Todas as cidades têm o seu je ne sais quoi de único e especial fora do roteiro tradicional. Ainda que a maioria dos roteiros destaque os monumentos, museus e espaços naturais de maior relevância, as coisas invulgares em Lisboa nem sempre encontram lugar nos principais guias da capital portuguesa. Deste modo, para saber mais sobre os lugares inusitados, os planos únicos, os pormenores que destacam a vida noturna em Lisboa ou as experiências memoráveis que pode viver na cidade, o ideal é procurar as coisas divertidas e ousadas que pode fazer na capital.

Venha conhecer uma lista de coisas que só pode fazer em Lisboa e que vão contribuir para que a cidade fique eternamente gravada na sua mente (e no seu coração).

Testar a sua arte em palco

Se gosta de dizer umas piadas, de cantar ou de declamar poesia, Lisboa é uma cidade que definitivamente deve contar da sua bucket list. Locais como o Lisbon Comedy Club têm rotineiramente microfone aberto, sendo que vários eventos de Poetry Slam.

Um dos locais onde mensalmente existe um evento de microfone aberto de poesia é a Adega Belém, um local que também vale a pena visitar por se tratar de uma adega urbana, onde pode tomar contacto com a criação dos vinhos e degustá-los, ao mesmo tempo que aproveita a simpatia e entusiasmo da família que gere o espaço.

Clube de Comédia de Lisboa

Clube de Comédia de Lisboa

Viajar no tempo

Na região de Belém, o Quake é um espaço que convida os visitantes de Lisboa para uma experiência imersiva. Este projeto baseia-se num dos acontecimentos históricos mais marcantes da cidade, o Terramoto de Lisboa, levando os visitantes a uma experiência sensorial e visual do que sucedeu em 1755.

A experiência destina-se a maiores de 6 anos e o custo é de 21 euros, havendo preços especiais para reservas antecipadas ou de grupo.

Andar a pé no Aqueduto

O Aqueduto das Águas Livres é um monumento muito conhecido, mas ainda são relativamente poucos os que se aventuram a fazer os passeios pedonais permitidos pelo espaço.

Este é um olhar distinto sobre a cidade, que permite ver alguns dos mais importantes pontos da capital, assim como a sua malha, sendo que o eclético troço que atravessa o Vale de Alcântara, entre Campolide e Monsanto, promete deixá-lo sem fôlego com a sua perspetiva da cidade. O acesso ao Aqueduto é feito na Calçada da Quintinha e possível entre as 10 da manhã e as 17h30. O valor de entrada é bastante económico, sendo de apenas 2 euros para adultos e 1 euro para idosos e estudantes. As crianças até aos 12 anos têm entrada livre.

Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto das Águas Livres

Sentir-se num triller

Lisboa tem Escape Rooms magníficas, que o levam a narrativas históricas, de crimes e de teorias da conspiração. Com base na sua temática ou trama favorita, no nível de dificuldade ou na emoção que quer sentir, pode escolher entre as muitas salas que se espalham pela cidade.

Treinar a mente, escapar a armadilhas e usar estratégia são algumas das coisas que pode esperar fazer nestas experiências, ideais para grupos de amigos que gostam de resolver charadas e de viver emoções intensas.

Escape Rooms

Escape Rooms

Andar num elétrico vintage

O “28” é um elétrico vintage que, apesar de bem conhecido, integra sem dúvida a lista de coisas que só pode fazer em Lisboa.

No seu interior pode fazer uma rota turística entre alguns dos locais mais aclamados da capital, sem esquecer a Baixa, o Bairro Alto, Alfama e o Castelo de São Jorge. Fará isto em grande estilo, aproveitando o lado mais vintage da cidade e a sonoridade do fado.

Elétrico de Lisboa

Elétrico de Lisboa

Ser um ninja por um dia

Na lista de coisas inusuais para fazer em Lisboa, não pode esquecer-se o Jump Yard: um espaço de trampolins com mais de 3500 metros quadrados, onde pode aproveitar as melhores experiências da atividade. Dentro desta, o destaque vai para o Ninja Park, um espaço que permite explorar o lado ninja de pequenos e graúdos. Pode também experimentar o Quantum Park, onde além de saltar pode escalar, jogar basquetebol ou dodge ball.

Uma coisa é certa: são espaços que dão novas sensações aos visitantes e permitindo que estes deem – literalmente – o salto na sua viagem.

JumpYard Lisboa

JumpYard Lisboa

Dar uma profissão ao seu filho

As crianças gostam de brincar ao faz-de-conta e não existe espaço melhor para isto do que a Kidzânia , um parque temático, interativo e didático, incorporado no Centro Comercial UBBO. O parque destina-se a crianças entre os 3 e os 5 anos e leva estas crianças e jovens a conhecer o mundo das profissões e até a experimentá-las por um dia, com momentos de grande diversão.

Por se integrar num centro comercial, este dá aos pais a chance ideal para fazer algumas compras enquanto os filhos aproveitam o dia ao máximo.

Kidzania Lisboa

Kidzania Lisboa

Rumar à aventura

O arborismo é uma forma incrível de pôr à prova a sua condição física, ao mesmo tempo que aproveita a adrenalina e o contacto com a Natureza. Este é justamente o convite que lhe é feito pelo Mega Circuito do Adventure Park.

Com 45 obstáculos/desafios a 12 metros do solo, este é dos maiores circuitos de arborismo da Península Ibérica, e destina-se a adultos e crianças que tenham 1,40 metros de altura ou mais.

Adventure Park

Adventure Park

Conduzir sem regras

Não recomendamos que utilize as estradas de Lisboa para conduzir sem regras… mas pode aproveitar que está na cidade e fazê-lo livremente no simulador do Autódromo Virtual de Lisboa.

Os amantes da estrada e das altas velocidades poderão aproveitar o espaço de 300 metros quadrados e experimentar um ou mais dos 20 simuladores para conduzirem sem regras e a toda a velocidade, simulando a experiência que apenas os pilotos de Formula 1 conhecem. Esta experiência é tão realista, que até terá condições atmosféricas distintas à sua espera!

Autódromo Virtual de Lisboa

Autódromo Virtual de Lisboa

Veja o Universo com outros olhos

O Observatório de Lisboa convida para que, no último sábado de cada mês, rume ao Planetário Calouste Gulbenkian e aproveite um momento único com o projeto que o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço preparou para si. Além de uma breve palestra será convidado a fazer observações astronómicas e a assistir a um espetáculo imersivo. Este evento é conhecido como “Noites no Observatório e é gratuito, sendo, no entanto, necessária a inscrição prévia.

Planetário Calouste Gulbenkian

Planetário Calouste Gulbenkian

Reunir com artistas mundiais

Artistas portugueses e mundiais podem fazer parte da sua estadia em Lisboa, devido às vastas ofertas de espaços como o ArtZone. Este tipo de estúdio de arte reúne criativos e artistas de áreas diversas, permitindo-lhes conviver e socializar. Para esta finalidade, dinamizam cursos, festas, workshops e até mesmo piqueniques, onde a interação social cria espaços de discussão e debate interessantes e únicos, repletos de criatividade.

ArtZone

ArtZone

Explorar a arte urbana

A arte de Bordalo II – com os seus animais feitos de lixo – ou dos graffiters PichiAvo tornam Lisboa um museu a céu aberto, que merece destaque.

As pinturas nos prédios da Calçada de Santa Apolónia são um bom exemplo dos tesouros escondidos de Lisboa. Visite também a LX Factory: um complexo industrial de Alcântara, transformado em espaço ecológico e criativo, onde pode aproveitar conceitos alternativos e originais.

Lince-ibérico de Bordalo II

Lince-ibérico de Bordalo II