Se procura actividades gratuitas em Barcelona, a cidade oferece muitas propostas e possibilidades de todos os tipos que nem sempre são tidas em conta ou totalmente conhecidas. Neste artigo seleccionámos as melhores actividades gratuitas da cidade para que possa dar uma pausa no seu bolso em algum momento da sua viagem sem ter de desistir das suas actividades.
Voleibol de praia na praia para conhecer as pessoas
Desde bem na Primavera e, claro, durante todo o Verão, os jogos de voleibol de praia estão espalhados pelas praias de Barcelona. Basta caminhar ao longo do passeio marítimo e verá grupos a jogar e outros à espera da sua vez. A participação neles é totalmente gratuita e tudo o que tem de fazer é vir e perguntar se pode jogar. O único requisito é estar bem disposto, respeitar as regras do jogo e da coexistência e, claro, ter um conhecimento mínimo de voleibol. Mas também não precisa de ser um especialista, só precisa de se divertir sem gastar dinheiro e conhecer pessoas de todo o mundo.

Costa de Maresme
Baluard Gardens e o Portal Santa Madrona
Esta visita é gratuita no primeiro, terceiro e quarto domingos de cada mês, das 11h às 14h. O portão de Santa Madrona é o único que permanece na cidade da antiga muralha medieval do século XIV. O acolhimento pela guarda da Associação Histórica Recreativa da Coronella de Barcelona (a milícia encarregada da defesa da cidade durante a época medieval) tornará a visita muito mais especial.
Sardanas a dançar na praça da catedral
A sardana é a dança tradicional da cultura catalã e surge num ambiente rural, onde mulheres e homens, jovens e idosos, se reúnem em círculos sem hierarquia ou individualidade. Aí, o grupo é a prioridade e nem sequer é necessário dominar uma técnica de dança muito sofisticada.
Todos os domingos e nos dias em que se celebra o dia do santo padroeiro, são organizadas danças de sardana na praça da catedral, que pode assistir e, se estiver disposto a isso, pode também participar na dança para aprender e experimentar alguma da cultura genuína da Catalunha. E, é claro, tudo é gratuito.

Dança Sardana
Museus gratuitos
A grande maioria dos museus de Barcelona estão livres nas tardes do primeiro domingo de cada mês e, claro, todos os anos no Dia Internacional dos Museus, quando estão abertos toda a noite. Se visitar Barcelona durante estas datas, poderá desfrutar de exposições gratuitas de arte contemporânea e clássica, cultura urbana e outras colecções arqueológicas, pinturas, esculturas e sons. Os destaques incluem o Museu Picasso, o Museu do Design, o CCCB e o Museu da Música.

Museu Picasso de Barcelona
Caminhando pelo bairro medieval à noite
Caminhar em Barcelona e em qualquer cidade é livre; isto não é novidade. Mas caminhar pela parte medieval da cidade à noite é uma experiência a não perder e que não vai quebrar o banco. A rota que recomendamos começa no Bairro Gótico, passando pelo antigo bairro judeu (também conhecido como El Call), Plaça Reial, Plaça del Rei e Plaça Sant Jaume, antes de continuar ao longo da orla marítima Nascida e apreciar o pôr-do-sol de Barcelona ao longo do porto.

Plaza del Rey em Barcelona
Cinema de ecrã grande gratuito
Cada Verão, o Institut de Cultura de Barcelona organiza uma série de exibições de filmes em ecrã grande gratuitamente nestes centros cívicos: La Sagrera ‘La Barraca’, Can Clariana Cultural, Sant Martí, Ateneo Fort Pienc, Pati Llimona, Josep Maria Trias y Peitx, Can Basté, La Sedeta, Villa Florida, Zona Norte e Casa Amarilla. O tipo de cinema exibido tende a ser filmes de autor produzidos principalmente em Barcelona ou noutras partes de Espanha, com a ideia de promover os criadores locais. Os bilhetes podem ser reservados no sítio web de cada centro cívico.

Centro Cívico de Barcelona
Cartões de troca num domingo no mercado Sant Antoni
Outra oportunidade única e gratuita de experimentar a vida local de Barcelona é assistir à troca de autocolantes em torno do mercado de Sant Antoni. Os pais vão com os seus filhos e conhecem outros pais e filhos para trocar figuras de personagens de banda desenhada e jogadores de futebol para completar os seus respectivos álbuns. Uma actividade que ainda está viva e bem viva e que a Internet e a tecnologia não conseguiram matar. Depois, pode aproveitar para passear no mercado de livros usados no bairro de Sant Antoni todos os domingos ao longo de todo o ano.

Mercado de Sant Antoni
Visitar o Templo de Augusto
A grande jóia arquitectónica do período romano de Barcelona, quando a cidade se chamava Barcino, pode ser visitada gratuitamente. As horas de visita são as seguintes: terça-feira a sábado das 10:00 às 19:00, domingos das 10:00 às 20:00 e segundas-feiras das 10:00 às 14:00. O Templo de Augusto pertence ao Museu de História de Barcelona e a sua localização no meio do Bairro Gótico de Barcelona, entre Plaça del Rei e Plaça Sant Jaume, faz com que seja marcante vê-lo do interior. Tem cartazes que explicam em pormenor a sua história.

Templo de Augusto em Barcelona
O festival BAM: a música mais moderna
O festival mais importante de Barcelona é o Festes de la Mercè, em honra da padroeira da cidade e que todos os anos inclui a Barcelona Acción Musical, um festival musical gratuito onde se podem descobrir grandes talentos locais e internacionais que fazem coisas novas e experimentais. A agenda de concertos do BAM está associada à do próprio Festival Mercè; por outras palavras, realiza-se geralmente durante os últimos dias de Setembro.

Festival La Mercè
Dança de baloiço
A associação musical BCN Swing organiza reuniões muito frequentes em diferentes praças de Barcelona para dançar swing que são totalmente gratuitas. É uma boa oportunidade para passar uma tarde divertida e aprender sobre esta dança lendária ou pôr em prática o que já sabe, no caso de ser um bailarino experiente. Pode dançar swing nas suas diferentes correntes: lindy-hop, balboa, blues e shag. Aqui tem toda a informação, incluindo o calendário de eventos, a sua filosofia e as regras para abordar e fazer parte desta experiência.

BCN Swing
Deslumbre-se com a magia das fontes de Montjuïc
Uma das actividades gratuitas mais populares para os turistas que visitam Barcelona é o espectáculo de som e luz na fonte mágica de Montjuïc. Um espectáculo perfeito para desfrutar como casal, com amigos ou com toda a família, onde tudo é concebido para deslumbrar e emocionar tanto crianças como adultos. Geralmente, três coreografias diferentes são alternadas: mistura com música dos anos 80, bandas sonoras de desenhos animados e baseadas em banda desenhada ou música clássica espanhola. Dependendo da época do ano, os horários de abertura variam, mas os desempenhos livres são garantidos todos os dias. O calendário da fonte mágica está disponível online.

Fonte mágica de Montjuic
Um festival de arquitectura
Se estiver interessado na arquitectura e quiser conhecer os edifícios emblemáticos da cidade, o festival 48H Open House Barcelona realiza-se todos os anos em Outubro, há treze anos, ao longo de um fim-de-semana inteiro. Centenas de edifícios abrem as suas portas: museus, centros profissionais, hotéis de luxo e casas particulares. As experiências guiadas são oferecidas por pessoal especializado para tornar a experiência completa. E é totalmente gratuito, embora com espaços limitados em alguns casos, pelo que terá de desperdiçar alguns minutos de fila, uma vez que a entrada é feita por ordem de chegada e não pode ser reservada online.

Mosteiro católico de San Jerónimo de la Murtra