Claro que o costume das tapas gratuitas na grande maioria dos bares de Granada é, talvez, uma das marcas registadas da cidade e uma das experiências fundamentais para as suas férias lá. Mas há mais coisas que pode desfrutar gratuitamente, uma vasta gama de actividades que serão um complemento perfeito para a sua viagem sem gastar um único euro.

Exposições gratuitas

Granada oferece muitos salões e espaços com exposições sobre diferentes temas que são completamente gratuitos. Por exemplo, no Centro de Exposições Puerta Real, que está aberto durante todo o ano e oferece pintura, fotografia, origami e muito mais. Existe também o Museu da Memória da Andaluzia, que reúne obras pictóricas do século XVI ao século XXI, uma exposição permanente através da qual se pode conhecer as diferentes correntes e manifestações artísticas da região. No Palácio dos Condes de Gabia, situado no centro de Granada, encontrará exposições multidisciplinares gratuitas, para além do facto de que o próprio palácio vale a pena visitar pela sua arquitectura do século XIX. A Fundación José Guerrero é outro espaço livre a visitar em Granada, neste caso mais ligado à arte contemporânea.

Centro de Exposições

Centro de Exposições

Desenho e pintura ao ar livre

Se gosta de desenhar ou pintar e quer continuar a fazê-lo nas suas férias, Granada é o local ideal para se juntar a grupos locais em diferentes passeios de rua. Tudo o que precisa são lápis e um caderno para carimbar as suas impressões gráficas dos lugares mais bonitos da cidade. É verdade que pode fazer esta actividade por si próprio, mas é mais divertido se o fizer em grupo, pois é totalmente gratuito e pode conhecer pessoas e partilhar experiências com o grupo de aguarelistas de Granada ou com os Urbans Sketchers.

Urbans Sketchers

Urbans Sketchers

Passeios gratuitos pelo centro histórico, Albaicín e Sacromonte

Os principais pontos de interesse de Granada estão cheios de excursões gratuitas oferecidas por guias locais que conhecem todos os segredos do centro histórico e os dois bairros mais bonitos e pitorescos da cidade: Albaicín e Sacromonte. Esta é a melhor forma de conhecer Granada e só terá de deixar uma pequena gorjeta no final do passeio, por um preço que fixará de acordo com a sua avaliação da visita que acabou de fazer.

Visita livre a Granada

Visita livre a Granada

Caminhadas ecológicas para desfrutar da natureza

Granada tem um bom número de parques, caminhadas e percursos saudáveis para que possa caminhar e desfrutar da natureza sem gastar dinheiro. Recomendamos que visite o Parque Federico García Lorca, o Parque Tico Medina, a Floresta de Alhambra, a Fuente de la Bicha, El Camino del Avellano e o Llano de la Perdiz, sempre com calçado desportivo confortável para evitar qualquer inconveniente.

Parque Federico García Lorca

Parque Federico García Lorca

Tapas grátis nos bares de Granada

Ir beber tapas e cervejas em Granada é uma das actividades que mais atrai todo o tipo de turistas, devido ao facto de, com uma cerveja, a tapa vir de graça. Isto também é habitual em outras cidades andaluzas, mas em Granada está no seu melhor. No entanto, há algumas coisas a ter em conta. A primeira coisa é que o preço médio de uma pinta ou de um terço (a medida padrão de uma cerveja nos bares da cidade) é de 2 euros. Portanto, evite lugares onde seja mais caro e esteja ciente de que se lhe for cobrada metade desse preço pela cerveja, a tapa pode não ser incluída.

Tapas em Granada

Tapas em Granada

Mistura com os locais em festivais populares

A melhor maneira de conhecer o pulso autêntico de Granada é através das suas festas populares e de todas as actividades que oferecem ao ar livre e completamente gratuitas. Há muitos ao longo do ano, mas há dois em particular que são muito especiais. Uma delas é a Fiesta de las Cruces, a mais popular entre os jovens, onde comem favas e salaíllas, dançam sevillanas e desfrutam do bom tempo primaveril em Maio. A outra é a Corpus Christi Fair ou a Feira de GranáA procissão de Corpus Christi, a “tarasca”, as “casetas”, a diversão no recinto da feira e a praça de touros cheia de gente (a única coisa que se paga é a entrada para a praça de touros, o resto das actividades são completamente gratuitas).

Festa da Cruz

Festa da Cruz

Aulas de dança gratuitas

Há muitos lugares em Granada que oferecem aulas gratuitas de diferentes tipos de dança, especialmente pubs e discotecas onde a entrada também é gratuita e só tem de beber algo no bar para se divertir e aprender passos de bachata e outros ritmos latinos no Aliatar, Backstage, Forum Plaza, Mae West, Pub Babel, Mezquita 14 e outros lugares.

Discoteca Aliatar

Discoteca Aliatar

A rota do graffiti

O street-art ou arte de rua está a crescer em todo o mundo e Granada não é excepção, onde o artista Raúl Ruiz, mais conhecido como A Criança das Pinturasconseguiu traçar uma rota extremamente cativante de graffiti em diferentes bairros, que podem ser vistos e fotografados gratuitamente. O seu trabalho mistura pintura com poesia e consegue imagens verdadeiramente impressionantes que irão preencher as suas fotografias de férias em Granada com cor.

Arte urbana em Granada

Arte urbana em Granada

Um passeio à volta da Alhambra

A magia da Alhambra é tão grande que também pode ser desfrutada do exterior do recinto, nos seus arredores, com um passeio pelos seus jardins exteriores e passando pela Puerta de las Granadas em Cuesta Gomérez (mesmo ao lado da Plaza Nueva), um lugar ideal para relaxar com o agradável som da água, sob a sombra dos choupos e castanheiros, olhando para as antigas paredes. Pode mesmo subir ao Palácio de Carlos V, outro monumento gratuito em Granada, e alcançar a Plaza de los Aljibes com as suas vistas sobre o Albaicín. Tens a opção de fazer o passeio livre sozinho ou de te juntares a uma excursão especial gratuita pela zona, onde deixarás uma gorjeta no final.

Porta da romã

Porta da romã

Apreciar o pôr-do-sol num miradouro

Quando a noite cai, Granada assume cores únicas e uma atmosfera de sonho em que a linha do horizonte da Serra Nevada se mistura com o ar medieval da cidade e a silhueta marcante da Alhambra. A melhor maneira de apreciar o pôr-do-sol na cidade é nos pontos de vista. O mais movimentado e mais conhecido é o Mirador de San Nicolás, mas se preferir ir a um menos lotado, existe a Mirador Placeta de Carvajales, localizada nas proximidades. Outros dois altamente recomendados são o Mirador de San Miguel Alto e o Mirador de la Abadía del Sacromonte.

Miradouro de Granada

Miradouro de Granada