Istambul é uma cidade rica, no entanto, existem aqui muitas actividades baratas ou gratuitas. Desde parques públicos a sítios e distritos históricos, pode sempre encontrar algo para fazer que não estrague o seu orçamento. Por conseguinte, compilámos uma lista das nossas actividades gratuitas preferidas em Istambul. Aqui está o nosso guia sobre o que fazer em Istambul de graça.
Visite as Belas Mesquitas de Istambul
A famosa Mesquita Azul ou qualquer uma das impressionantes mesquitas à volta de Istambul são todas livres de entrar. A entrada nestas mesquitas é uma experiência impressionante, desde os mosaicos coloridos até aos artefactos que contêm. ser respeitoso no seu comportamento e a forma como se veste é importante. Além disso, é necessário estar atento aos tempos de oração, pois pode não ser possível entrar durante estas horas.

Mesquita Azul
Passear no Parque Gülhane
O Parque Gülhane situa-se a uma curta caminhada a norte do Palácio Topkapı e é um dos parques mais antigos e maiores de Istambul. Este parque é um refúgio de descanso repleto de coloridas exposições florais e caminhos arborizados. Para além de fontes, lagos e um jardim de chá, outros pontos turísticos a desfrutar no parque incluem monumentos, como a antiga Coluna dos Godos, construída pelos romanos no século III EC. O parque está aberto entre as 6:00 e as 22:30 horas.

Parque Gülhane
Chegar perto da História no Hipódromo
No coração da Praça Sultanahmet encontra-se o Hipódromo. Originalmente construído durante o século III a.C., Constantino expandiu o Hipódromo no século IV d.C. para uma das maiores pistas de corridas do mundo. Grande parte do Hipódromo original perdeu-se ao longo dos séculos, mas o que resta é impressionante. A Coluna das Serpentes marca o centro do Hipódromo, enquanto cada extremidade é caracterizada pelos Obeliscos de Theodosius e Porphyrogenitus. O Hipódromo está apenas a uma curta distância da Mesquita Azul, pelo que funciona bem para combinar estas duas actividades.

Hipódromo de Constantinopla
Acolher a Vista em Çamlıca Hill
Várias colinas espalhadas por Istambul oferecem uma vista panorâmica fantástica da cidade. Uma das melhores vistas de Istambul pode ser encontrada no topo da colina Çamlıca, no distrito de Üsküdar, na cidade. Para chegar à colina, atravessar o Bósforo em direcção ao lado asiático e dirigir-se para Üsküdar. No topo da colina, encontrará parques, mesquitas históricas, palácios, casas de chá e restaurantes. A principal atracção é a vista sobre o lado europeu de Istambul.

Colina de Çamlıca
Ir às Compras à Janela nos Bazares Locais
Istambul é famosa pelos seus distritos comerciais e mercados. No entanto, mesmo que seja um viajante consciente do orçamento, pode desfrutar de navegar pelos artigos em muitos dos mercados e bazares populares de Istambul. Dê um passeio pelo Grand Bazar ou Spice Bazaar e maravilhe-se com as mercadorias em exposição.

Grand Bazaar
Visite um Museu ou Galeria de Arte num Dia Livre
Enquanto muitos museus em Istambul cobram uma taxa de entrada, vários têm dias em que oferecem entrada gratuita. Alguns exemplos incluem Istambul Modern: entrada gratuita todas as quintas-feiras; o Museu Pera: gratuito às sextas-feiras depois das 18:00; e o Museu da Pintura e Escultura: gratuito entre as 10:00 e as 16:30 todos os dias, excepto domingos e segundas-feiras. As galerias de arte que se encontram na linha İstiklal Street são normalmente gratuitas. Alguns museus, tais como o Museu Doğançay, oferecem geralmente entrada gratuita. Verificar as condições de entrada para cada local.

Museu de Arte Moderna de Istambul
Go People Watching na Praça Taksim
A Praça Taksim é uma praça pública de grande escala rodeada por lojas, hotéis e restaurantes. Serve de plataforma central para muitos dos serviços de transporte da cidade, incluindo o metro, o autocarro, o eléctrico e as linhas funiculares. Há alguns monumentos à volta da praça que vale a pena visitar, bem como a Mesquita de Taksim e o Parque Gezi, nas proximidades. Contudo, a melhor coisa a fazer enquanto se visita a Praça Taksim é sentar-se com algo para comer numa das lojas próximas ou locais de fast food e ver as pessoas a passar o seu dia.

Praça Taksim
Fazer um passeio a pé auto-suficiente
Istambul tem várias áreas que vale a pena explorar fora dos distritos turísticos habituais. Balat é um dos distritos mais antigos de Istambul e tornou-se famoso ao longo dos anos pelos seus edifícios coloridos e cafés da moda. Passeie pelos distritos cénicos de Beşiktaş e Ortaköy, acolhendo vistas tais como a enorme Ponte do Bósforo. Poderá gostar de explorar a colorida Rua Karakoy cheia de guarda-chuvas ou os bares da moda e a vibrante arte de rua em Kadıköy.

Ortakoy
Visite o Aqueduto de Valens
O Aqueduto de Valens (Bozdoğan Kemeri) em Istambul é uma construção romana com uma extensão de aproximadamente 920 metros. Foi construído no século IV para abastecer Constantinopla de água doce e fazia parte de um sistema de aquedutos com um comprimento superior a 160 m (250 km). Para ver esta peça historicamente importante da engenharia em altura sobre o tráfego, apanhar o Metro M2 e desembarcar em Vezneciler, depois andar para oeste durante 5 minutos. A Azatürk Boulevard atravessa os arcos do Aqueduto, o que também é bom de ver quando iluminada durante a noite.

Aqueduto de Valens
Dê um passeio a pé Bağdat Avenue
Bağdat Avenue(Bağdat Caddesi em turco) é uma rua alta de 9 km cheia de restaurantes, cafés, bares e boutiques, e pontilhada de mesquitas, parques, um museu de brinquedos e uma mansão abandonada com vista para o mar. Ligou a Anatólia com Constantinopla durante os períodos bizantino e otomano. Bağdat Avenue é um excelente local para ver o lado asiático de Istambul, as pessoas observam e montras. Para lá chegar, dirija-se ao distrito de Kadikoy e apanhe o comboio de Marmaray.

Avenida Bagdat