Barcelona oferece uma grande variedade de meios de transporte para lhe dar muitas opções de deslocação pela cidade: comboios, metropolitanos, autocarros, táxis, bicicletas, scooters e, claro, a opção de caminhar em muitos bairros. Todos os anos, a cidade expande a sua rede de metro e autocarros, com mais veículos e cobrindo mais território.
Neste guia damos-lhe todos os detalhes sobre como se deslocar em Barcelona para que possa escolher as opções que lhe são mais convenientes e aproveitar ao máximo o seu tempo na cidade.
Os cartões de que precisa
Hola BCN!
Este é o cartão mais utilizado pelos turistas para os transportes públicos em Barcelona. Há viagens ilimitadas pela cidade de metro, autocarro, eléctrico e comboio urbano (FGC) para chegar a algumas das áreas metropolitanas. Também inclui viagens de metro ou comboio para o aeroporto de Barcelona. Existem quatro tipos de bilhetes de época: dois, três, quatro ou cinco dias. Os preços são os seguintes: dois dias (16,40 euros), três dias (23,80 euros), quatro dias (31 euros) e cinco dias (38,20 euros).
Cartão T-Casual
Custa 11,35 euros e inclui 10 viagens no metro, FGC, autocarros diurnos e nocturnos, eléctricos e o funicular a Montjuïc. Permite transferências gratuitas de um meio de transporte para outro no prazo de 1 hora e 15 minutos. Pode ser adquirido em máquinas subterrâneas, bancas de jornais, tabacarias e também online.
Embora seja um cartão de uma só pessoa, não há problema com a sua utilização por várias pessoas, mas não pode ser utilizado na mesma viagem e só pode ser validado uma vez para cada viagem.
Cartão T-Usual
É mais apropriado para turistas que passam longas estadias em Barcelona, entre duas a quatro semanas, por exemplo, e que vão tomar muito transporte e deslocar-se muito. Custa 40 euros e permite viagens ilimitadas durante 30 dias consecutivos no mesmo meio de transporte que o T-casual e pode ser adquirido da mesma forma.
Não é apenas um cartão pessoal, mas também intransmissível. Não pode ser validado em momento algum por ninguém que não seja a pessoa que o adquiriu. É por isso que, quando o comprar, ser-lhe-á pedido o seu DNI, NIE ou número de passaporte, que será impresso no cartão.
Cartão T-Día
É a opção ideal para turistas que passam um dia na cidade e querem saber como se deslocar em Barcelona. Pode ser adquirido no aeroporto por 10,50 euros e inclui, além das viagens de e para El Prat, viagens ilimitadas em transportes públicos durante 24 horas. Também pode ser comprado em linha antes da sua chegada.
Cartão T-grup
É um cartão multi-pessoal que inclui um total de 70 viagens para gastar durante um mês. Custa 79,45 euros e é ideal para uma família ou grupo de amigos que viajam juntos. O transporte para o aeroporto não está incluído.
Cartão T-Familiar
Este é outro tipo de cartão multi-pessoal que inclui 8 viagens de 30 dias por um preço de 10 euros. Não inclui as estações de metro do aeroporto.
T-Mobilitat, cartão ou app
Este é o novo sistema de validação de bilhetes e bilhetes de época para o sistema de transportes públicos de Barcelona, que é sem contacto e digital. Funciona através de um cartão ou de uma aplicação, onde é necessário registar-se como utilizador para comprar todo o tipo de bilhetes e passes de transporte. Este é um sistema mais conveniente e eficaz, lançado este ano, que lhe permite fazer tudo online: compras, carregamentos e muito mais.
Metro
Barcelona tem uma extensa rede de metro, com 11 linhas que cobrem uma grande parte da cidade. O metro está aberto de segunda a quinta-feira das 5h às 12h; às sextas-feiras e vésperas de feriados das 5h às 2h, e aos sábados e domingos há um serviço contínuo que começa às 5h ao sábado e termina às 12h ao domingo.

Metro de Barcelona
Autocarros
A cidade tem uma extensa frota de autocarros grandes, espaçosos e modernos que lhe permitem viajar para qualquer ponto e canto da cidade. O mesmo bilhete utilizado para o metro também pode ser utilizado nos autocarros urbanos de Barcelona, tanto de dia como de noite.
O serviço diurno de autocarros começa às 5.30 da manhã e termina por volta das 22.30 p.m., quando os autocarros nocturnos chegam para o seu turno até às 5.30 do dia seguinte. Todas as paragens têm um visor digital que mostra o tempo que levará para o próximo autocarro em cada linha chegar.

Autocarros de Barcelona
Auto-estrada
O eléctrico de Barcelona ou TRAM tem duas secções: Trambaix e Trambesòs. Cada um, por sua vez, está dividido em três filamentos. Por exemplo, a Trambaix começa na Plaça Francesc Macià e atinge áreas metropolitanas como Cornellà e Sant Feliu, ambas na região do Baix Llobregat. A rota de Trambesòs começa no Parque Ciutadella e na Aldeia Olímpica e vai até Badalona e Sant Adrià del Besòs.
El TRAM se encuentra integrado con la red de metro y de autobuses urbanos de Barcelona, por lo que todos los abonos que mencionamos y billetes individuales te sirven también para coger este tipo de transporte.
Existe também o Tramvia Blau ou Blue Tramway, um eléctrico concebido especialmente para turistas com apenas uma carruagem. Corre ao longo de Avinguda del Tibidabo, entre as praças John F. Kennedy e o Doutor Andreu.

Elétrico de Barcelona
Funiculares e teleféricos
A cidade de Barcelona tem dois serviços funiculares: Montjuïc e Tibidabo. A primeira é da estação de metro paralela (L2 e L3) e vai para a montanha de Monjuïc, onde se encontram a Fundació Miró e o Estádio Olímpico. O funicular Tibidabo liga a Plaça Doctor Andreu com o parque de diversões Tibidabo.
Há também dois teleféricos, ambos com partida de Montjuïc. Uma leva ao castelo naquela montanha e a outra à Barceloneta, junto à praia, numa rota fascinante que o leva ao porto de Barcelona e ao World Trade Center, com grandes vistas.

Teleférico de Montjuïc
Táxis
Os táxis de Barcelona têm a cor amarela e preta característica, como é o caso em muitas cidades de todo o mundo. Há numerosas fileiras de táxis por toda a cidade, mas a maneira mais fácil é esperar em qualquer esquina por um veículo com luz verde, indicando que está livre.
Não mais de quatro pessoas podem viajar num táxi e é possível pagar com cartões bancários e dinheiro sem qualquer problema. As tarifas começam com um mínimo de 2,30 euros e, dependendo de onde se vai, uma corrida de táxi na cidade pode custar entre 10 e 30 euros. As tarifas nunca são negociadas, paga-se sempre o que o contador lê.
Existem empresas de táxis que operam por telefone e pode solicitar um serviço de táxi desta forma com total confiança, embora os hotéis normalmente se encarreguem disso gratuitamente para si.

Táxis Barcelona
Aluguer de bicicletas
Se for a Barcelona, verá provavelmente bicicletas vermelhas e brancas estacionadas em filas em muitas esquinas. Este é o sistema de transportes públicos Bicing, que está reservado apenas aos residentes da cidade.
Mas há muitas opções para alugar bicicletas e scooters em Barcelona, às quais pode aceder através de empresas privadas, por hora ou por dia, dependendo do seu interesse. Mas recomendamos-lhe que experimente andar de bicicleta em Barcelona, especialmente na parte baixa e plana da cidade: Eixample, Raval, Bairro Gótico, Barceloneta e toda a costa. Os preços variam entre 25 euros e 35 euros por dia se alugar no Outono ou no Inverno e subir na Primavera e no Verão, atingindo até 45 euros.

Bicicletas públicas em Barcelona
Andar na cidade
De acordo com números oficiais da TMB, o serviço de transportes públicos de Barcelona, 53,3% das viagens na cidade são feitas a pé ou de bicicleta. Es decir, que más de la mitad de la población se mueve de manera sostenible, sobre todo por la densidad del tráfico. E a cidade oferece muitos encantos para serem desfrutados a pé, especialmente durante os pores-do-sol do Verão e da Primavera.

Arco do Triunfo de Barcelona