Se está a planear uma viagem a Paris, provavelmente terá de combinar vários meios de transporte diferentes para aproveitar ao máximo a sua estadia (metro, bicicleta, RER, eléctrico, táxi, etc.). Embora a Cidade da Luz seja agradável de passear, cobre mais de 100 km² e muitos locais de interesse estão muito afastados. Felizmente, tem acesso a uma vasta gama de passeios fáceis e a preços razoáveis. Descobrir como contornar Paris de forma inteligente.
O metro parisiense essencial
O metro é um dos meios de transporte mais utilizados na capital francesa. Permite tanto aos parisienses como aos visitantes contornar rapidamente a cidade. No entanto, evitar utilizá-lo tanto quanto possível quando as perturbações forem anunciadas com antecedência e durante as horas de ponta, entre as 7.30 e as 9.30 e entre as 16.30 e as 19.30 horas.
O metro de Paris é um meio de transporte económico. Há várias opções disponíveis, dependendo da duração da sua estadia em Paris e das áreas em que deseja viajar. Os bilhetes t+, vendidos individualmente (1,90 euros) ou em livretes de 10 (16,90 euros), são válidos apenas em Paris.
O pacote Paris Visite foi especialmente concebido para os visitantes. Com esta oferta, escolhe a área geográfica (Centro de Paris ou Paris e Ile-de-France) e a duração de validade (até 5 dias consecutivos), depois viaja ilimitado nas redes correspondentes de metro, autocarro, RER, Transilien e eléctrico. Os preços variam entre 12 euros (1 dia no centro de Paris) e 65,80 euros (5 dias consecutivos em Paris e na Ile-de-France). Também beneficiará de descontos nas entradas ou visitas (Château de Fontainebleau, Pantheon, Musée Grévin, etc.).
Os passes Navigo Jour e Mobilis dão acesso ilimitado aos transportes públicos em Paris e na Ile-de-France durante 24 horas. O passe Navigo Jour pode ser carregado para um passe Navigo Easy, que pode ser adquirido numa bilheteira por 2 euros. Este passe recarregável também lhe permite comprar bilhetes t+ a uma tarifa preferencial.
Com a aplicação Bonjour RATP, pode comprar os seus bilhetes com antecedência e recarregar o seu passe Navigo Easy. Esta é uma boa maneira de evitar as caixas multibanco e caixas multibanco por vezes cheias. Bonjour RATP também o informa em tempo real de quaisquer interrupções, calcula o seu itinerário e fornece-lhe horários e mapas de linhas de metro, autocarros, RER, comboios Transiliens e eléctricos. Esta aplicação funciona através da ligação à Internet, por isso, verifique se o seu pacote é compatível.

Metro de Paris
Autocarros para circular em Paris
Apanhar o autocarro é uma forma fácil e barata de viajar por Paris enquanto desfruta da paisagem citadina. O autocarro é preferível para viagens curtas, pois depende do tráfego, que pode ser lento em certas áreas ou em certas alturas.
Para linhas de autocarro, pode comprar um bilhete de bordo por SMS. Para o fazer, basta enviar “BUS” seguido do número da linha (sem espaços) para 93 100. Um montante de 2 euros (excluindo o custo do SMS) é debitado do seu pacote telefónico e recebe então um SMS como bilhete. Também pode comprar um bilhete de papel a bordo: não se esqueça de ter o dinheiro extra pronto (também 2 euros)! Note que o bilhete comprado a bordo é válido apenas para uma viagem, sem ligação.
No caso de uma longa noite, os Noctiliens, autocarros que circulam à noite, tomam o lugar do metro e circulam entre as 00:30 e as 5:30. São reconhecíveis pelo ‘N’ antes do número da linha.

Autocarro em Paris
Outros meios de transporte público em Paris
Quer sair de Paris? O RER de Paris, ou rede regional expressa de Paris, é um meio de transporte rápido e seguro. Híbrido, funciona como um metro no centro da cidade, mas também liga destinos na periferia da capital, como os comboios Transiliens. Do coração de Paris, pode, por exemplo, chegar à Disneylândia através do RER A ou ao Château de Versailles através do RER C. Os comboios e eléctricos Transiliens em Paris também servem a periferia e os subúrbios.
Estes meios de transporte, juntamente com o RER, são preferíveis aos autocarros para viagens longas, uma vez que são mais rápidos e geralmente equipados com ar condicionado.
Um lembrete rápido: as linhas com letras de A a E são RER, as linhas que começam com T são eléctricos e as linhas H, J, K, L, N, P, R e U são comboios Transiliens.
Todos estes meios de transporte são acessíveis sem limites se tiver um passe Mobilis, Paris Visite ou Navigo Jour com as opções apropriadas, mas também pode comprar um bilhete Origem-Destino numa bilheteira, cujo preço varia de acordo com a distância.

A Torre Eiffel de comboio
Andar a pé em Paris
Há muitos locais em Paris que podem ser visitados a pé: os Champs-Élysées, o Champ-de-Mars com a Torre Eiffel, o Jardin des plantes e o seu menagerie, a área em redor do Louvre e a praça em frente de Notre-Dame, para citar apenas os mais conhecidos. Um passeio no centro da cidade permitir-lhe-á admirar os monumentos históricos e os edifícios Haussmannian. Os parques e jardins são também grandes destinos.

Torre Eiffel no Champ Mars
Descobrir Paris de bicicleta
Muitas empresas parisienses oferecem bicicletas para aluguer, mas a forma mais prática e económica é utilizar um “Vélib”. A capital francesa está muito bem servida e, desde 2018, é mesmo possível alugar Vélib’ (por uma taxa adicional), reconhecível pela sua cor azul.
Pode adquirir um passe de 24 horas (5 ou 10 euros) ou um passe de 3 dias (20 euros) através do site oficial do Vélib’ métropole ou na aplicação Bonjour RATP. É possível carregar o Vélib’ Pass para um cartão Navigo Easy. Tem então acesso a “Vélib” com um tempo e um número de viagens limitados. Por exemplo, há um pequeno suplemento de 1 euro para uma viagem de mais de 60 minutos num clássico “Vélib” para um passe de 3 dias.
Para se deslocar em Paris de bicicleta em segurança, tenha em atenção os peões, os automobilistas e os outros ciclistas.

Vélib’ Métropole
Táxis parisienses
Os táxis são ideais para chegar rapidamente ao centro de Paris a partir de um aeroporto, por exemplo. É mais conveniente do que os vaivéns Orlyval ou Roissybus porque não está sobrecarregado com a sua bagagem. Contudo, as tarifas são elevadas (até 58 euros para uma viagem entre Paris e o aeroporto de Roissy-Charles-de-Gaulle).
Para ter a certeza de encontrar um táxi, não hesite em reservar a sua viagem com antecedência. Também se pode chamar um Uber através da aplicação ou website, uma vez que os preços são por vezes mais acessíveis.

Táxi em Paris
Turismo em Paris: circular de forma diferente
O Sena não se destina apenas ao transporte de mercadorias ou a barcaças de luxo. A Compagnie des Bateaux-Mouches oferece cruzeiros de uma hora para descobrir Paris e os seus monumentos emblemáticos a partir de um novo ângulo. Uma visita agradável que também é acessível às famílias, com bilhetes que custam 15 euros para os adultos e 6 euros para as crianças.
Com o funicular de Montmartre, não é necessário subir os 220 degraus que separam a base da colina de Montmartre do Sacré Coeur. Este elevador inclinado leva-o lá em pouco mais de um minuto. O funicular de Paris pertence à rede do metro de Paris. O acesso está portanto sujeito à apresentação de um bilhete t+ ou qualquer outro passe válido (Paris Visite, Mobilis, Navigo, etc.).

Teleférico de Montmartre