Lisboa é uma capital europeia cuja relação qualidade-preço tem sido comprovada por vários rankings internacionais. Repleta de surpresas para seus visitantes, a cidade conta com espaços de grande valor histórico, patrimonial, natural e cultural, sendo que muitos destes planos podem ser realizados de forma económica ou mesmo gratuita.
Eventos abertos, monumentos de entrada gratuita e atividades sem custos acontecem um pouco por toda a cidade, levando o melhor da cultura de Lisboa aos seus residentes e visitantes.
Venha conhecer alguma das sugestões que temos para si sobre as atividades grátis em Lisboa.
Visitar museus sem pagar
Em Portugal, uma expressão comum para designar a gratuitidade é que “é de graça” e o facto engraçado é que pode mesmo visitar museus de graça na cidade.
Apesar de serem globalmente pagos, quase todos os museus da cidade têm um dia gratuito, sendo que deve consultar os sites oficiais para saber qual é este dia. Na maioria dos museus, a opção gratuita é no Domingo de manhã, entre a abertura e as 14 horas. Neste leque encontra locais tão interessantes como o Museu de Arte Contemporânea do Chiado ou o Museu do Azulejo.

Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia MAAT
Fazer Geocaching em Lisboa
Se nunca ouviu falar em Geocaching, não sabe o que está a perder. Esta atividade mundial consiste numa verdadeira caça ao tesouro, que leva os seus praticantes a seguir, com base na aplicação homónima, as pistas e coordenadas para encontrarem caixas escondidas em pontos-chave das cidades.
Lisboa conta com centenas de geocaches, que pode procurar e que, por si mesmas, acabarão por criar um roteiro magnífico para os locais mais emblemáticos, os tesouros escondidos e as vistas mais incríveis de Lisboa, sem que gaste mais do que a sola do sapato.

Geocaching
Caminhar lado a lado com o Tejo
O Tejo é o rio que atravessa Lisboa e também o portador de algumas das suas vistas mais bonitas. A zona ribeirinha da cidade está preparada para que possa fazer magníficas caminhadas junto ao rio, aproveitando os passeios pedonais.
Tem também bancos e espaços verdes no seu percurso, onde pode sentar-se para contemplar a paisagem, tirar fotografias ou até ler um bom livro com uma envolvente única.

Torre de Belém
Visitar os miradouros
A rota dos miradouros de Lisboa é imperdível e é um plano que integra a lista de coisas que pode fazer em Lisboa sem gastar dinheiro. Estes pontos elevados da cidade oferecem as melhores vistas da capital e contam, frequentemente, com detalhes arquitetónicos e históricos de destaque, incluindo estátuas e azulejos antigos.
Destacamos, entre os vários mirantes da cidade, o Miradouro de Santa Luzia e o Miradouro de Santa Catarina: dois locais imperdíveis para quem visita a cidade.

Miradouro de Santa Luzia
Aproveitar os jardins da Fundação Calouste Gulbenkian
Os jardins da Gulbenkian são de entrada gratuita, mas nem por isso valem menos a sua visita. Além da beleza inebriante do jardim, que estende o convite para que se sente sobre a relva e aproveite o sol lisboeta e a pequena floresta envolvente, este alberga coleções artísticas de grande valor.
Espaço de confluência artística na capital, será provavelmente ainda convidado a aproveitar as expressões artísticas de portugueses e estrangeiros, que muitas vezes levam o teatro, a música ou a declamação até este local, simplesmente pelo gosto da partilha.

Jardim Botânico da Ajuda
Visitar a Casa do Alentejo
A Casa do Alentejo também é um local que pode conhecer gratuitamente em Lisboa e que o transportará da cultura alfacinha para a alentejana, de um segundo para o outro, ajudando-o a expandir o conhecimento cultural sobre o nosso país.
Além da arquitetura belíssima que a destaca (e que pode conhecer sem gastos), vale a pena referir o restaurante onde pode provar a gastronomia alentejana. Embora o plano de refeição já não seja gratuito, acredite que valerá o investimento!
Caminhar na Mata Nacional de Monsanto
O coração verde da capital é a Mata Nacional de Monsanto e, felizmente para os amantes da Natureza, este é um dos locais que oferece coisas gratuitas para fazer em Lisboa.
Aproveite os parques urbanos, skate parks e trilhos desta mata, para unir as suas atividades favoritas (andar de patins, de skate ou bicicleta) a uma envolvente verde e inebriante, onde reina o ar puro e a harmonia.

Parque Florestal de Monsanto
Passear na LX Factory
Era um antigo complexo industrial e hoje é um dos planos gratuitos para fazer em Lisboa que mais lhe recomendamos. Falamos, pois, do LX Factory.
Este espaço foi transformado num espaço urbano e artístico onde terá uma vista fabulosa sobre o Rio Tejo e poderá aproveitar várias expressões artísticas e gastronómicas, vendo ainda muito da arte urbana lisboeta.

LX Factory
Visitar galerias alternativas
Muitas galerias de arte de Lisboa apresentam novos artistas da arte contemporânea. Estes artistas emergentes oferecem um verdadeiro roteiro alternativo pela arte de Lisboa, em locais como a galeria Sokyo Lisbon, Underdogs, Campo Pequeno Art Gallery ou Galeria Vera Cortês, entre outras. Esta é uma oportunidade para ver o que tem sido feito pelos novos artistas e, se quiser transformar a atividade gratuita numa oportunidade, talvez possa até comprar uma obra de arte.

Galerias de arte de Lisboa
Conhecer a Feira da Ladra
Todas as terças-feiras e sábados, a cidade alfacinha recebe a tradicional Feira da Ladra e, embora os produtos comercializados sejam pagos, aproveitar a energia, a dinâmica, a tradição e a vida desta feira é uma das coisas gratuitas que só pode fazer em Lisboa.
Se gosta de quinquilharia e não resiste à imersão cultural dos locais que visita, a Feira da Ladra é, sem dúvida, um ponto de paragem irrecusável.

Feira da Ladra