Valência pode ser desfrutada sem gastar um euro e em todas as suas facetas. História, arquitectura, arte urbana, praias e muitas mais opções esperam por si na cidade, tudo de graça.
Explorar o encanto medieval do bairro de El Carmen
O centro histórico de Valência é uma atracção gratuita e não se pode perder um passeio completo por ele durante uma manhã ou uma tarde. Uma área onde as culturas cristã e muçulmana convergiram entre muros, deixando um rico legado arquitectónico, histórico e cultural. É o lugar ideal para se perder nas suas ruelas empedradas e desfrutar da sua vida boémia com arte de rua, comer uma paella num dos seus restaurantes ou tomar uma bebida à noite em qualquer das suas praças, todas cheias de encanto medieval.

Carmen
Nadar e caminhar nas belas praias de Valência
Valência tem nada menos que 7 km de praias onde se pode passear e desfrutar de todo o encanto do Mediterrâneo. Há algo para todos fazerem e o que quiserem fazer: relaxar debaixo de um guarda-sol, caminhar ou correr entre as dunas, tomar longos e refrescantes banhos. Os mais próximos encontram-se em Cabanyal, Malvarrosa ou Patacona; os mais afastados e recomendáveis encontram-se em El Saler, la Garrofera ou la DevesaMas pode alcançá-los a todos num instante com uma bicicleta, numa viagem em que o terreno é sempre plano e com o mar ao seu lado.

Praia de El Saler
Um passeio pela Marina e as cores das suas embarcações e docas
Este é o antigo porto de Valência, que foi agora convertido num espaço público livre para visitar. É o lar de muitas empresas relacionadas com turismo, cultura e gastronomia, e está gradualmente a tornar-se um grande espaço para a inovação. Este é um canto muito especial em que os edifícios históricos da doca (galpões, a antiga doca seca ou o edifício Relógio) coexistem com propostas mais modernas e vanguardistas, tais como o multi-espaço Veles e Vents. É também uma área perfeita para ver barcos de todos os tipos e cores, pois tem espaço para 800 amarrações. E se for fã de desportos aquáticos, a Marina de Valência é o lar de todos os clubes de mergulho, remo, vela e canoagem.

Veles e Vents
Desfrute de um passeio gratuito pela cidade
Como é o caso de muitas cidades turísticas em Espanha e em todo o mundo, Valência também oferece muitas opções para desfrutar de uma vasta gama de actividades. excursões gratuitas que não são totalmente gratuitos, mas onde o valor é fixado por si: no final da visita, deixa uma gorjeta à sua discrição, de acordo com as informações que acabou de receber e o grau de satisfação que o percurso lhe deu. Os melhores passeios gratuitos em Valência são os que passam pelo centro histórico; a rota de arte urbana através de El Carmen e outros bairros; o passeio gratuito com as lendas e mitos de Valência; e o passeio pela Cidade das Artes e das Ciências.

Visita gratuita a Valência
Torres com muita história
O testemunho arquitectónico essencial através do qual podemos ver como eram as muralhas medievais em Valência são as Torres Serranos. Estas são duas torres poligonais no topo do que foi um dos antigos portões da cidade e serviu muitas funções, desde a defesa militar até à prisão.
Outra torre de grande importância histórica nas proximidades é a Torre de Quart, que foi também outro ponto de entrada para a antiga cidadela. Esta é mais recente, construída entre 1441 e 1460 (as Torres Serrano começaram a ser construídas por volta da década de 1230), em alvenaria de cal e pedra, e ainda ostenta as marcas do fogo de canhão das tropas francesas durante a Guerra da Independência.

Torres de Serranos
Rota de arte urbana com o graffiti mais criativo de Valência
Os graffiti em Valência são muito importantes e decoram as paredes de muitos bairros, constituindo um percurso muito completo e variado de arte urbana que se pode apreciar num passeio enquanto se tiram as melhores fotografias. No bairro de El Carmen há muitos graffiti de Escif, um artista de rua local que é considerado o “Banksy of Valencia”, e também se podem encontrar obras de Julieta XF, Cere, Erica Il Cane, Blu e Hyuro, principalmente nas ruas Baja, Peydro, Calatrava e Purísima e na Plaza del Tossal.

Arte urbana em Valência
A melhor arquitectura no Open House Valência
Tal como em cidades como Barcelona, Lisboa, Atenas, Milão e Nova Iorque, Valência está a aderir à tendência de abrir as portas dos seus edifícios mais emblemáticos ao público gratuitamente durante 48 horas. O Open House Valencia tem lugar todos os finais de Outubro, com visitas guiadas por arquitectos experientes que contam os segredos mais bem guardados dos espaços públicos e privados emblemáticos da cidade. Centros cívicos, museus, hotéis, fundações, torres e até apartamentos privados que são de interesse para a sua arquitectura única abrem as suas portas a todos.

Salão de jogos em Jardines del Turia
O património único do Museu de Belas Artes
Um dos museus mais importantes de Valência, gerido pela própria comunidade autónoma e um dos primeiros museus de pintura em Espanha. Entre o seu vasto património, destaca-se a colecção de painéis góticos valencianos dos séculos XIV e XV, os Auto-retrato por Velázquez e duas obras de grande valor artístico pertencentes a dois mestres italianos: Gherardo Starnina e o seu retábulo completo, e o A Madonna e a Criança e o doadorpor Pinturicchio. A sua colecção permanente e exposições temporárias podem ser visitadas gratuitamente.

Museu de Belas Artes de Valência
Ar fresco e belos jardins no Parque Cabecera
O Parque de Cabecera é um dos mais belos jardins do antigo leito do rio Turia. Um lugar ideal para um passeio romântico ao longo das lagoas que rodeiam a vegetação e se ligam com a Cidade das Artes e das Ciências. Durante os meses de Primavera e Verão há bolas e canoas para andar na água, e também podem ser alugados pequenos barcos em forma de cisne. É também um óptimo local para relaxar com um bom livro ou desfrutar de um piquenique ao ar livre.

Parque Cabecera
A pegada árabe do Portal Valldigna
Num canto de El Carmen estão os poucos restos das muralhas mouriscas que foram preservados no centro histórico de Valência. Este é o Portal de Valldigna, um portal que ligava o bairro cristão com o bairro árabe e que foi retirado no ano de 1400. O arco semicircular gótico, restaurado em 1965, permanece até hoje. Um facto interessante sobre este canto: ao lado deste arco, o mestre da impressora Lamberto Palmart abriu a primeira prensa de impressão em Espanha em 1474.

Portal de la Valldigna