Para os viajantes de primeira viagem, Londres pode parecer uma cidade cara a visitar. No entanto, há muitas actividades gratuitas em Londres, e mesmo o viajante mais consciente do orçamento encontrará lugares interessantes para explorar. Por isso, aqui está o nosso guia sobre o que fazer em Londres de graça.

Explore os museus e galerias de arte gratuitos de Londres

Londres tem alguns dos melhores museus e galerias de arte do mundo, e muitos são livres de entrar. Desde o minúsculo mas fascinante Museu de Sir John Soane ao prestigioso Museu Britânico, há muito para experimentar em Londres sem gastar qualquer dinheiro. Outros museus que pode visitar gratuitamente incluem o Museu de História Natural, o Museu de Ciência e o Museu Victoria e Albert, todos a curta distância um do outro em South Kensington. Há também a Galeria Nacional em Trafalgar Square e a Tate Modern em South Bank para os amantes de arte.

Tate Modern

Tate Modern

Dar um passeio pelos parques de Londres

Londres tem muitos parques bonitos que são livres de atravessar a pé. O Hyde Park é especialmente popular e oferece uma variedade de actividades, incluindo passeios de barco, ciclismo e desportos recreativos. O Regent’s Park é o lar do Queen Mary’s Garden, com mais de 4.000 variedades de rosas em exposição. Outros parques que recomendamos visitar incluem St. James’s Park em Westminster, Greenwich Park, Holland Park com os seus belos Jardins de Quioto, e Victoria Park em Tower Hamlets.

Regent's Park

Regent’s Park

Descubra alguma da arte de rua de Londres

Nem toda a melhor arte de Londres pode ser encontrada em galerias de arte e museus. A cidade tem alguma arte de rua impressionante, e pode encontrar grande parte dela em alguns dos bairros mais badalados de Londres. Camden, Shoreditch e Brixton são pontos de referência para a arte de rua, tal como a área de Brick Lane em Tower Hamlets. Alguns grandes nomes da arte de rua, tais como Banksy e Invader, contribuíram para estas áreas ao longo dos anos. Dê uma vista de olhos por estas áreas, e ficará certamente impressionado.

Brick Lane

Brick Lane

Ver a Mudança da Guarda

Várias vezes por semana, os visitantes reúnem-se fora dos portões de alguns dos edifícios reais de Londres para testemunhar a cerimónia da Mudança da Guarda. A versão mais famosa desta cerimónia tem lugar fora do Palácio de Buckingham, a residência oficial do monarca reinante em Londres. No entanto, outras versões da cerimónia da Mudança da Guarda têm lugar no Palácio de St. James e no Quartel de Wellington. A cerimónia dura cerca de 45 minutos e tem lugar às 11:00 da manhã às segundas, quartas, sextas e domingos. O melhor de tudo é que é gratuito.

Troca da guarda do rei

Troca da guarda do rei

Ter a vista no Sky Garden

Faça uma pequena caminhada desde a Monument Station até ao edifício da 20 Fenchurch Street, depois suba até ao 35º andar do edifício. Aqui, encontrará o deslumbrante Sky Garden interior, 155 metros acima do nível da rua. Este é o jardim público mais alto de Londres e dispõe de bares, restaurantes e música ao vivo. O Sky Garden oferece um panorama de 360 graus do centro de Londres. A entrada no Sky Garden é gratuita, mas os lugares são limitados, pelo que terá de reservar o seu tempo aqui com bastante antecedência.

Jardim do céu

Jardim do céu

Apanhar um festival gratuito

Há uma série de festivais que se realizam nas ruas de Londres ao longo do ano, e muitos deles são de livre acesso. O maior deles é o Carnaval de Notting Hill em Agosto, que é uma celebração das comunidades das Caraíbas de Londres, com música, comida e muitas cores. Alguns outros festivais gratuitos populares em Londres incluem a Walthamstow Garden Party em Julho, o London Free Film Festival em Setembro, e o Lumiere Festival em Janeiro.

Carnaval de Notting Hill

Carnaval de Notting Hill

Ir às montras nos bairros de mercado de Londres

Mesmo que não pretenda comprar nada, passar algum tempo a passear pelos bairros comerciais da moda de Londres pode ser divertido em si mesmo. Passeie pelo Mercado de Camden, Covent Garden e Brick Lane, e encontrará uma mistura de barracas artesanais, entretenimento de rua e comida deliciosa. O Mercado Rodoviário de Portobello é um dos maiores mercados de antiguidades do mundo e é um óptimo local para ver tesouros escondidos. Há também o Borough Market, um dos mercados alimentares mais antigos de Londres, onde pode desfrutar de amostras grátis de mais de 100 barracas de comida.

Mercado de Portobello Road

Mercado de Portobello Road

Ir observar as pessoas nos pontos de encontro populares de Londres

Londres é uma cidade movimentada e de ritmo acelerado, e por vezes é agradável apenas tirar algum tempo para relaxar e ver o mundo a passar. Existem vários pontos de encontro populares pela cidade onde se pode sentar e ver as pessoas a tratar dos seus assuntos. Algumas áreas populares para as pessoas que observam incluem a Fonte Memorial Shaftesbury (também conhecida como Eros) em Picadilly Circus, os leões de pedra perto da Coluna de Nelson em Trafalgar Square, e o Victoria Memorial nos arredores do Palácio de Buckingham.

Trafalgar Square

Trafalgar Square

Faça um passeio a pé autoguiado

Há muitas excursões a pé em Londres; algumas custam-lhe dinheiro, enquanto outras são gratuitas. Mas se está num dos bairros populares de Londres, porque não dedicar algum tempo a explorá-los você mesmo? Se estiver a uma curta distância a pé de algumas das atracções de Londres, tire algum tempo para explorar e ver que tesouros escondidos pode encontrar. As áreas em redor de South Bank, Westminster, St. James’s Park e Tower Bridge têm muitos bares, museus e edifícios históricos que vale a pena explorar. Certifique-se de descarregar um mapa GPS ou levar um mapa em papel para o guiar, usar sapatos robustos para caminhar e trazer muita água para a sua viagem.

Ponte do Milénio

Ponte do Milénio

Caminhar nas pegadas dos Beatles

Qualquer fã dos Beatles viu o álbum Abbey Road, que apresenta a banda a atravessar a famosa travessia pedonal fora do estúdio de gravação epónimo, que fica a noroeste do Regent’s Park, ao largo de Grove End Road. A estação de Tube mais próxima é a estação de St John’s Wood na Linha do Norte, e os 139 e 189 autocarros passam pelo estúdio. Uma vez chegado, não deixe de tirar fotografias na passagem de zebra fora do estúdio, tendo cuidado com o trânsito! Não pode entrar no estúdio de gravação, mas pode deixar uma mensagem na parede do graffiti e visitar a loja de lembranças.

Abbey Road

Abbey Road