Londres é uma cidade movimentada e espalhada, e as deslocações podem ser assustadoras se não estiver familiarizado com o local. Felizmente, navegar por Londres é fácil, uma vez entendidas as opções de transporte disponíveis. O trânsito público em Londres é muito eficiente, e há várias opções que podem levá-lo para onde precisa de ir. Aqui está o nosso guia sobre viagens por Londres.
Cartão Oyster
Se está a planear utilizar qualquer transporte público em Londres, deve considerar a compra de um cartão Visitor Oyster. Um cartão Oyster é um cartão inteligente ao qual se pode acrescentar crédito, e pode ser utilizado em qualquer autocarro, comboio, eléctrico ou ferry em Londres. Um cartão Oyster poupa tempo na compra de bilhetes individuais e funciona mais barato do que o pagamento de tarifas únicas. Pode adquirir o seu cartão em estações e bancas de jornais de Londres por £5 mais crédito adicional (recomendamos o carregamento de pelo menos £20 durante três dias). Assim que tiver o seu cartão, basta passá-lo em qualquer portão ou máquina de bilhetes, e depois passá-lo novamente ao desembarcar.
Metropolitano de Londres
O metro de Londres, também conhecido como Tubo, é a forma mais rápida e popular de se deslocar por Londres. Esta rede de metropolitano espalhada é composta por 11 linhas que servem 270 estações em toda a cidade. Tome nota da estação de metro mais próxima de si e a mais próxima do seu destino. From there, you can use the traditional Underground map to work out the line you need to take to get there, as well as any stations you need to change at. Há também aplicações como Citymapper que facilitam o planeamento da sua viagem. As tarifas custam £4,90 para bilhetes individuais ou £2,90 com um cartão Oyster. Os comboios funcionam diariamente das 5:00 da manhã à 1:00 da manhã, embora haja serviços limitados fora destas horas às sextas-feiras e aos sábados.

Metropolitano de Londres
Overground de Londres, DLR, Linha Elizabeth e Eléctrico
Se está a planear fazer viagens de um dia fora do centro de Londres, a rede ferroviária de superfície é uma excelente opção. A rede ferroviária de Londres Overground tem comboios que chegam aos subúrbios e regiões exteriores de Londres, o que a torna uma adição útil à rede de transportes existente. Outras opções ferroviárias em Londres incluem o DLR, ou Docklands Light Rail, que é uma linha de comboio sem condutor que serve o lado oriental de Londres. Existe também a linha Elizabeth, que liga as cidades próximas ao centro de Londres e oferece uma rota mais rápida para o aeroporto de Heathrow. Finalmente, a linha de eléctrico de Londres serve as partes do sul da cidade e opera de forma semelhante à rede de autocarros.

Tramlink
Autocarro
Os icónicos autocarros vermelhos de dois andares de Londres servem mais de 19.000 paragens de autocarro em toda a cidade, tornando-a a próxima opção de transporte público popular após o metro de Londres. Proporcionam uma vista agradável da cidade, especialmente a partir do convés superior, mas são mais lentos do que o metro devido a paragens mais frequentes. Os autocarros circulam entre as 5:00 e as 23:30 da manhã, e as tarifas custam geralmente cerca de £1,50. Pode encontrar mapas online para planear a sua viagem, ou em alternativa descarregar uma aplicação para saber quando o próximo autocarro deverá chegar. Esteja ciente de que, ao contrário do metro, os autocarros estão sujeitos ao tráfego das horas de ponta, por isso tente evitar andar a cavalo durante estas horas se estiver com pressa.

AEC Routemaster
Táxi
Embora possivelmente a opção mais cara de transporte, os táxis pretos podem ser úteis para se deslocar rapidamente em Londres. Isto porque os taxistas em Londres passam até cinco anos de formação intensiva e exames para adquirir “The Knowledge”, permitindo-lhes navegar por mais de 25.000 ruas por memória. É possível identificar os táxis de Londres através do sinal amarelo por cima do pára-brisas. Para saudar um, basta estender a mão e assinalar um. Tenha em mente que as tarifas de táxi são medidas, e a taxa de base é de £3,80, seguida de 20p por distância percorrida ou por tempo, dependendo da tarifa que o taxista está a utilizar. As aplicações Rideshare e os minicabs também estão disponíveis, embora estes devam ser reservados com bastante antecedência.

Táxi de Londres
Barco
A deslocação de barco por Londres pode não ser a forma mais prática de transporte, mas é a mais relaxante e cénica. Uber Boat by Thames Clippers oferece serviços de transporte para paragens ao longo do Tamisa e oferece serviços convenientes, tais como um café a bordo e assentos garantidos. Também oferecem visitas exclusivas ao rio à noite, quando os principais pontos de referência são iluminados. O melhor de tudo, pode evitar o pior do tráfego nas horas de ponta enquanto está na água. Os preços médios dos bilhetes começam em £4,80, e os serviços funcionam entre as 5:00 da manhã e a meia-noite.

Barco Uber
Teleférico
Outra forma cénica de se deslocar por Londres é através da Linha Aérea dos Emirados. Este serviço de teleférico londrino funciona entre as Docas Reais de Londres Oriental e Greenwich do Norte. O teleférico leva-o 90 metros sobre o Tamisa, oferecendo algumas belas vistas sobre a cidade. A viagem demora dez minutos e é óptima para aqueles que se deslocam regularmente através do rio. A única desvantagem é o custo, com bilhetes de ida simples a custar £6, e £12 para uma viagem de ida e volta. O teleférico funciona diariamente das 7:00h às 21:00h.

Teleférico de Londres
Andar a pé
Infelizmente, há demasiada distância em Londres para cobrir tudo isto a pé. No entanto, existem algumas áreas onde se pode caminhar facilmente entre vários pontos de referência. Por exemplo, a Abadia de Westminster, as Câmaras do Parlamento e as atracções do Banco do Sul estão todas a uma curta distância a pé. Pode valer a pena explorar a pé certos distritos e descobrir quaisquer pedras preciosas escondidas na área. Pode até encontrar passeios a pé para certas zonas históricas ou pontos de interesse. Certifique-se de ter bons sapatos para caminhar, protecção contra o tempo, e um mapa ou aplicação telefónica para o ajudar a encontrar o seu caminho.

Ponte da Torre
Bicicleta
Londres tem feito esforços consideráveis para melhorar as infra-estruturas de ciclismo em toda a cidade. Como tal, conhecer Londres de bicicleta é uma óptima maneira de ver a cidade sem depender demasiado dos transportes públicos. Por toda Londres, poderá encontrar Santander Cycles, que são bicicletas que pode alugar durante um certo período de tempo. Por £2, pode ter uma utilização ilimitada da bicicleta até 24 horas, e custa mais £2 por cada meia hora que deseje continuar a utilizá-la. Em alternativa, pode utilizar a bicicleta gratuitamente se a devolver a uma estação de ancoragem antes do primeiro período de 30 minutos. Certifique-se de descarregar a aplicação Santander Cycles para localizar a estação de bicicletas mais próxima de si.

Aluguer público de bicicletas
Automóvel
A menos que esteja familiarizado com o traçado do centro de Londres, recomendamos vivamente que não tente conduzir pela cidade. Mesmo que esteja familiarizado com Londres, o tráfego na cidade pode tornar a deslocação pendular estressante. Além disso, a cidade implementou taxas de congestionamento e taxas de estacionamento mais elevadas para desencorajar tanto quanto possível a utilização de veículos privados em Londres. Portanto, a menos que esteja a planear qualquer viagem diária para fora da cidade, recomendamos que evite conduzir em Londres, se possível.

Aluguer de automóveis
Opções alternativas
Os serviços de transporte são abundantes no centro de Londres, e incluem Uber, uma aplicação popular que lhe permite reservar até 30 dias de antecedência e é mais económica para distâncias mais longas do que um táxi londrino. A tarifa de base é de £2,50 mais 15p por minuto e £1,50 por milha, não incluindo o “preço de pico”. Addison Lee é outra opção que lhe permite reservar a sua viagem com meses de antecedência, oferece carregadores de telefone, Wi-Fi e 4G em carros com 3 anos de idade e menos. O preço da Addison Lee não muda durante os períodos de alta procura, mas custa cerca do dobro do preço do Uber. Outra opção que oferece um serviço rápido é o Bolt, que tem preços semelhantes ao Uber.

Bolt em Londres