrito de Märkisch-Oderland. A Floresta Trepadora de Strausberg também inclui o Mundo da Montanha de Strausberg. Encontrará tudo o que precisa para um verdadeiro dia de aventura de escalada: grutas, montanhas e a floresta, onde encontrará várias trilhas de escalada de árvores, linhas de tirolesa e outras atracções. Os horários de abertura variam de acordo com a estação e o tempo, os bilhetes custam entre 15 e 25 euros. Recomenda-se o registo telefónico. Importante: apenas pagamento em dinheiro, sem cartões. Strausberg pode ser contactado por S-Bahn a partir da estação de Lichtenberg em Berlim em cerca de meia hora.

Floresta de escalada de Strausberg
Mosteiro Schorfheide-Chorin e Reserva da Biosfera
Uma interessante mistura de cultura e natureza espera-o na pequena cidade de Chorin, a norte de Berlim: por um lado, pode visitar o mosteiro cisterciense de Chorin, que o convida a uma grande variedade de eventos ao longo do ano. Por outro lado, Chorin está localizada no Schorfheide, o que lhe apresenta a sua paisagem única. Parte dela é uma reserva da biosfera da UNESCO, mas o ponto alto são os lobos que aqui vivem. O Centro de Informação Wolf Brandenburg tem detalhes sobre isto. A viagem de comboio até Chorin demora cerca de uma hora desde a estação de Gesundbrunnen.

Mosteiro de Chorin
Um passeio de autocarro por Potsdam
Qualquer pessoa que visite Berlim dificilmente poderá evitar a cidade de Potsdam e os seus muitos pontos turísticos. Os famosos castelos, em primeiro lugar Sanssoucis, os parques palacianos e também o centro da cidade de Potsdam, são bem adequados para a sua viagem de um dia a partir de Berlim. Existem inúmeras ligações ferroviárias, por exemplo de Bahnhof-Zoo ou Berlin Hauptbahnhof. Em Potsdam, uma viagem de autocarro por cerca de 25 euros é a melhor forma de ver a cidade com conforto e não perder nenhuma das atracções. Basta entrar e sair nas paragens individuais do passeio, onde quiser.

Novo Palácio