Com um orçamento? Ainda pode desfrutar de Amesterdão! Embora a capital holandesa seja o lar de algumas atracções muito caras, há também uma série de actividades gratuitas em Amesterdão que certamente irá adorar. Veja a nossa lista do que fazer em Amesterdão de graça!
Visitar os Jardins do Rijksmuseum
Os jardins do Rijksmuseum são sempre gratuitos e valem definitivamente a pena ver. Estes relvados espalhados e manicurados têm muitos pontos sombreados onde se pode relaxar e desfrutar de um piquenique. Nos meses de Verão, é montada uma exposição temporária de esculturas, permitindo mesmo aos viajantes conscientes do orçamento desfrutar de uma amostra da famosa arte da cidade.

Jardins do Rijksmuseum
Relaxe no Artisplein
Pagará para entrar no Jardim Zoológico Artis, mas é livre de se sentar e relaxar no Artista ao ar livre. Este é um dos locais mais deslumbrantes da cidade para relaxar. Sente-se ao lado da fonte de água suave e desfrute das agradáveis vistas da lagoa de flamingo e das esculturas de dinossauros do outro lado da vedação.

Artis Zoo
Verifica o metro de Amesterdão no cais do NDSM
Quando os estaleiros de Amesterdão fecharam nos anos 80, os armazéns abandonados do Cais NDSM tornaram-se um parque infantil para tipos alternativos. Grafittistas, punks, hippies e patinadores afluíram aqui nas suas manadas, com muitos a montar agachamentos. No século XXI, a área foi fortemente renovada, mas mantém esse encanto alternativo. O Museu STRAAT, dedicado à arte de rua e graffiti, cobra uma taxa de entrada, mas todos podem admirar o enorme mural de Anne Frank nas suas paredes exteriores. Outras atracções nesta área incluem um mercado mensal regular de pulgas, algumas exposições ao ar livre e festivais nos meses de Verão.

NDSM
Saltar para o ferry
Os cruzeiros pelo canal podem ser caros, e o aluguer de barcos privados trará uma lágrima aos seus olhos – mas ainda pode experimentar Amsterdão pela água sem gastar um cêntimo. Os ferries da cidade, utilizados tanto por passageiros pendulares como por visitantes, são totalmente gratuitos. O pequeno salto da Estação Centraal para Buiksloterweg é uma forma divertida e invulgar de viajar, enquanto que a viagem de 15 minutos até ao cais NDSM lhe dá tempo suficiente para fazer também uma visita turística a bordo.

Ferry de Amesterdão
Desfrute de vistas nocturnas dos canais
Tirar uma grande fotografia não custa nada, e dar-lhe-á uma lembrança para se lembrar das suas férias durante anos futuros. Para algumas das melhores vistas nocturnas de Amesterdão, calor para o Canal Groenburgwal. Olhando para norte a partir da ponte Staalmeestersbrug, tem uma bela e evocativa vista da torre da igreja Zuiderkerk à distância. Alternativamente, vá para a encantadora ponte levadiça Magere Brug, de madeira, que atravessa o rio Amstel. À noite, é iluminada por 1.000 lâmpadas e faz um pano de fundo perfeito para algumas grandes fotografias de Amesterdão.

Ponte magra
Obtenha excelentes vistas no Museu da Ciência
O Museu de Ciência NEMO mantém o seu terraço no telhado livre, tornando-o um óptimo local para os viajantes conscientes do orçamento que queiram admirar as vistas. Este terraço panorâmico está equipado com uma série de bancos e oferece algumas vistas maravilhosas sobre as zonas portuárias da cidade. Há também uma exposição interactiva sobre energias renováveis, que vale a pena visitar se estiver interessado.

Museu de Ciência NEMO
Posicionar na placa I de Amesterdão
Tem a certeza de ter visto pessoas nas redes sociais a tirar fotografias com o icónico sinal vermelho e branco I Amesterdão! Isto é gratuito, mas hoje em dia pode ser difícil de localizar. Ficou no Museumplein até 2018, quando foi removido, pois os habitantes locais estavam a ficar aborrecidos com o enorme volume de turistas que empunharam autocolantes. Hoje em dia, é uma exposição móvel que surge em toda a cidade para encorajar os visitantes a visitar os recantos menos conhecidos de Amesterdão.

Rijksmuseum
Aprender sobre o mundo da canábis
Amesterdão é famosa pela sua cultura de canábis no café – mas a relação da cidade com a erva vai muito mais fundo do que isso. O Cannabis College é uma organização sem fins lucrativos dedicada a dissipar mitos sobre a canábis e a educar o público. No interior, encontrará informação sobre como a cannabis e o cânhamo são utilizados em ambientes que vão desde recreativos a industriais ou medicinais. Apareça na cave enquanto lá estiver, e poderá admirar uma enorme horta de canábis orgânica. Mas não tente apanhar folhas!

Faculdade de Cannabis
Procurar as bancas no mercado Albert Cuyp
Mesmo que não esteja a comprar nada, vale a pena visitar o maior mercado de rua do país. O mercado Albert Cuyp abre seis dias por semana, de segunda a sábado, vendendo alimentos e produtos locais, bem como uma riqueza de outros artigos. Os caçadores de recordações podem apanhar uma roda de queijo artesanal ou um par de tamancos de madeira, e aqueles que apenas querem dar uma vista de olhos e ver o que está em oferta são mais do que bem-vindos.

Mercado Albert Cuyp
Brincar com gatos a bordo de um barco
O Poezenboot, ou barco do gato, é ideal para qualquer pessoa que ame gatos. Este santuário flutuante de gatos está situado numa casa flutuante de barco tradicional. Hoje, abriga gatos vadios e abandonados e está aberta a visitantes que queiram mostrar-lhes algum amor. A Pozenboot só está aberta das 13h00 às 15h00 às terças, sextas e sábados. É livre de entrar, mas as doações para manter vivo este santuário flutuante são encorajadas.

Poezenboot
Saiba mais sobre o Distrito da Luz Vermelha
Um passeio pelo infame Red Light District de Amesterdão é gratuito – embora, claro, muitos visitantes acabem por gastar muito dinheiro aqui! Um dos cantos mais interessantes do Distrito da Luz Vermelha é o Centro de Informação da Prostituta de entrada livre. Aberto das 12:00 às 17:00 horas de quarta-feira, sexta-feira e sábado, este mini-museu dá uma vista de olhos à indústria do ponto de vista dos trabalhadores do sexo e vale bem a pena uma visita para saber mais.

Bairro da Luz Vermelha
Visite o Vondelpark
O pulmão verde de Amesterdão, o Vondelpark, é uma excelente forma de passar algumas horas. É particularmente popular nos meses de Verão, quando há frequentemente actuações ao ar livre de música, dança e teatro, muitas das quais são de livre acesso. Passe algum tempo a explorá-la, verificando o tearoom, os parques infantis e até a notável escultura de Pablo Picasso.

Vondelpark