A torre de televisão, Portão de Brandenburgo e Reichstag – toda a gente as faz. Está à procura de uma aventura especial fora da pista turística batida para a sua viagem a Berlim? Descubra a Berlim alternativa, explore pedras preciosas escondidas e faça coisas invulgares que só pode realmente fazer na metrópole no Spree.
Abraçar Berlim como um Ossi
Para uma primeira visão geral dos pontos turísticos de Berlim, uma visita à cidade é uma boa ideia. Pode fazê-lo com estilo no Trabant 601. Admite-se que se masturba e se choca com o pequeno carro da era da pré-reunificação da Alemanha de Leste, também não é confortável, as engrenagens levam algum tempo a habituar-se e o cheiro a gasolina sobe pelo nariz – mas após a segunda curva de crescimento do cabelo, é apanhado pela febre Trabi. O Trabi Safari é uma das coisas mais loucas que se pode fazer em Berlim. O percurso leva-o via Potsdamer Platz, passando pelo Portão de Brandenburgo até à Torre de TV e até à Galeria do Lado Este. Vamos à Zimmerstraße em Mitte.

Trabant
Mergulhar no submundo
Um passeio pela cidade de um tipo completamente diferente é um passeio pelo metro de Berlim. Explorar estações subterrâneas desactivadas, abrigos de raides aéreos da Segunda Guerra Mundial e túneis que as pessoas utilizavam para escapar da Alemanha Oriental para a Ocidental. Aproveite a oportunidade para visitar lugares muito especiais em Berlim: Cada uma das sete visitas guiadas através do submundo de Berlim leva-o mais para baixo, para o interior da cidade. As excursões são oferecidas em seis línguas diferentes; cada excursão custa 15 euros.

O submundo de Berlim
Churrasco no Spree
O carvão crepita debaixo da grelha, o fumo sobe em pequenos wisps e a carne espreme suculentamente sobre o fogo aberto – claramente, o churrasco é puro prazer para os amantes de carne. No Verão, no entanto, não só é possível fazer churrascos nos parques de Berlim – atenção, permitida apenas em áreas designadas – mas também na água. Alugue um barco de churrasco, embale salsichas, bifes e cerveja no frigorífico incorporado e navegue através do Havel, Spree and Wannsee, batendo os seus lábios com prazer – um pouco de arrefecimento incluído.

Churrasco no barco
Festejar vegan no mosteiro
Se preferir passar a sua tarde sem carne e com os pés secos, visite o mosteiro budista Lotos Vihara. Não muito longe da Alexanderplatz e no meio de gigantes Plattenbau cinzentos, esta jóia surpreende com um Zengarten calmo e tranquilo e um café acolhedor onde a comida é exclusivamente vegetariana, vegana e orgânica. O monge Wilfried Reuter, que fundou o mosteiro, conduz regularmente meditações aqui na tradição Theravada, que são gratuitas para todos.
Arte na Muralha
Os muros de Berlim estão cheios de arte de rua, os graffiti artísticos decoram outrora muros cinzentos. As fachadas artisticamente desenhadas estão espalhadas por toda a área da cidade – descubra os grandes quadros. Uma visita obrigatória é definitivamente a Galeria East Side entre Warschauer Straße e Ostbahnhof. Ao longo de 1,3 km, os artistas de rua decoraram os restos do Muro de Berlim com graffitis. Os motivos são por vezes políticos, por vezes activistas – e sempre coloridos e fascinantes. No Mauerpark, por outro lado, é possível ver os grafiteiros a trabalhar no fim-de-semana.

Galeria East Side
No trilho de Bond and Co.
Claro que Berlim como cidade dividida entre o Oriente e o Ocidente foi o epicentro da Guerra Fria – e portanto também a capital dos espiões, batedores e agentes secretos. O Museu Alemão de Espiões em Leipziger Platz, em Mitte, é dedicado ao mito que rodeia os observadores sombrios. No museu interactivo, olhar directamente para a vida quotidiana da Stasi, da NSA e, claro, de James Bond, ouvir as histórias espectaculares de verdadeiros agentes de topo, resolver casos excitantes e ultrapassar o curso de laser. O Museu do Espião está aberto diariamente das 10h às 20h; os bilhetes custam entre 6 e 17 euros.
Descobrir os Lugares Perdidos de Berlim
Prometem aventura, têm um certo factor assustador e oferecem essa experiência especial – lugares perdidos, lugares abandonados e esquecidos, têm o seu próprio encanto. Explorar Spreepark Plänterwald em Berlim, por exemplo. Localizado no sudeste, o parque de diversões foi construído na RDA e finalmente abandonado em 2002. A entrada na área sem guia é proibida, mas as pessoas continuam a visitar por conta própria. A Siemensbahn é também popular. A linha ferroviária urbana de 4 1/2 km de comprimento no noroeste não tem sido utilizada desde os anos 70; a natureza está lenta mas seguramente a recuperar os carris e as estações. Outras inspirações: a estação de escuta no Teufelsberg, o S-Bahn-Rondell em Pankow ou o Beelitzer Heilstätten.

Spreepark Plänterwald
Pedregulho no sítio RAW
Gosta de pendurar Missão Impossível nas rochas íngremes e gosta de conquistar alturas e penhascos? Em seguida, visitar o cone nos terrenos da RAW em Friedrichshain. A sala de pedregulho tem vários cursos ao ar livre e interiores. Após o treino, explorar os terrenos RAW. O centro de artes e cultura no local das antigas obras de reparação da Reichsbahn alberga pubs alternativos e clubes de cool, lanchonetes criativos e lojas de fora de moda em antigas oficinas e armazéns. Embora seja bastante agradável de manhã, a vida dança aqui à noite. Isto é pura vida nocturna de Berlim!

Templo RAW
Dança até ao amanhecer
Quando o sol se põe em Berlim, os baixos sobem pelo ar. Numa viagem à capital do techno, uma visita a um clube é, evidentemente, uma obrigação. No topo da lista dos discípulos do techno está Berghain, provavelmente o clube techno mais famoso do mundo, com um sistema de som espectacular. Talvez você seja um dos escolhidos para entrar. Vale a pena tentar! Estilo você mesmo fresco, sexy mas também autêntico: ténis da anca em vez de saltos altos, camisa de malha preta sobre um sutiã chique ou sobre pele nua, penteado casual e não demasiada maquilhagem – é assim que por vezes funciona com os saltos altos. Para além dos clubes techno, Berlim tem à sua disposição bastantes clubes de rock alternativo e latinos. Se preferir festejar queer, vá a Schwuz, o clube gay mais popular de Berlim.

Berghain
Cada intersecção uma etapa
Está em Berlim para o solstício de Verão? Depois passar a noite mais longa do ano a passear pela cidade e descobrir Berlim musical. Porque todos os anos, a 21 de Junho, Berlim celebra a Fête de la Musique. Depois músicos e bandas tocam ao ar livre por toda a cidade – às vezes em terraços, às vezes em praças, às vezes simplesmente no cruzamento. E o melhor de tudo: a Fête de la Musique é livre e aberta a todos.

Música de rua em Berlim
Karaoke a céu aberto
Também há música aos domingos no Mauerpark. Mas é aqui que os seus dotes de cantor são necessários. Então olear essas cordas vocais, reunir a sua coragem e ir até Mauerpark para o karaoke. Desde 2009, cerca de 1000 amantes da música e músicos profissionais e amadores reuniram-se todos os domingos no anfiteatro por volta das 14 horas para a festa do karaoke ao ar livre. Bom humor, muita atmosfera e aplausos são garantidos, mesmo que nem todas as notas estejam correctas.

Mauerpark
Entre Manga, Felpa e Flores de Cerejeira
Um oásis verde está escondido no meio de gigantes pré-fabricados cinzentos: os Jardins do Mundo em Marzahn albergam um chinês e um coreano, um balinês e um oriental, um italiano e um inglês, assim como outras instalações em 43 hectares. Um destaque especial é o Hanami, o desabrochar das cerejeiras no jardim japonês. No fim-de-semana da flor de cerejeira, fãs de manga, anime e criaturas fabulosas em fatos auto-ajustados competem pela coroa do cosplay na competição do cosplay.

Jardins do mundo
Kitelandboarding através do alcatrão do aeroporto de Tempelhof
Hoje em dia é difícil imaginar que uma vez os aviões descolaram e aterraram no meio de Berlim. Hoje em dia, apenas o Tempelhofer Feld é testemunha disso. Os ringues de patinagem são excelentes para ciclismo ou patinagem. Ou que tal o kite sandboarding? Apontar o papagaio para o vento e o papagaio em rolos sobre o asfalto da pista.

Aeroporto de Berlim Tempelhof